A
construção heróica do jornalismo em “The Post – A Guerra Secreta” (2017) é
perto de pífia quando comparada com um filme como “Todos os Homens do
Presidente” (1976), a obra-prima de Alan J. Pakula sobre o escândalo Watergate,
que encontra aqui uma espécie de prequela. É que no filme de Spielberg toda a
intriga gira à volta de uma decisão editorial e administrativa de publicar ou
não matéria classificada de altamente confidencial pelo governo
norte-americano. A grande aventura do jornalismo, que no filme de Pakula era a
procura labiríntica e perigosa da verdade, aparece aqui reduzida à gloriosa
decisão de deixar passar ou não material confidencial fornecido por uma fonte
secreta – “Garganta Profunda”, no filme como na vida, não havia “feito a
papinha toda” aos jornalistas do The Washington Post, ao passo que aqui, o “Whistle
Blower”, a quem Spielberg dispensa pouca atenção dramática, e não encontra
particular heroísmo, fornece tintim por tintim a história de décadas de
mentiras sobre a guerra do Vietnam. A opção é legítima e até podia resultar,
mas o gesto enaltecedor aparece cedo demais no filme. Já sabemos que os nossos
protagonistas foram “escolhidos pelo destino” para empreenderem grandes
mudanças. A retórica de Spielberg dá-nos tudo numa bandeja, cedendo à sua
intenção –- pouco sutil –- de transformar este filme ambientado nos anos 70 e
na América “democraticamente asfixiada” de Nixon numa caixa de ressonância para
o que se passa hoje, no mesmo país, mas sob o jugo de Trump.
Em
entrevista ao The Guardian, Spielberg conta que leu o argumento de “The Post”
em Fevereiro do ano passado. Movido por um sentimento de urgência em adaptar
esta história que tanto diz aos dias de hoje, caiu na ratoeira de toda a arte
reduzida a uma urgência: transformar uma história política, que poderia
promover uma reflexão importante sobre a liberdade de imprensa e a ética do
governante, numa fábula insuflada por uma moralidade de pronto-a-vestir que vem
pregar aos convertidos. Este acaba por ser um filme menos sobre a procura da
verdade ou a desafiante prática do jornalismo do que sobre um certo modo -–
diríamos “justo”, porque o é, no caso –- de fazer política através dos jornais.
O título, nesse sentido, não engana: é de postagem que aqui tratamos. A
aventura da procura e tratamento da informação interessam pouco ou nada a
Spielberg. Nesse sentido, o maior herói aqui é o decisor, o superior
hierárquico que dá o sinal verde. Aqui interpretado por uma suposta dondoca
que, herdando a direção de um jornal de pouca expressão então nos Estados
Unidos, o The Washington Post, decide dar o grito do Ipiranga. Antes do ser já
o era: Meryl Streep é símbolo feminista de revolta. O “bate o pé” é estrondoso.
Mas Spielberg não dá ao espectador espaço para contemplar o processo dessa
decisão. Ou melhor, até dá, mas este vem já revestido desse heroísmo que “antes
de ser, já o era”.
Spielberg
não sabe fazer aqui o que fizera recentemente com dois filmes poderosamente
políticos: “Lincoln (2012)” e “Ponte de Espiões” (2015). Estes filmes remetiam
a História para uma espécie de “drama de chambre”, psicologicamente embrenhado
e de registo intimista. No centro, está essa figura fordiana do “standing man”,
o homem que, apesar de ser só um homem, bate o pé à História e produz uma lição
ressonante sobre a resiliência, a bondade e o prazer arguto pela aventura. Tudo
isto falta a “The Post”. Está lá, “postado”, mas sem vida interior, sem a chama
que queima e que aquece. A vida das personangens afrouxa ante a retórica
encomendada pela urgência dos tempos: estes homens e esta mulher aparecem-nos
glorificados, mas não há verdadeira glória no relato, apenas sublinhados de
câmara e de luz. Contra “os bons”, Nixon é tratado como um boneco diabólico do
qual apenas vemos, à distância, a silhueta na sala oval, enquanto ouvimos os
seus estratagemas para controlar a imprensa. Não vemos Pakula a fazer isto. Tal
como seria impensável na gramática pakuliana a horrenda sequência na escadaria
do Supremo Tribunal de Justiça, com Meryl Streep misturando-se entre a turba de
feministas, todas “in awe” com o seu exemplo.
De facto, Spielberg deixa
recados a Trump, e iria com certeza merecer todos os aplausos do mundo por
isso. Mas “The Post” também é um filme puramente reactivo. Ele emprega a mesma
linguagem superficial, de auto-glorificação, que encontramos nos “posts” de
Twitter do ex-apresentador de “O Aprendiz”. Esta câmara que tanto adjectiva o
heroísmo exemplar das suas personagens cede facilmente à retórica chã que
também podemos associar ao trumpismo – há até esse momento algo embaraçoso em
que o jornalista interpretado por Tom Hanks é apelidado pela sua mulher de
“corajoso”, mas… mais corajosa ainda, ressalva a pobre senhora enquanto dobra
umas roupas, é a directora do jornal, encarnada por Meryl Streep. Spielberg
substantiva pouco, e mal, este heroísmo excessivamente declarado, didáctico ou
apriorístico. A sua sobriedade pakuliana -– consubstanciada pelos tons
cinzentos, sem dúvida elegantes, de Janusz Kamiński e pelo facto de sair pouco
dos interiores do mundo da redação, por exemplo –- é apenas um verniz mal e
apressadamente aplicado a uma vontade de “picar o ponto” na agenda política
actual. “The Post” é frouxo como documento histórico e ainda mais como panfleto
político. O melhor sucessor contemporâneo de “Todos os Homens do Presidente” continua
a ser “Spotlight” (2015).
THE POST - A GUERRA SECRETA
(The Post, 2017, 116 minutos)
Produção e Direção
Steven Spielberg
Roteiro
Liz Hannah
Josh Singer
Elizabeth Hannah
Edição
Elenco
Tom Hanks
Meryl Streep
Bruce Greenwood
Matthew Rhys
Bob Odenkirk
Michael Stuhlbarg
Sarah Paulson
Tracy Letts
Bradley Whitford
Alison Brie
Jessie Mueller
Jesse Plemons
David Cross
Carrie Coon
Zach Woods
Cotação
em cartaz nas Redes Roxy e Cinemark
(The Post, 2017, 116 minutos)
Produção e Direção
Steven Spielberg
Roteiro
Liz Hannah
Josh Singer
Elizabeth Hannah
Edição
Michael Kahn
Sarah Brosnar
Elenco
Tom Hanks
Meryl Streep
Bruce Greenwood
Matthew Rhys
Bob Odenkirk
Michael Stuhlbarg
Sarah Paulson
Tracy Letts
Bradley Whitford
Alison Brie
Jessie Mueller
Jesse Plemons
David Cross
Carrie Coon
Zach Woods
Cotação
em cartaz nas Redes Roxy e Cinemark