Friday, February 6, 2015

SÁBADO À NOITE, VAMOS TODOS PARA A PRAIA TOMAR NO COOLER


POR ANTONIO LUIZ NILO

Sou o idealizador do VAI TOMAR NO COOLER, movimento contra os preços altos cobrados no verão que acontece em Santos agora neste 
Sábado, 07 de Fevereiro. 

Na verdade essa já é a 3ª edição do evento -- as outras duas rolaram em Janeiro do ano passado.

VAI TOMAR NO COOLER foi o segundo evento do tipo realizado no Brasil. 

Ele aconteceu poucos dias depois do “Isoporzinho” do Rio de Janeiro -- e mesmo rolando numa cidade menor, obteve mais sucesso do que o seu primo carioca. Tivemos duas versões no mesmo mês e cada uma com a presença de mais de 100 participantes.

A nossa página no Facebook teve 2 mil likes com apenas 24 horas de vida. Hoje, com a divulgação do 3º Vai Tomar no Cooler, já possui mais de 5.500 seguidores.

As duas primeiras versões movimentaram a cidade de Santos, fazendo com que a mídia se voltasse para o evento criando pauta para jornal, internet e televisão durante todo o mês de janeiro de 2.014. Gerou mais de 30 matérias de jornal e internet e algumas entrevistas na TV Tribuna (Globo) e Record. Tivemos até matérias publicadas em São Paulo e outras cidades do interior.

A nossa página virou fórum de discussões sobre os preços cobrados em Santos durante o verão, com as pessoas publicando suas experiências, denunciando quem cobrava muito e elogiando os estabelecimentos que praticavam preços honestos.


Atribuímos o instantâneo sucesso do VAI TOMAR NO COOLER primeiramente à criatividade do nome, que virou jargão na cidade, e nas redes sociais, toda vez que alguém queria protestar contra alguma coisa. 

Mas o sucesso, com certeza, também se deve ao trabalho constante realizado na fan page. Gerávamos (e geramos) conteúdo de interesse do público diariamente, como por exemplo lista de preços de cervejas, dicas de onde encontrar gelo barato, publicações de encartes com  preços de coolers, cadeiras de praia etc. Publicamos também matérias e artigos relacionados ao tema.

Na efervescência das duas primeiras edições, algumas empresas nos procuraram para de alguma forma patrocinar o VAI TOMAR NO COOLER. Mas como a ideia era a de manter um evento de cunho apenas social, descartamos os convites. Tivemos somente um apoiador, que doou alguns coolers sustentáveis para que sorteássemos durante o evento, o que de fato aconteceu. A empresa é de Lauro de Freitas, Bahia. E só aceitamos porque ela de fato produzia coolers sustentáveis, com material reaproveitado e usando como mão de obra os moradores do entorno da fábrica.

VAI TOMAR NO COOLER é um evento de apelo social, afinal ele defende um interesse do cidadão que é o de pagar o que é justo pelo produto que consome. E, como não poderia ser diferente, tem suas responsabilidades sociais. Uma delas é o cuidado com o meio ambiente e o espaço público. 

No ano passado, todos os participantes levaram seus sacos plásticos para recolher os resíduos do evento (latas, garrafas, papel , bitucas de cigarro etc) e deixaram o lugar absolutamente limpo quando a manifestação acabou. Um belo exemplo de civilidade. 

E esse ano não pode ser diferente. Por isso, a organização pede aos participantes que também levem seus sacos plásticos ou caixas de papelão para recolher todos os resíduos e deixar o lugar limpo. Vamos fazer o melhor VAI TOMAR NO COOLER da história... com alegria, paz e respeito.

O evento está marcado para as 20h30 do dia 07 de Fevereiro agora (mas ele costuma esquentar de fato somente depois das 22h30). 

O local é o mesmo das outras edições: na estátua de Vicente de Carvalho, no jardim da praia de Santos, próximo ao canal 3, bem em frente à casa noturna Moby Dick.



Se quiser conhecer um pouco mais sobre o VAI TOMAR NO COOLER
visite a nossa página: 
www.facebook.com/vaitomarnocooler
AQUI, alguns vídeos das primeiras edições do VAI TOMAR NO COOLER:

No comments:

Post a Comment