Thursday, February 19, 2015

E A BROADWAY DÁ UM ROLÊ POR HOLLYWOOD MAIS UMA VEZ...

por Marcelo Pestana e Carlos Cirne 
para o COLUNAS E NOTAS
com informações da Playbill


O renascimento do cinema musical, ou do interesse do público pelo gênero, vem gerando uma onda cada vez maior de boatos sobre prováveis adaptações de espetáculos musicais da Broadway para a tela grande. 

Apesar da recepção morna ao recente “Caminhos da Floresta” (Into the Woods, 2014), dirigido por Rob Marshall (coincidentemente, diretor do último musical a ser premiado pela Academia, “Chicago”, em 2002), a indústria cinematográfica norte-americana parece disposta a investir no filão. 

Entre projetos concretos, possibilidades e eternas expectativas, veja abaixo alguns dos musicais que devem chegar às telas em breve. 

Ou não.


“Os Últimos Cinco Anos” 
(The Last Five Years)
Lançado nos EUA, com roteiro e direção de Richard LaGravenese, o musical de Jason Robert Brown conta uma história de amor de duas maneiras: um dos personagens conta a história em ordem cronológica, e ou outro em ordem inversa. No elenco, Jeremy Jordan (Newsies) e Anna Kendrick (Caminhos da Floresta).


“London Road”
Musical inglês, com roteiro de Alecky Blythe e direção de Rufus Norris, adaptação do musical de Blythe e Adam Cork, sobre uma série de assassinatos acontecida na Inglaterra, em 2006. No elenco, Olivia Colman, Anita Dobson, Tom Hardy, Linzi Hateley.


“Lucky Stiff”
Estranha trama com roteiro de Lynn Ahrens e direção de Christopher Ashley, adaptação do musical de Ahrens e Stephen Flaherty, de 1988, sobre um vendedor de sapatos que leva o tio morto (!) para uma viagem a Monte Carlo. Com: Jason Alexander, Nikki M. James, Dominic Marsh.


“13”
Com roteiro de Bert V. Royal e sem definição de diretor ou elenco, “13”, musical de Jason Robert, Dan Elish e Robert Horn, conta a história de um adolescente que se muda de Nova York para uma pequena cidade em Indiana.



“American Idiot”
Adaptação do musical vencedor do Tony de Billie Joe Armstrong e Michael Mayer, por sua vez baseado no álbum de 2004 do Green Day, de mesmo nome. Roteiro de Rolin Jones e direção de Michael Mayer. Elenco ainda não definido.


“A Bela e a Fera” 
(Beauty and the Beast)
Adaptação para cinema do musical da Broadway de Alan Menken, Howard Ashman e Linda Woolverton, por sua vez baseado no desenho animado dos estúdios Disney. Roteiro de Stephen Chbosky, com direção de Bill Condon. Para o elenco, só foi definida a personagem “Bela”, por enquanto: Emma Watson, de “Harry Potter”.


“Damn Yankees”
Com roteiro de Lowell Ganz e Babaloo Mandel, e direção de Todd Graff, esta nova adaptação do musical de Jerry Ross, Richard Adler, George Abbott e Douglass Wallop deve deixar de fora as coreografias clássicas de Bob Fosse, da versão original, trocar a ação de Washington para Chicago, e incluir o uso de esteroides no esporte. Sinal dos tempos. No elenco, Jim Carrey e Jake Gyllenhaal. A versão anterior, de 1958, no Brasil chamou-se “O Parceiro de Satanás”, e tinha no elenco Tab Hunter, Gwen Verdon e Ray Walston, sob direção de George Abbott e Stanley Donen.


The Drowsy Chaperone
Com roteiro de Bob Martin e Don McKellar e direção de Fred Schepisi, o delicioso musical de Lisa Lambert, Bob Martin, Don McKellar e Greg Morrison, pode contar com elenco estelar, que inclui Geoffrey Rush, Hugh Jackman, Anne Hathaway e Barbra Streisand. Recentemente foi montado no Brasil, com o nome de “A Madrinha Embriagada” e direção de Miguel Falabella.



“Guys and Dolls”

Com roteiro de Danny Strong, e tendo Channing Tatum e Joseph Gordon-Levitt no elenco - mas ainda sem definição de diretor - esta é a nova adaptação do musical de Frank Loesser, Abe Burrows e Jo Swerling, sobre gângsteres e o Exército da Salvação. A versão original para cinema, de 1955, no Brasil chamou-se “Eles e Elas”, e tinha no elenco Marlon Brando, Jean Simmons, Frank Sinatra e Vivian Blaine, sob direção de Joseph L. Mankiewicz.



“Gypsy”
Nova adaptação do clássico musical de Jule Styne, Stephen Sondheim e Arthur Laurents, desta vez dirigido e estrelado por Barbra Streisand (como Mama Rose), sob roteiro de Richard LaGravenese. Este é um dos musicais que mais vezes foi remontado em palco, tendo sido adaptado para cinema e TV. Em cinema, a versão de 1962 chamou-se no Brasil “em Busca de um Sonho”, sendo estrelado por Rosalind Russell, Natalie Wood, Karl Malden e Paul Wallace, sob direção de Mervyn LeRoy. Em televisão, existe a versão de 1993, “A Trajetória do Sucesso”, estrelada por Bette Midler, Peter Riegert, Cynthia Gibb, Edward Asner, Christine Ebersole, Andrea Martin e Tony Shalhoub, sob direção de Emile Ardolino.


