(por Chico Marques)
Venho acompanhando pelo Facebook há alguns meses o processo de criação e os ensaios de SANTOS DE FRENTE PARA O MUNDO, a mais nova empreitada artística do meu velho amigo produtor e agitador cultural Alcides Mesquita -- que conheço desde sempre por Mesquitinha, outros por Mista -- com estréia marcada para este sábado, 21 horas, no Teatro do SESC-Santos.
Tudo o que eu sabia até há pouco sobre SANTOS DE FRENTE PARA O MUNDO é que reunia três gerações da dança para celebrar juntas a cidade, mesclando as experiências de bailarinos veteranos com o vigor de uma nova geração especialmente ligada à dança-teatro. Sabia também que tudo gira em torno de dez novas composições de talentoso compositor santista Tarso Ramos que retratam vários aspectos da nossa cidade: a praia, o porto, os jardins, o Centro Velho, o futebol, etc.
Então, pedi ao Mesquitinha que tentasse definir para LEVA UM CASAQUINHO o que seria exatamente esse novo espetáculo que ele está produzindo, e ele disse assim:
"SANTOS DE FRENTE PARA O MUNDO nasceu de um poema de Roldão Mendes Rosa. Foi uma necessidade pessoal de ver outro diálogo conjugando a dança e o teatro, afinal não existem paredes na alma. O caso é que um momento de extrema caretice assolou a cidade de uns anos para cá, e daí eu fui buscar na efervescência dos anos 80 e 90 essa cidade vanguarda cultural da qual sinto tanta falta. Escutei muita gente. Aprofundei o grande poeta Jair de Freitas na minha vivência. Juntei bailarinos e coreógrafos dessa geração com outros mais experientes e espero ter conseguido ajudar a creiar um espetáculo de santistas de todas as vanguardas."
Eu confesso que ainda não consigo imaginar o que possa ser SANTOS DE FRENTE PARA O MUNDO, mas faço questão de estar neste sábado no Teatro do SESC-Santos, às 21 horas, para descobrir.
Se eu fosse você, leitor, viria também.
SANTOS DE FRENTE PARA O MUNDO promete.
Cia Aplauso e Convidados apresentam
SANTOS DE FRENTE PARA O MUNDO
com Célia Faustino, Rita Nascimento, Márcio Barreto, Sandra Cabral, Ze Maria Almeida, Samara Paschoal Moura, Elaine Vasques, Barbara Muglia-Rodrigues, Letycia Goncalves, Clarissa Felippe, Rafaella Cabral, Bruno Henrique Galdino, Natan Mesquita, Daniel Sette, Natan Brith, Daniela Guasti
Direção: Sueli Suka Cherbino e Luciana Raccini
Música: Tarso Ramos
Coreografias: Suka Cherbino e Luciana Raccini.
Luz e Técnica: André Leahun.
Produção: Alcides Mesquita
Dia 31 de janeiro, 21 hs, Teatro do SESC-Santos
Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do SESC.
No comments:
Post a Comment