Monday, August 24, 2020

PÃES E LIVES, SEGUNDO MARCELO RAYEL CORREGGIARI


No início, eram somente ‘duas semanas’.

“Ah! Dá ‘pra’ levar”, pensaram muitos. “O que são duas semaninhas recolhido em casa, sem poder ir à praia... passam logo”.

Até que se vão cinco meses. É bom não esquecer que Santos já vinha com alguns bloqueios sanitários por causa das atividades portuárias, e que o prefeito efetivou o bloqueio às praias — a fim de se evitar os chamados ‘clusters’ — no dia 06 de março.

Bom, final de agosto... e nenhum sinal de que as agruras cessarão. O pessoal que já não batia bem dos pinos começou a dar ‘tilt’ direto: fácil de testemunhar, mesmo em casa, uma vez que os(as) ‘panguá’ publicam os passeios com tons idílicos — o bom e velho lance do “eu tenho direito a um banho de sol!” — em redes sociais. Incrível, isso!

A justificativa não é nem um pouco inovadora: “... o médico falou que não é bom ficar sem tomar sol...”, “... precisamos de banho de sol! Como fica nosso sistema imunológico?!” ou coisas do tipo “... até presidiários têm banho de sol...” entram na tentativa de dar aquela volta na malandragem — alô, Bezerra da Silva! Aquele abraço! — sem se ater à excepcionalidade do momento histórico.

 O lado bom da coisa: a pandemia serviu como peneira, ‘caça-talentos’, nos campos da medicina e execução penal.

Um troço!

O que se pode entender dessa pandemia, pelo enorme desconhecimento que a ciência ainda tem da doença no que tange à sua dinâmica, virulência e possível terapia, é que ‘o trem’ é meio parecido com o “Hotel California”, do Eagles: “(...) Você pode pedir a conta/Mas sem essa de picar a mula”.

Como tem hora para entrar, mas não para sair, — um detalhezinho que não estava nos ‘planos de negócio’ de absolutamente ninguém — é nessa que você vê o quanto o ser humano é tudo, menos criativo. Aliás, se fosse, não enlouqueceria da forma que já vinha rolando antes dos decretos de quarentena.

Bom, para quem tem crianças em casa, deve ser um suplício — aqui vai a tentativa de abrandar, pelas palavras, um evento que se revelou para papais e mamães como um verdadeiro martírio. Vai ser osso. E ‘quando tudo isso passar’, mais paulada na cabeça: um mundo bem pior, longos passeios familiares a clínicas psiquiátricas e um cagaço ‘da gota’ em deixar os filhos na escola.

Cinema, teatro, praia e jogo de futebol encherão a veia do pescoço no intuito de cumprir com o ‘distanciamento social’ suficiente em seus retornos: justamente para aqueles velhos paradigmas em que “quanto mais lotado, melhor”. O lance da bilheteria, ‘casa cheia’, ... podem esquecer: por baixo uns três anos dando nó em pingo d’água. De repente, as supracitadas são franca-favoritas a desaparecerem no ‘pós’ pandemia.

Será um furdunço caso isso ocorra. A prova de honra: micareta em Salvador com ‘distanciamento social’. Carnaval em risco: a seguir, cenas dos próximos capítulos.

Uma coisa também parece ser fato: algumas atividades têm tudo para desaparecem iguais a tantas outras que já não existem mais — curso de datilografia, motorneiro, carrinho de algodão doce pelo bairro. “Tudo muda”, não é o que dizem?! Se nessa lista entrar teatro, cinema, bares e restaurantes, qual o problema, não?!

A sociedade não chegou até aqui sem o encontro regado a alguma bebida, mas não temos notícias de que as grandes mutações e revoluções que nos guiaram a esse angustiante momento foram engendradas dentro de um bar. Afinal, o homem do terciário, ou do quaternário, vivia em cavernas... não em bares e restaurantes.

Então... se sumir, ... sumiu! Simples. Sem dramas ou maiores desatinos: a humanidade é sempre maior do que quaisquer de suas criações e manifestações. Algumas desaparecerão para dar lugar a tantas outras que pintarão na área.

Como, por exemplo, o retorno da panificação caseira. O(A) sujeito(a), para não surtar no confinamento da cela de sua casa, saiu danando a fazer pão. É abrir o Instagram e se deparar com receitas de pães que jamais tínhamos ouvido falar. “... olha que coisa boa!”. Não é?! É pão ‘pra’ tudo quanto é lado!

“Pão disso”, “pão daquilo”, “pão daquilo-outro” ... pães, pães, pães. Pandemia serviu para encher barriga, engordar horrores e salvar a vida financeira de uma penca de moinhos. Nunca se vendeu tanta farinha, Deus-do-Céu! Isso também recai sobre formas, fornos, gás de cozinha, fermentos... e toda aquela parafernália para se fazer pão.

Mas não foram somente “os(as) padeiros(as)-de-pandemia” que azucrinaram ‘timelines’ com aquela tsunami de pão: quem recebia as benesses, na hora de se empanturrar com o acepipe, enchia a paciência das redes sociais com mais e mais pães de tudo quanto era jeito.

