Thursday, February 19, 2015

UM ELETRIZANTE RICARDO III, NESSA SEXTA NO SESC SANTOS








por Michel Fernandes
publicado originalmente pelo website APLAUSO BRASIL 


Ricardo III, traduzida e adaptada, com mérito, por Jorge Louraço e dirigida por Marcelo Lazzaratto, cuja originalidade da montagem responde sobre a necessidade de se encenar um clássico do bardo inglês sob diferentes leituras cênicas, tem na condução da eletrizante interpretação, feita pelo ator Chico Carvalho, o alicerce de qualidade em que o espetáculo se movimenta. 

O pesquisador polonês Jan Kott, em seu excelente ensaio Os Reis, primeiro capítulo de Shakespeare Nosso Contemporâneo, escreve que para que mergulhemos no universo shakespearano é necessário que iniciemos pelas crônicas históricas e, sobretudo, pelos dois Ricardos (II e III). 

Portanto, podemos considerar bastante assertiva a escolha da peça abrindo um projeto que ambiciona dedicar-se à encenação de todas as obras do autor, ator, diretor e chefe de companhia teatral da Inglaterra elisabetana. 

As boas escolhas, contudo, ultrapassam a opção em se montar Ricardo III, mas também residem na original abordagem escolhida pelo diretor Marcelo Lazzaratto na condução seca e direta que dá à trama fôlego contemporâneo, a aproximar o jogo da ambição pelo poder à que Ricardo – que não poupa irmãos, sobrinhos e esposa, além de aliciar comparsas, também inescrupulosos, para realizar seu intento – se dedica, como o é nosso obscuro jogo político ao desvelar coligações partidárias e votos em projetos de leis que nos pareciam improváveis. 

O tom da utilizada teatralidade é dado desde o inicio de Ricardo III, quando Chico Carvalho, intérprete, com vigor eletrizante e domínio corporal insuspeito, do personagem título, corporifica as palavras do texto que falam sobre suas deformações físicas que o distancia da vivencia amorosa. 

É a essência da concepção: colocar o ator no lugar de quem tem ciência do que faz e revelar aos espectadores como faz. 

Evidentemente que o superlativo talento de Chico Carvalho possibilita o minucioso efeito duplo alocado a esse Ricardo. 

O ator não permanece toda a cena curvado, manco e torto como é descrito, mas é como se o físico do ator refletisse o imaginário da personagem: sua postura ereta e imponente parece mais adequada às vilanias feitas pelo soberano. 

Há, ainda, interessante quebra postural quando Ricardo está fragilizado, em que a postura física da personagem se torna mimética ao que relata o texto. 

Outro recurso a reforçar a teatralidade da cena é o mesmo ator interpretando vários personagens.

Todavia, esse recurso pode acarretar uma certa confusão em acompanhar quem é quem, mas claramente a opção da encenação não é demarcar os personagens históricos do período em que se passa a trama, a Guerra das Rosas, mas, evidenciar a engrenagem sórdida rodada pelos sedentos de poder. 

Ao privilegiar o trabalho dos atores que dizem seu texto com organicidade, própria de quem estudou a obra e sabe perfeitamente o que está falando, e domínio de seu instrumento vocal – é tão bom ouvir a poesia e os jogos de palavras, típicos de Shakespeare, ditos de maneira clara e com propriedade! –, Lazzaratto atingiu certa unidade de interpretação na montagem, sendo destacáveis, além de Chico Carvalho, os atores André Correa, dócil, firme e verdadeiro como Clarence; o dissimulado e ambicioso Buchingham, primo de Ricardo, interpretado por Marcos Suchara; a elegância e serenidade de Imara Reis como a Duquesa de York; e a rainha Margareth vivida pela excelente atriz Renata Zhaneta que dá à personagem uma dimensão profética tal qual Cassandra ou Sibila da mitologia grega. 

A cenografia de Kleber Montanheiro dialoga com muita inteligência com a proposta da montagem, com uma espécie de arena circular elevada em relação a altura do palco – como se revelasse o espaço em que se baila a dança da vil politicagem -, avançando em direção ao proscênio e contendo plateia e outros espaços do teatro na cena. 

