Monday, January 12, 2015

FLÁVIO LAFRAIA DE VOLTA COM NOVOS "BARCOS DE OUTRORA"


Flávio Lafraia é completamente maluco por barcos.

Desde pequeno tem um fascínio enorme por eles -- particularmente, os barcos antigos.

Estudou profundamente esses barcos e hoje é um grande conhecedor da história das embarcações a remo e a vela.

No dia em que decidiu trabalhar com Artes Plásticas, já sabia que os protagonistas de suas telas seriam, claro, suas grandes paixões de infância.

Flávio trabalhou como designer gráfico por mais de 25 anos, com passagens por diversas agências de publicidade e propaganda da capital paulista.

Depois de um período atuando como dealer da Sprit Ferreti Yachts, em Salvador, decidiu retornar a Santos, onde mantém seu ateliê há 8 anos.

Desde então, vem expondo seus barcos pelo mundo afora, sempre com uma receptividade bastante positiva.
Nesta semana, dia 14 de Janeiro, Flávio Lafraia estréia na Pinacoteca Benedicto Calixto uma nova exposição chamada "Barcos de Outrora".

Como de hábito, seu processo artístico parte da pintura acadêmica para chegar à ilustração aerografada, onde luz e sombra acentuadas e bem distribuídas revelam seu gabarito artístico sempre acima de qualquer suspeita.

A coleção que vem para a Pinacoteca Benedicto Calixto conta com 30 obras executadas a partir de projetos e plantas originais de antigas embarcações. Entre as pinturas, o público vai conhecer detalhes do emblemático veleiro Atrevida, que pertenceu à família Fontoura, fabricante do Biotônico; vai apreciar o luxuoso iate de madeira Lorde Gato, construído pelos santistas que foram proprietários da Gato Magazine; o Barcelona, veleiro de 1915, movido a roda d’água, a vapor e vela; a lancha  da particagem “25 de janeiro”, conhecida por “Camelo” devido às linhas curvas de sua capota; e o navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que atua como uma espécie de embaixada flutuante e representa o país em eventos náuticos, nacionais e internacionais.


As gravuras também trazem novidades. Nesta exposição, Entre as dez que compõem a mostra, Lafraia apresenta três imagens inéditas - feitas em metal e impressas em cotton, com tiragem reduzida - que inauguram uma parceria com o Ateliê Claudio Vasques.




A exposição estará aberta ao público de 15 de Janeiro até 1 de Março.

Tempo mais do que suficiente para você conhecer a produção mais recente deste artista plástico santista de responsa.













No comments:

Post a Comment