Saturday, March 7, 2015

JON STEWART ESTRÉIA NA DIREÇÃO E NÃO CONVENCE (por Sérgio Prior)


(publicado originalmente em www.setimaarte.iron.com.br)


Jon Stewart, o diretor de "118 Dias", é uma espécie de Jô Soares norte-americano. 

Um comediante e apresentador de uma talk-show que iniciou sua carreira atrás das câmeras com este filme que versa sobre a vida do jornalista da revista Newsweek, o iraniano Maziar Bahari (Gael Garcia Bernal). 

A primeira parte do filme mostra as influências familiares de Bahari. 

Seu pai foi um comunista, chegando a ser preso na época de Mohammad Reza Pahlavi detinha o poder no Irã, com a ajuda particular dos EUA. 

Sua irmã foi a sua mentora intelectual, e foi igualmente presa devido ao regime fundamentalista do Ayatolah Khomeini. 

Através de sua irmã Bahari, conhece o cinema de arte (Teorema, de Pasolini) e o bom gosto musical (a obra de Leonard Cohen). 

Com os antecedentes contestadores e carcerários dos seus familiares, Bahari deveria ser menos ingênuo ao sair de Londres (onde morava com a esposa ocidental que estava grávida) para cobrir as eleições presidenciais do Irã em 2009. 

Os candidatos à presidência eram Mussavi, com perfil liberal e reformista das instituições políticas do pais, e Ahmadinejad, que representava a ala mais retrógrada do fundamentalismo islâmico. 

Logo que chega a Teerã Bahari conhece um taxista que o coloca em contato com alguns dos apoiadores da candidatura de Mussavi. 

Me pergunto: como um jornalista de uma revista de circulação mundial não tem fontes dentro de sua cidade natal e se deixa levar por um sujeito que ele encontra no aeroporto? Santa ingenuidade, Batman! 

É claro que Bahari irá ser preso, e os 118 dias do título se referem ao tempo em que ele fica confinado nas mãos dos discípulos de Ahmadinejad. 

A tortura pior não é a física, mas a moral. 

Bahari se vê diante de um acerto de contas com os fantasma do seu passado, seja ele representado pelo seu pai ou por sua irmã (ambos falecidos). 


O primeiro longa de Jon Stewart não mostra nada de inovador. 

Ele deveria ter aprendido mais com o cinema de Kathryn Bigelow e seu "A Hora Mais Escura". 

Ou talvez escolher um personagem menos pueril.








118 DIAS

(ROSEWATER)

2014 EUA 103 min

Direção e Roteiro 
JON STEWART

Elenco
GAEL GARCIA BERNAL
KIM BODNIA
DIMITRI LEONIDAS

em cartaz no Cinespaço Shopping Miramar




No comments:

Post a Comment