Thursday, January 29, 2015

UM DOCUMENTÁRIO ROCK & ROLL À ALTURA DE CÁSSIA ELLER



Em seu primeiro documentário cinematográfico, “Loki?” (2008), sobre o mutante Arnaldo Baptista, Paulo Henrique Fontenelle poderia ter optado por um "easy way out".

Mas preferiu seguir na contramão.

Seria muito fácil, com todo o material de arquivo que ele tinha em mãos, fazer uma vídeo-retrospectiva jornalística blasé sobre as aventuras e desventuras do gênio musical responsável pela banda de rock mais brilhante de todos os tempos na América do Sul.

Em vez disso, ele mergulhou fundo na complexa e frágil personalidade de Arnaldo, e quando veio à tona revelou para nós, de forma extremamente carinhosa, toda a loucura e toda a generosidade de seu biografado, sem "perder la ternura jamás".

Fez um documentário assumidamente rock and roll.

Como nunca haviam feito antes no Brasil.



Essa mesma gentileza e essa mesma atitude rock and roll está de volta a mil por hora em 'Cássia Eller", a mais nova aventura documental de Paulo Henrique Fontenelle.

Dessa vez, o desafio foi maior, já que Cássia -- ao contrário de Arnaldo -- não está mais por aqui há 13 anos.

(isso, apesar de suas gravações nunca terem deixado de tocar no rádio e seus discos serem constantemente reeditados)

Paulo Henrique Fontenelle teve acesso a um extenso material de arquivo da TV Brasília, da TV Manchete e da MTV-Brasil para compor esse documentário. Se fosse um documentarista convencional, exporia Cássia em suas entrevistas o máximo possível, forjando um retrato unidimensional dela. Como não é, preferiu fazer contrapor os relatos de Cássia com entrevistas com amigos, amantes e companheiros de jornada.



E é justamente nesse contraponto é que Cássia ganha vida novamente.


"Cassia Eller" segue contando sua história depois de sua morte, mostrando a emocionante batalha judicial de sua companheira pela custódia do filho Chicão, e revelando como todos os que viviam em sua órbita seguiram em frente sem a presença física dela, mas com ela ao lado muitas vezes indicando o Norte nos momentos mais incertos.

A maneira emocional, mas sem pieguices, com que Fontenelle realiza isso é a mesma utiizada em "Loki?": deixando que amigos, parceiros e produtores abrirem o coração para a câmera detalhando histórias da vida dela.

São histórias que nem sempre enaltecem a biografada, e que, por isso mesmo, ressaltam ainda mais toda a sua complexidade e toda a sua loucura nem sempre abençoada.



Um dia desses, vi Paulo Henrique Fontenelle comentar num programa de entrevistas na GloboNews que editou o filme durante várias madrugadas, e que sentiu a presença de Cássia de forma tão intensa durante o processo de edição que diversas vezes teve vontade de ligar para trocar uma idéia sobre um passagem ou outra do filme.

Essa presença avassaladora de Cássia, que o diretor sentiu tão forte, grita no filme. 

E emociona.

"Cassia Eller" é muito mais que um documentário: é uma verdadeira "experiência musical documental"

Daí, não esperem ver um tributo pegajoso ou uma homenagem chapa branca, como tantas outras que circulam por aí.

E aumenta que isso aqui é rock and roll...








Em cartaz do Iporanga 4 e no Cinespaço Shopping Miramar.








No comments:

Post a Comment