Friday, July 31, 2020

UM "MICOCONTO" DE GERMANO QUARESMA (A.K.A. MANOEL HERZOG)



MICOCONTO

Jefferson Almeida decidiu candidatar-se a vereador por um partido de esquerda, aproveitando a onda, eterna onda, de descrédito da direita. Ele não era um grande humanista e pouco se lixava pra causa operária, mas achou de fazer o nome erguendo bandeiras que julgou lhe trariam dividendos. Defendeu minorias às quais não pertencia e sempre, antes de iniciar qualquer defesa, pedia desculpas por falar em nome dos oprimidos sem ter "lugar de fala". Não se situava historicamente, nem se identificava com esta ou aquela classe, mas sabia falar do que convinha e troca de votos ou likes.

Aproveitando o fato de laborar num órgão público, por onde se fez conhecido em sua cidade, adotou o nome de campanha Jeffinho do Detran. Passavam milhares de munícipes por sua repartição todos os meses, todos à busca de emplacar o carro novo, de um tempo pra cá tudo que é pobre tem carro zero. Jefferson se solidariza e diz que é qualidade de vida pra classe operária.

Recentemente uma lei eleitoral proibiu o uso de alusões a órgãos públicos no nome dos candidatos. Não pode mais Zezinho da Prefeitura, nem Chiquinho do Cartório. Jefferson teve que deixar de ser "do Detran". Mas não se julgue que isso lhe trouxe prejuízo à campanha. Estava ali um homem que sabia se reinventar e contornar as vicissitudes, sempre com resiliência e buscando qualidade de vida. Ele mudou o nome pra Jeffinho Lacrador e isto foi muito positivo pra sua campanha entre os identitários.

FIM

Germano Quaresma, ou Manoel Herzog,
nasceu em Santos, São Paulo, em 1964.
Criado na cidade de Cubatão,
trabalhou na indústria química
e formou-se em Direito.
Estreou na literatura em 1987
com os poemas de Brincadeira Surrealista.
É autor dos romances
A Jaca do Cemitério É Mais Doce (2017),
Dec(ad)ência (2016), O Evangelista (2015)
Companhia Brasileira de Alquimia (2013),
além dos livros de poemas
6 Sonetos D’amor em Branco e Preto (2016)
A Comédia de Alissia Bloom (2014).
Aqui, seus mais recentes trabalhos publicados:









No comments:

Post a Comment