Viúva – Viola
Davis, sempre ótima – com vida confortável, bem casada, descobre após a morte
do marido – Liam Neeson – que ele era um criminoso e que deixou, além de uma
dívida relativa ao seu ultimo golpe, um plano para o próximo. Pressionada para
pagar a tal dívida ela se associa às viúvas dos comparsas do marido para tentar
executar o tal plano.
Lendo esse
resumo, As Viúvas, o novo
filme de Steve McQueen – o diretor de 12
Anos de Escravidão –, se parece com o recente Oito Mulheres e Um Segredo e isso não poderia ser mais
enganoso.
Enquanto Oito Mulheres aposta no glamour
pra ressaltar a diferença entre os filmes da trilogia anterior com
protagonistas masculinos para o universo feminino e entrega um filme bobo e
raso, As Viúvas se aprofunda
na diferença entre a realidade feminina e masculina. As mulheres, de repente,
saem da posição passiva, onde algumas sofriam abusos, para serem protagonistas.
Isso é colocado de forma gradual, partem da natural insegurança para alguma
confiança, mas, como nunca participaram de algo do tipo, a tensão é construída
em cima da inexperiência do grupo e do crescimento de cada uma delas, algo que
funciona muito bem.
Os motivos que
levam à formação do grupo também são bem variados e, obviamente, dizem respeito
ao universo feminino. Quais seriam às alternativas para um grupo de mulheres
que, mesmo quando não viviam à sombra dos homens, tiveram suas vidas arrasadas
pelas decisões deles?
Em meio a tudo
isso há uma intrincada trama política que opõe dois grupos rivais, uma família
tradicional de políticos corruptos de origem irlandesa e um político negro
iniciante, que quer sair da vida de crimes para entrar na política e que sabe
da existência do plano. Aí entra uma ótima participação de Daniel Kaluuya, numa
caracterização totalmente diferente de Corra!,
um capanga violento e sem escrúpulos, que acompanha de longe os passos do
grupo.
O filme se
divide entre essas várias tramas e pontos de vista, algumas vezes deixando o
golpe de pano de fundo, algo raro nesse tipo de filme, sem nunca perder a
atenção do espectador.
Como McQueen não
é um cineasta convencional, as tomadas são algumas vezes inusitadas, os cortes
e a montagem – o uso dos flashbacks é muito bem feito – também não entregam um
filme de roubo tradicional e esse é o seu principal trunfo, apresentar algo que
já assistimos várias vezes, mas de uma forma bastante diferente e relevante,
criando um novo ponto de vista.
Inspirado numa
série televisiva britânica de 1983, As
Viúvas tem a ação transferida para Chicago e teve a participação da
escritora Gillian Flynn, que teve os livros Garota Exemplar e Objetos
Cortantes recentes adaptados para o cinema e TV. Para fãs ou não de
filmes envolvendo golpes, é um filme que merece ser visto e não deve
decepcionar.
AS VIÚVAS
(Widows, 2018, 128 min)
Direção
Steve McQueen
Roteiro
Steve McQueen & Gillian Flynn
Produção
Steve McQueen, Iain Canning, Emile Sherman
Elenco
Viola Davis
Elisabeth Debicki
Daniel Kaluuya
Michelle Rodriguez
Cynthia Erivo
Liam Neeson
Colin Farrell
Robert Duvall
Colin Farrell
Robert Duvall
Cotação
em cartaz nas redes
Roxy, Cinemark e Espaço de Cinema
Fábio Campos convive com filmes e música
desde que nasceu, 52 anos atrás.
Seus textos sobre cinema passam ao largo
do vício da objetividade que norteia
a imensa maioria dos resenhistas.
Fábio é colaborador contumaz
de LEVA UM CASAQUINHO.
No comments:
Post a Comment