Thursday, November 30, 2017

NOSSO FILME DA SEMANA VEM DA NORUEGA, E É EXTREMAMENTE INUSITADO E ORIGINAL.

por Manuel Mann


Em circunstâncias normais, odeio filmes de terror, e falta-me paciência para a imensa maioria dos filmes de suspense produzidos de vinte anos para cá.

Mas “Thelma” é diferente. É um filme de suspense com toques de horror que mescla romance, drama e temas sobrenaturais de uma maneira absolutamente original.

É escrito e dirigido por Joachim Trier ("Reprise", “Louder Than Bombs” e “Oslo”), e é a grande aposta da Noruega ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro de 2018.



É sobre uma garota do interior que vai para a Universidade em Oslo e, longe de seus pais, se vê livre das privações religiosas e comportamentais impostas por sua família, e pode finalmente frequentar bares e festas, pode fumar e beber, pode usar drogas e pode ter uma vida sexual.

Conforme ela vai tentando se integrar ao mundo para descobrir qual o seu papel, driblando a insistência de seus pais em monitorar seus passos à distância, ela descobre que possuí superpoderes, e se atrapalha um bocado ao tentar manejá-los.

Joachin Trier soube enlaçar a trama com um ar de mistério, um pouco de comédia e leves tons de terror, fazendo uso de poucos diálogos e de muitas simbologias nas descobertas de sua personagem.

A interpretação de Eili Harboe como Thelma é no mínimo corajosa, já que o filme é repleto de cenas fortes, e envolve temáticas polêmicas como homossexualidade, fanatismo religioso e repressão vivenciadas pela personagem.



O filme reflete sobre a vida e sobre a importância do autoconhecimento. Questiona a forma prejudicial com que a religião e comportamentos tidos como “certos” são impostos. E enfatiza a importância de preservar sempre o livre arbítrio e o direito de escolha de cada indivíduo.

Trocando em miúdos, "Thelma" talvez seja uma espécie de cruzamento entre "Carrie" de Brian De Palma com "A Zona Morta" de Davod Cronenberg, com "O Bebê de Rosemary" de Roman Polanski como a cereja do bolo.

Se você está procurando por um suspense divertido, inusitado, envolvente e perturbador, venha por aqui...



THELMA
(Thelma, 2017, 116 minutos)

Roteiro e Direção

Joachin Trier

Elenco

Eili Harboe
Thelma Kaya Wilkins
Ellen Dorrit Petersen
Henrik Rafaelsen

Cotação



No comments:

Post a Comment