Saturday, January 24, 2015

NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE SANTOS, REFRIGERANTES DE ITU
















Santos e Itu sempre tiveram grandes afinidades.

Tanto uma cidade quanto a outra sempre pensaram grande.

Prova disso é aquela escultura em aço com um peixe gigantesco plantado na entrada da cidade...

E também aquele polvo enorme esparramado sobre a fachada das Torres Quíntuplas da Ponta da Praia...

E, claro, como esquecer da grande performance do ator santista Nuno Leal Maia na pornochanchada "Bem Dotado, o Homem de Itu" (1979), em que ele passa o rodo sem piedade em uma pequena legião de beldades da época, como Esmeralda de Barros, Marlene França, Ana Maria Nascimento e Silva, Aldine Muller, Helena Ramos e Maria Luíza Castelli?


Agora, sem ironias: o artista plástico Eduardo Srur decidiu trazer para cá uma de suas intervenções artísticas: garrafas pet gigantes e coloridas, que já estiveram expostas nas margens do Rio Tietê, em 2008 e também na represa Guarapiranga, em 2012. 

Apesar do valor artístico de trabalho de Srur ser altamente discutível, sua intenção é nobre: chamar a atenção das pessoas sobre o grave problema da poluição deste tipo de embalagem nas águas que banham os Estado de São Paulo.

Nas palavras do artista: "A exposição cria uma narrativa visual de esculturas que surgem nas margens de um rio metropolitano contaminado, depois reaparece nas águas da represa que abastece a cidade e, finalmente, encontra seu destino no mar para onde correm todos os rios do mundo". 

As esculturas gigantescas já podem ser vistas no Parque Roberto Mário Santini, no Emissário Oceânico, e ficam expostas por lá até 1° de Fevereiro.

Depois disso, elas voltam para o galpão de onde vieram, fiquem tranquilos...























No comments:

Post a Comment