Rede social para pão! Vejam, senhoras e senhores! Fotos de gatinhos, comilança, ginástica em casa e... pão! Pão, pão, pão! Quem fazia e quem comia. A fim de se evitar o enlouquecimento precoce, danou-se a fazer pão. Não querer enlouquecer é um direito de todos. Enlouquecer todos os(as) demais com aquela infinitude de pão em ‘timeline’ de rede social, aí, já é um certo exagero que só faz subir um pouquinho mais as cercas já erguidas.

E as ‘lives’?!

Acho que nem precisa, não?!

Tudo é ‘live’, como se transmissões ‘ao vivo’ (= ‘live’) fossem a “... invenção do momento”. Puta merda! Está sendo osso! ‘Live’ de conversa, ‘live’ de música, ‘live’ de debate político ou literário, ‘live’ de pão, ‘live’ de peça de teatro... só faltou ‘live’ de sexo — até o fechamento desse texto, seu autor não teve notícias de tal empreendimento.

E tome ‘live’!

Mundo despreparado, que acha que a energia elétrica “é tudo” e “será para sempre”, quando é pego por algum viés de onde menos se esperava, acaba partindo “’pro’ arremedo”. Um troço! Aí... vejam só... descobriram que não conseguem sobreviver sem público e sem ‘bordereaux’. Sem público, até dá para contornar. Sem “bufunfa”, aí... é sem chance.

A instituição gratuita do ‘live’, que pode ser realizada por qualquer um e ter uma assistência completamente longe de uma interação mediada por pecúnia, acabou sendo tutelada pelo boleto bancário. Afinal, nem relógio trabalha de graça, não é mesmo?! Se há profissionais na música, na mesa de som, na luz e no espetáculo, cabe sem sombra de dúvidas a remuneração justa e já bastante comum ‘nos bares da vida’ bem antes dos decretos de quarentena.

Só que... ficou... um arzinho de... “sambarilóvi!!!”. A velha disputa com aquela penca de shows, um melhor que o outro, com seus artistas preferidos e totalmente de graça nos ‘streamings de vídeo’ (como o ‘VocêTubo’, por exemplo), colocou os(as) artistas menos renomados(as) em situação espinhosa ‘pacas’. Em geral, pagamos por apresentações “concretas”, com interação imediata do(a) ‘performer’ bem na nossa frente, na nossa cara. Socorremo-nos aos ‘streamings’ somente quando perdemos o show, o(a) artista em questão faleceu ou a apresentação ocorreu no outro lado do planeta. Caso contrário, pagar, só se for de corpo presente.

“Ah... mas é igual a TV a cabo! Você também paga para ver show lá...”, mas... que diabos! Quem é que disse que eu pago TV a cabo para ver show?! Quem é que realmente sabe se tenho assinatura de TV ou não na minha residência?! E se eu não tiver? Continuo vendo show em ‘VocêTubo’, Vimeo, esses trens, sem pagar nada por isso.

“Ah! Mas você acha justo?!”. Sinceramente, nem um pouco. Acho injusto pacas. Só que não inventei esse cenário: o ‘mundão’ é injusto ‘pra’ burro e já se vão uns dez mil anos nessa injustiça. A ‘furação-de-olhos’ é antiga e ruim ‘pra’ corrigir, fazê-la parar. Então, se cada um se vira com orçamento que tem por aí, ...

Ficou meio óbvio que as ‘lives’ entraram na base do ‘sufoco’, na falta de dinheiro e na impossibilidade de ganhá-lo pelos métodos “pré-pandemia”. Acho que esses métodos retornam: deve tomar um pouco mais de tempo para recuperar a confiança da galera, mas estarão de volta mesmo com alguma dificuldade (re)inicial.

O ponto é que, aos poucos, o povão experimenta um fato que pode ser bastante incômodo, perturbador, mas muito revelador ao mesmo tempo: o de descobrir que não precisava de tanta quinquilharia assim para tocar a vida.

O pior: economizaram uma penca e nem sentirão tanta falta assim.

Pois, é isso o que ocorre: pães para não enlouquecer, ‘lives’ para pagar as contas.  A primeira não segura a onda de uma rica nutrição e a segunda não pega nem beira para a sustentação do espírito. Para ocupantes da segunda (ou terceira?!) década do século XXI, de repente, é bem a nossa cara: tudo tão fraco, insípido, tênue e tépido que não deveríamos ter tamanho estranhamento. Fim-de-carreira, fim-de-feira, fim-dos-tempos... apocalipse.

Pães para os(as) candidatos(as) a loucos(as), ‘lives’ para os(as) aspirantes à fome — ou seria o contrário?!? Bem... não importa! O importante é sacar o que vem por aí: se, porventura, o que já está é o que se estabelecerá, “êita” estreia mais sem graça, “sô”! 

Marcelo Rayel Correggiari
nasceu em Santos há 48 anos
e vive na mítica Vila Belmiro.
Formado em Letras,
leciona Inglês para sobreviver,
mas vive mesmo é de escrever e traduzir.
É autor de Areias Lunares
O Verão No Café Atlântico
(à venda na Amazon, em livro e e-book).






No comments:

Post a Comment