Saturday, February 28, 2015

SELMA: UMA LUTA PELA IGUALDADE (por Sérgio Prior)


(texto publicado originalmente em www.setimaarte.iron.com.br)


A Academia de cinema de Hollywood foi pressionada por não incluir "SELMA" como concorrente nas principais categorias do Oscar de 2015. 

A vida e a obra de Martin Luther King é um dos pontos altos da história norte-americana do século XX, com seu discurso pacifista contra o racismo, mas isso não torna o filme obrigatoriamente bom. 

A causa é pra lá de justa e atual, mas não assegura que a direção de Ava DuVernay seja burocrática.

O dinheiro e a presença de expoentes da comunidade negra hollywoodiana, entre eles Oprah Winfrey, não consegue fazer jus à luta do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Martin Luther King (David Oyelowo, ator inglês, por sinal) em sua luta contra o racismo no sul do país, onde se concentrava - e ainda ocorre o mesmo nos dias de hoje - o maior número de racistas, de membros da Ku Klux Klan, enfim, de "rednecks" que se interpõem entre a integração dos negros na sociedade americana. 



O ano é 1965. 

O episódio central é a marcha da cidade de Selma a Montgomery, capital do estado de Alabama. 

Portanto, não estamos diante de uma cinebiografia de Martin Luther King. 

O líder anti-segregacionista tem de lutar em um nível nacional com o presidente Lyndon Johnson (Tom Wilkinson, ótimo como de costume), e em nível local com o governador do Alabama, George Wallace (Tim Roth, numa atuação extraordinária). 

Lyndon Johnson se vê pressionado pelo poder sulista, diga-se segregacionista, de um lado, e do homem que pregava a paz absoluta para alcançar a igualdade entre negros e brancos. 

Interessante a participação de Malcolm X, líder negro que pregava a violência como forma de auto-defesa para a preservação dos direitos dos negros, colaborando de forma pacifista com o episódio de "SELMA". 

Até que os negros (e muitos brancos) conseguissem marchar até Montgomery muita gente apanhou e foi humilhada. 

Tudo é mostrado de forma muito acadêmica. 

Faltou histamina para a diretora Ava DuVernay, que tinha um elenco estelar em suas mãos, onde quem brilhou foi Tim Roth, um tema atualíssimo, um dos personagens mais interessantes do século XX, Luther King, e só conseguiu nos ofertar um filme mediano. 

E, para dizer a verdade, nem merecia ter levado a estatueta de melhor música, que deveria ter ido para as mãos do filme "Mesmo Se Nada Der Certo"  -- no original, "Begin Again", de John Carney, com Mark Ruffallo e Keira Knightely -- com a faixa "Lost Stars".


SELMA (2014)

ELENCO: 
TOM wilkinson
David Oyelowo
Carmen Ejogo
Jim France
Trinity Simone
Mikeria Howard
Jordan Christina Rice
Ebony Billups
Nadej k Bailey, 
tim roth
oprah winfrey 



ROTEIRO:

PAUL WEBB 


PRODUÇÃO:

CHRISTIAN COLSON
DEDE GARDNER
JEREMY KLEINER
OPRAH WINFREY
BRAD PITT 


DIREÇÃO:
AVA DUVERNAY

EM CARTAZ NO PÁTIO IPORANGA, SANTOS 





No comments:

Post a Comment