“Hello Again”
Com roteiro de Cory Krueckeberg e direção de Tom Gustafson, esta adaptação do musical de Michael John LaChiusa, baseado em “La Ronde” de Arthur Schnitzler, pode ser estrelado pela diva da Broadway, Audra McDonald.


“Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat”
A Rocket Pictures, de Elton John, adquiriu os direitos cinematográficos do musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, com a intenção de transformá-lo num filme musical de animação.


“Lysistrata Jones”

Ainda sem definição de roteiro, mas com a direção de Andy Fickman, o musical de Douglas Carter Beane e Lewis Flinn conta a história de um grupo de animadoras de torcida que se recusa a ceder aos encantos dos namorados, jogadores de basquete, até que eles vençam jogos na quadra.


“Matilda”

Apesar de já ter definidos roteirista - Dennis Kelly - e diretor - Matthew Warchus - esta adaptação do premiado musical de Tim Minchin e Dennis Kelly (baeado na novela de Ronald Dahl), parece só ter data de estreia prevista para 2019!


“Memphis”

Com a definição do autor Joe DiPietro como roteirista da adaptação de seu musical, em parceria com David Bryan, a história do DJ de rádio branco apaixonado pela cantora negra no período de luta pelos direitos civis recebeu sinal verde para produção. Ainda sem diretor ou elenco definidos.


“Miss Saigon”

Os bons resultados alcançados pela adaptação cinematográfica de “Les Misèrables” levaram o produtor Cameron Mackintosh a declarar que sua próxima empreitada, em cinema, é a adaptação do musical de Alain Boublil e Claude-Michel Schonberg, de 1989, “Miss Saigon”, versão da história da ópera “Madame Butterfly” ambientada durante a Guerra do Vietnã.


“Oliver!”

O mesmo Cameron Mackintosh também está produzindo uma nova versão do clássico e premiadíssimo musical de Lionel Bart, “Oliver!”, ainda sem notícias sobre a estreia, em Londres ou na Broadway. Em cinema, a versão original do musical é de 1968, estrelada por Ron Moody, Shani Wallis, Oliver Reed, Mark Lester, Jack Wild e Hugh Griffith, sob direção de Carol Reed.


“Pippin”

O mesmo acontece com o premiado musical de Stephen Schwartz and Roger O. Hirson, “Pippin”, com produção dos irmãos Weinstein e roteiro de James Ponsoldt. Direção e elenco ainda não definidos.


“South Pacific”

A nova adaptação do musical de Richard Rodgers and Oscar Hammerstein II, “South Pacific”, deve contar com elenco estelar - Hugh Jackman, Justin Timberlake e Michelle Williams -, roteiro de Lynn Grossman e direção de Michael Mayer. Sentiremos apenas falta do brasileiro Paulo Szot, premiado com o Tony de Melhor Ator em Musical na última montagem do espetáculo na Broadway, em 2008. No cinema, a produção de 1958, “No Sul do Pacífico”, foi estrelada por Rossano Brazzi, Mitzi Gaynor, John Kerr, Ray Walston e Juanita Hall, sob direção de Joshua Logan. Em TV, foi filmado em 2001, “Ao Sul do Pacífico” tinha, no elenco, Glenn Close, Harry Connick Jr., Rade Serbedzija, Jack Thompson e Lori Tan Chinn, dirigidos por Richard Pearce.



“O Despertar da Primavera” 

(Spring Awakening)


A produtora Playtone, do ator Tom Hanks, trouxe Steven Sater para roteirizar e McG para dirigir esta adaptação do premiado musical de Duncan Sheik e Steven Sater, baseado no controverso e censurado (em 1891) texto de Frank Wedekind, sobre o despertar da sexualidade na juventude.


“West Side Story”

O clássico musical de Leonard Bernstein, Stephen Sondheim e Arthur Laurents está sendo levado em consideração para uma refilmagem e o autor deste feito - levando-se em conta a versão anterior nos cinemas - é ninguém menos que o diretor Steven Spielberg. A versão original para cinema, de 1961, foi dirigida por Jerome Robbins e Robert Wise, e estrelada por Natalie Wood, Richard Beymer, Russ Tamblyn, Rita Moreno e George Chakiris, e recebeu dez dos onze Oscars a que concorria, incluindo Melhor Filme.


“Wicked”

A longamente aguardada adaptação para cinema do mega-sucesso da Broadway, “Wicked”, de Stephen Schwartz e Winnie Holzamn, teve definido como diretor Stephen Daldry. Resta definir roteirista e as intérpretes das bruxas Glinda e Elphaba, papeis que imortalizaram Kristin Chenoweth e Idina Menzel no palco, em 2003






No comments:

Post a Comment