Tuesday, May 5, 2015

CHARLES LAUGHTON BRILHA INTENSAMENTE NO CLÁSSICO "AS CALÇADAS DE LONDRES" (Quarta 19hs Cineclube Pagu)

 Neste drama cômico britânico, Charles (o fabuloso Charles Laughton) faz como um artista de rua que trabalha em conjunto com Libby, uma bailarina talentosa, e batedora de carteiras mais talentosa ainda (interpretada por Vivien Leigh). 

Com os movimentos de Libby e a performance de Charles, eles logo chamam a atenção de um grande magnata do teatro, que os chama para se apresentarem em um show, e a vida deles muda por completo a partir daí.
"As Calçadas de Londres" é cinema de época, mas de altíssimo gabarito -- tanto que pode ser revisto nos dias de hoje com imenso prazer.

Curiosamente, o filme serviu como base para o musical "Busker Alley", com músicas dos Sherman Brothers, que fez grande sucesso tanto em West End, Londres, em diversas remontagens, quanto na Broadway, em New York. 

Mas há muitas outras curiosidades relativas à produção de "As Calçadas de Londres"
De acordo com o biógrafo de Vivien Leigh, Alexander Walker, Laughton e ela não se davam bem trabalhando juntos. Quando tentaram contratá-la para uma versão cinematográfica de "Cyrano de Bergerac", Laughton teria afirmado que ela teria que pintar o cabelo de loiro. Leigh pediu à produção uma peruca loira. Laughton insistiu que ela teria que tingir o cabelo. As discussões foram intensas enre os dois. Leigh terminou por rejeitar o papel.

Quando Leigh foi sondada para fazer "As Calçadas de Londres", ela não só não queria trabalhar com Laughton, como não sentiu o menor apego ao papel. Larry Adler dizia que era difícil trabalhar com ela. Tudo bem que Charles não se bicassem, mas Charles ao menos era profissional. Num fim de semana, enquanto o diretor Tim Whelan filmava alguns closes com Vivien, Charles -- que, em princípio, estava liberado para passar o final de semana no campo com sua mulher -- ficou na cidade trabalhando no set de filmagens e soprando para Vivien os textos que ela não conseguia memorizar. Vivien jamais teria feito algo semelhante por Charles. 
Para piorar, sempre que Laurence Olivier, então marido de Vivien, aparecia no set, ela ficava mais insuportável do que o habitual. E Olivier, ciumentíssimo, fazia questão de estar sempre presente no set nos dias em que Vivien e Rex Harrison protagonizassem cenas românticas para o filme. Ou seja: um inferno egocêntrico.

Impressionante como, de uma produção turbulenta como essa, saiu um filme tão redondo e tão leve quanto este.



AS CALÇADAS DE LONDRES
St. Martin's Lane
(1938 - PB - 85 minutos)

Direção
Tim Whelan

Elenco
Charles Laughton
Vivien Leigh
Rex Harrison
Larry Adler
Tyrone Guthrie
Gus McNaughton
Ronald Shiner




Quarta - 6 de Maio - 19 horas
CINECLUBE PAGU
OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036





No comments:

Post a Comment