Luz, de Wagner Freire, e trilha sonora, de Daniel Maia, discretas no geral, são responsáveis pelo ótimo e teatral das mortes. 




CONVERSA COM O ELENCO DE RICARDO III
(publicada originalmente pela Revista Cena 20)

Qual foi a linha de partida para sua encenação dessa montagem de Ricardo III?
MARCELO LAZARATTO - Por se tratar de uma peça com forte cunho político optei por encena-la sobre um tablado em forma de arena rompendo a moldura do palco italiano e avançando sobre as cadeiras da plateia. Essa opção além de enfatizar o jogo político aproxima o público dos acontecimentos e das reflexões contidas no texto de Shakespeare. Com isso acredito que o diálogo entre o erudito e o popular, próprio das características do autor, se fortalece e naturalmente se atualiza.
Percebe-se na encenação o caráter épico, no seu ponto de vista, o que há de Brecht em Shakespeare e o que há de Shakespeare em Brecht?
MARCELO LAZARATTO - Brecht é um grande autor do século XX. E como todo grande autor reconhece a tradição e assume suas influências. E Shakespeare é sem dúvida uma grande influência na obra brechtiana.  O caráter épico por ele desenvolvido durante sua vida estão presentes em Shakespeare. O obra shakespeariana  é tida como universal porque em meio a tantas coisas não se prende à pureza dos gêneros. Em Ricardo III, por exemplo, há momentos épicos outros líricos e também dramáticos. E me parece que nas grandes peças de Brecht, como “Círculo de Giz Caucasiano”, “Mãe Coragem” e “A Alma Boa de Setsuan”, embora com ênfase no épico, encontramos elementos dos outros gêneros. Brecht e Shakespeare se utilizam da expressão teatral para tratar e discutir temas humanos complexos e profundos em diálogo direto com seu tempo.
A construção da sua personagem salta aos olhos e vem arrancando elogios calorosos dos espectadores, como foi seu processo de criação, as descobertas e a apropriação desta personagem?
CHICO CARVALHO – Obrigado pelo elogio! A construção desse trabalho é resultado de um processo coletivo e colaborativo, envolvendo o entendimento do conteúdo das cenas e a proposta de jogo entre nós, atores, sempre sob o olhar cuidadoso do diretor Marcelo Lazzaratto, que nos concedia total liberdade para experimentar maneiras de dar vida ao texto de Shakespeare. Logo de início senti-me bastante tranquilo e seguro, já que havia um interesse comum entre eu e o Lazzaratto em investigar a teatralidade contida nessa personagem, que se destaca por desenvolver diversas estratégias de persuasão em favor dos seus intentos. Encaramos o Ricardo III como uma espécie de coringa, alguém capaz de rearticular rapidamente seus gestos e ações, vestir e desvestir máscaras, adequando-se às circunstâncias que lhe são apresentadas de modo a cumprir com suas vontades, direcionadas, na sua totalidade, para o crime e a vingança. Nesse sentido, a criação do personagem está inteiramente calcada no prazer quase lúdico de se brincar de vilão, tomando atenção, claro, para não fugir da sinceridade do discurso humano latente na obra de Shakespeare, e sublinhando toda e qualquer contradição de caráter como um atributo da nossa condição. É importante dizer que a linguagem e a encenação do espetáculo priorizam a consciência de que estamos dentro de um teatro, compartilhando com o espectador a condução de uma história da qual ele é parte integrante e participativa, portanto, não escondemos o fato de estarmos sobre um tablado e interpretando, pelo contrário, fazemos desse recurso – amplamente sugerido pela própria dramaturgia do autor inglês – uma chave para estabelecer imageticamente a materialidade dos diversos cenários e circunstâncias que movem as personagens. A meu ver, não há forma mais prazerosa de se pisar no palco, usufruindo disso que ele oferece como princípio desde os tempos em que se descobriu essa forma de expressão: o ‘to play’, o jogo, a mentira deslavada que quando experienciada com entrega e paixão, torna-se viva e cativante. Sou inteiramente grato à todos os que participam dessa equipe, e que tornaram possível a concretização desse trabalho. É um privilégio cada vez mais raro no teatro brasileiro.
A Duquesa de York participa de momentos de muita emoção do espetáculo, incluindo um embate com o próprio filho, como se dá, dentro do seu trabalho, a busca e a vivência dessa emoção em cena, dos ensaios às apresentações?
IMARA REIS - Na verdade é um acúmulo. A Duquesa, em cenas que não estão presentes no espetáculo, se refere ao filho sempre questionando as atitudes dele, sempre desconfiada de seus propósitos. Ela o nega como filho digno de seu afeto com base no que lhe custou tanto do ponto de vista fisiológico (gestação, parto etc..) quanto do da convivência entre eles que sempre foi muito crítica.  Há, nesta relação, algumas coisas que me parecem até extraordinárias, como por exemplo quando ela fala com a Rainha Elizabeth e diz que tem sobrevivido  graças à presença dos seus 2 filhos, espelhos exemplares  de seu digno, valoroso marido, sendo se refere à Ricardo como o espelho falso que reflete a própria vergonha dela. Durante a peça, ela vai observando a somatória das ações dele – observações estas que não estão presentes fisicamente no espetáculo pois a Rainha Margareth já cumpre esta função-  até explodir na cena final. Numa explosão contida de acordo com a orientação da direção. Por mim, não sei dizer isto com uma palavra mais sutil, eladescaralharia. Ou melhor, chegaria ao paroxismo.  É uma soma e, como já disse, um acúmulo de dados que chegam ao auge com o assassínio dos netos. Note-se que muito embora o Ricardo nunca execute os seus crimes, para ela é claro que foi ele, sempre ele, que os cometeu, que foi, na verdade, o sujeito de cada uma destas ações. Como processo de coxia, até chegar  ao momento das cenas, faço uma coisa que pode parecer maluquice, vou-me esvaziando de mim, e me colocando no aqui e agora total, para quando em cena reagir a cada um dos estímulos da cena em si. Menos a primeira em que, por um tempo, trabalho com a imaginação do que estaria acontecendo com ela momentos antes de entrar, como se trouxesse o sentimento de um grande corredor. Adoraria ter podido ensaiar esta peça por pelo menos uns 4 meses, ter-me aprofundado ainda mais na relação com este filho,  pois na minha imaginação ele tem muito dela,  da sombra dela.
Além do atual Ricardo III, há dois outros espetaculos de Shakespeare, relativamente recentes, nos quais você trabalhou: em 2006 participou de outra versão de “Ricardo III” com direção de Roberto Lage e em 2007 de “Macbeth” com direção de Regina Galdino. O que você considera mais dificil e mais prazeroso em Shakespeare?
RENATA ZHANETA - Falar Shakespeare é um desafio enorme. E é exatamente esta dificuldade que se torna o maior prazer. Quanto mais a gente estuda, maior é o prazer da descoberta nesta obra inigualável.



