Thursday, June 28, 2018

A ORIGEM DAS EXPRESSÕES (por Germano Quaresma)



Uma mula, animal de carga da família dos equinos, é resultado da cruza de duas espécies próximas, o burro e o cavalo. Dada sua natureza híbrida, o termo mula estendeu-se, na semântica, a toda sorte de mistura entre duas grandezas distintas. Viria daí o termo "mulato", creem alguns linguistas, resultado da mistura genética do branco com o negro. Com muito acerto, nestes tempos de ascensão das pautas sociais, o termo foi banido, por depreciativo, comparando o mestiço (outra forma de reduzir a humanidade do negro, não do branco) a um animal irracional.

Há, contudo, outra corrente de estudiosos que afirma ser a palavra originária do idioma árabe. Não tenho elementos, e nem este meu estudo acadêmico tem por escopo autopsiar tal palavra, já exaustivamente investigada. Meu objetivo vai além de um singelo vocábulo, miro, na verdade, numa frase.

Da zoologia aprendemos a diferença entre raça e espécie: raças se cruzam, espécies não. O Boxer pode cruzar com o Rotweiller, mas o cão não cruza com uma raposa. O gato siamês procria com a gata persa, mas nunca se há de tirar prole de uma cruza dele com leoa. Embora sejam ambos felinos, são espécies diferentes.

Fosse exata esta ciência fantástica, a biologia, tudo seria simples. Não é. Há espécies que ainda se cruzam: o leão que cobre a tigra produz uma criatura interessante, o ligre. O cão doméstico, nosso melhor amigo, pode fazer, na loba, filhotes. O rouxinol cruza com o pintassilgo, gerando o canoro pintagol, jóia dos passarinheiros. E o jumento produz, fecundando a égua, a nossa mula.

De comum a todos estes híbridos, criações bizarras do Homem, que insiste em subverter a ordem da Natureza: são todos estéreis. O produto da cruza de duas espécies distintas não é fértil, ou teríamos o caos. Pra nossa sorte a Natureza nos supera em sabedoria.

Deixemos de prolegômeno e vamos à nossa expressão:

As mulas são estéreis, mas não eunucas. Gostam de sexo. Temos a notícia de um casal destes animais que partiu a uma queca depois do protocolo de conquista e namoro. Sabendo que não gerariam filhos, o macho, que neste aspecto não se diferençava dos humanos que inventaram a genética, vendo sua parceira pronta a recebê-lo imiscuiu-se por outro caminho que o convencional. Ao que sua companheira proferiu a clássica expressão:

"Mas isso é o cúmulo!"

Tá bom, parei




Germano Quaresma, ou Manuel Herzog,

nasceu em Santos, São Paulo, em 1964.
Criado na cidade de Cubatão,
trabalhou na indústria química
e formou-se em Direito.
Estreou na literatura em 1987
com os poemas de "Brincadeira Surrealista".
É autor dos romances
"A Jaca do Cemitério É Mais Doce" (2017),
"Dec(ad)ência" (2016), "O Evangelista" (2015)
e "Companhia Brasileira de Alquimia" (2013),
além dos livros de poemas
"6 Sonetos D’amor em Branco e Preto" (2016)
e "A Comédia de Alissia Bloom" (2014)

No comments:

Post a Comment