Tuesday, January 27, 2015

CHEGA DE SILÊNCIO: A CONCHA ACÚSTICA ESTÁ DE VOLTA


A Concha Acústica do Canal 3, que estava fechada desde 2001 por determinação do Ministério Público, foi reaberta nesta segunda-feira, 26 de Janeiro, quando Santos comemorou 469 anos.

Estavam lá presentes o Prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que não mediu esforços para que a Concha voltasse a funcionar o quanto antes, e o Secretário de Cultura Fabião Nunes, que desde seus tempos de vereador sempre brigou para que esse dia chegasse -- além, é claro, do ex-Secretário de Cultura Raul Christiano, que acompanhou a restauração da Concha ao lado do Arquiteto Responsável pelo Projeto Carlos Alberto Prates nos anos de 2013 e 2014.

Para quem não sabe, a velha Concha ficou fechada 14 anos porque arrumou uma briga feia com a vizinhança do Canal 3, que argumentava que a música amplificada vinda de lá invadia as salas dos apartamentos da Orla. Os moradores entraram na Justiça tentando impedir a Concha de funcionar, e foram vitoriosos em todas as instâncias.

Para reverter essa situação, a Prefeitura entrou em negociação com os moradores e iniciou uma ampla reforma, proporcionando à Concha um tratamento acústico diferenciado, com vidros temperados posicionados de forma estratégica para evitar novos problemas com decibéis exagerados e mal direcionados. 

Reforma que, diga-se de passagem, já foi testada e aprovada pelos moradores da região.  

A programação de reabertura contou com o quarteto Blue Hat, composto por músicos da Jazz Big Band que tocou na inauguração da Concha em 24 de julho de 1981 -- entre eles, o pianista Newton Zago, o contrabaixista Ney Rocha, o saxofonista alto Arnaldo Catalan, e o apoio luxuoso do caçula do grupo, o ótimo saxofonista tenor Maurício Fernandes.

Só nos resta torcer para que a Concha Acústica receba a partir de agora uma programação regular à altura de suas novas instalações. 

Verdade seja dita: de todos os presentes que Santos ganhou em seu aniversário neste ano, esse foi sem dúvida o melhor. 






















PS: 
Parabéns a todos os responsáveis. 
Tudo funcionou perfeitamente bem, para o desespero dos (muitos) que torciam contra. 
Só falta agora a Concha Acústica ganhar o nome do cara que brigou incansavelmente para que ela fosse reativada, e que infelizmente não esta mais entre nós para ver seu velho sonho realizado. 
É você mesmo, Zéllus Machado...










No comments:

Post a Comment