FICHA TÉCNICA DE RICARDO III 

Elenco: 
Chico Carvalho
André Corrêa
Evas Carretero
Fernando Nitsch
Heitor Goldflus
Imara Reis
Isis Valente
Marcelo Moraes
Marcos Suchara
Maria Laura Nogueira
Rafael Losso
Renata Zhaneta

De: William Shakespeare 
Tradução/Adaptação: Jorge Louraço 
Direção Geral: Marcelo Lazzaratto 
Assistência de Direção: Wallyson Mota 
Direção de Produção: Alexandre Brazil e Erike Busoni 
Produção Associada: Christiane Tricerri 
Assistência de Produção: Daniele Cardoso 
Direção Musical: Daniel Maia 
Cenografia: Kleber Montanheiro 
Iluminação: Wagner Freire 
Figurino: Marichilene Artisevskis 
Camareira: Isis Valente 
Contrarregra: Sergio Sasso 
Design do site: Fernando Valini 
Realização: SE4 Produções, Escritório das Artes e Cia da Matilde 

Sexta dia 20 de Fevereiro
21 horas
Teatro do SESC-SANTOS 
Rua Conselheiro Ribas, 136

Apoio Institucional: › Ministério da Cultura (Lei Rouanet)
PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo
“Este projeto foi contemplado pelo PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ/2013”. › “Projeto apoiado pelo Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011/2012”.






No comments:

Post a Comment