Sou o idealizador do VAI TOMAR NO COOLER, que acontece em Santos agora nesta Sexta, 22 de Janeiro.
Essa já é a 4ª edição do evento -- as outras rolaram nos Verões dos anos anteriores.
O VAI TOMAR NO COOLER foi o segundo evento do tipo realizado no Brasil.
Ele aconteceu poucos dias depois do “Isoporzinho” do Rio de Janeiro -- e mesmo rolando numa cidade menor, obteve mais sucesso do que o seu primo carioca. Tivemos em cada encontro a presença de mais de 100 participantes.
A nossa página no Facebook teve 2 mil likes com apenas 24 horas de vida. Hoje, com a divulgação do 4º VAI TOMAR NO COOLER, já possui quase 5.500 seguidores.
As duas primeiras versões movimentaram a cidade de Santos, fazendo com que segmentos da mídia local se voltassem para o evento. Tivemos até matérias publicadas em São Paulo e outras cidades do interior.
Na ocasião, nossa página acabou se transformando num fórum de discussões sobre os preços cobrados em Santos durante o verão, com as pessoas publicando suas experiências, denunciando quem praticava preços abusivos e elogiando os estabelecimentos que praticavam preços honestos.
Atribuímos o sucesso inicial de VAI TOMAR NO COOLER primeiramente à criatividade do nome, que virou jargão na cidade.
Mas a grande mola propulsora do evento foi, sem dúvida, o conteúdo de "utilidade pública" gerado diariamente pela página do evento, com listagens com preços de cervejas, indicações de onde encontrar gelo barato, preços de coolers e de cadeiras de praia etc.
Através da página, pudemos constatar que, ao contrário do que foi verificado em anos anteriores, não há registros expressivos de abusos cometidos por comerciantes e ambulantes com turistas e moradores em Santos e São Vicente, e nos sentimos orgulhosos de termos ajudado a promover essa mudança de atitude no comércio daqui da região.
Na efervescência das duas primeiras edições, algumas empresas nos procuraram para, de alguma forma, patrocinar o VAI TOMAR NO COOLER. Mas como a ideia era a de manter um evento de cunho apenas social, descartamos os convites.
Tivemos somente um apoiador, que doou alguns coolers sustentáveis para que sorteássemos durante o evento, o que de fato aconteceu. A empresa é de Lauro de Freitas, Bahia. E só aceitamos porque ela de fato produzia coolers sustentáveis, com material reaproveitado e usando como mão de obra os moradores do entorno da fábrica.
VAI TOMAR NO COOLER tem responsabilidades sociais. Uma delas é o cuidado com o meio ambiente e o espaço público. Nos anos anteriores, todos os participantes levaram seus sacos plásticos para recolher os resíduos do evento (latas, garrafas, papel, bitucas de cigarro etc) e deixaram o lugar absolutamente limpo quando o encontro acabou. Temos um compromisso com a civilidade. E esse ano não vai ser diferente. Portanto, a organização pede aos participantes que levem seus sacos plásticos ou caixas de papelão para ajudar a recolher o lixo e deixar o lugar limpo. Nossa cidade merece.
O 4º VAI TOMAR NO COOLER acontece nessa sexta, 22 de Janeiro, a partir das 21 horas (mas costuma esquentar de fato somente depois da novela das 9).
Uma sugestão: como anda na moda fazerem arrastões sempre que há um evento qualquer, sugiro que a organização oficie à PM informando a realização do evento. Isso não vai implicar em nada que prejudique o Vai Tomar no Cooler, e pode garantir maior tranquilidade para o pessoal!
ReplyDelete