Tuesday, March 31, 2015

O MELHOR DE CARL REINER COM STEVE MARTIN AMANHÃ NO CINECLUBE PAGU



Crítica de Janet Maslin (The New York Times)
Publicada no dia 21 de Setembro de 1984


Tem coisas que só vendo mesmo para que possamos acreditar. O trabalho em equipe sensacional de Steve Martin e Lily Tomlin em ''Um Espírito Baixou em Mim (All of Me)'' é um deles. Se esta ótima comédia não pegar você de jeito, verifique seus sinais vitais: você pode estar com mais problemas que Edwina Cutwater, a viúva moribunda interpretada por Lily Romlin. A vida de Edwina está por um fio quando o filme começa, e ela está prestes a embarcar em uma operação espiritual em que sua alma vai deixar seu próprio corpo e se mudar para o corpo de uma mulher exuberante.

''E o que faz você pensar que você pode fazer isso?", pergunta Roger Cobb (Steve Martin), o advogado que irrita Edwina. ''Porque eu sou rica", ela responde. De fato ela é: toma suas pílulas mergulhadas em caviar e usa diamantes no leito de morte. Mas, no momento de sua morte, o swami que vai conduzir a "transfusão" de sua alma para outro corpo (Richard Libertini) se atrapalha e o vaso que contém sua alma cai pela janela do prédio na cabeça de Roger, que está saindo do prédio naquele exato momento. Roger fica tão confuso a princípio com a presença de Edwina em seu corpo, falando sem parar na sua cabeça, que desconfia estar captando um capítulo no novelão General Hospital através de suas obturações

Na verdade, antes disso tudo acontecer, Roger está tão descontente com a vida quanto Edwina. As coisas não têm ido muito melhor para Roger do que eles têm para ela. Ele não se importa com os casos que seu futuro sogro entrega para ele. Ele sabe que precisa se concentrar mais duro em seu trabalho legal, mas a presença de Edwina muda tudo, e fornece ao Steve Martin a maior oportunidade cômica de sua carreira até então. Ele lida com os aspectos físicos do papel - Roger comanda o lado esquerdo de seu corpo, e Edwina o lado direito - de forma tão brilhante que há momentos em que é quase possível esquecer que aquilo que estamos vendo é uma ilusão.
Mesmo que fosse apenas uma performance inspirada de comédia física, '' All of Me '' já seria um filme delicioso. Mas como é dirigido por Carl Reiner, escrito por Phil Alden Robinson e interpretado por um elenco maravilhoso, o filme acaba sendo tão genuinamente espirituoso quanto é peculiar. Martin e Reiner haviam tentado algo vagamente semelhante em ''The Man With The Two Brains'' -- exibido nos cinemas brasileiros com o ridículo título "O Médico Erótico" (nota do tradutor) --, mas como naquela ocasião um dos cérebros estava conservado num frasco, os resultados foram um tanto macabros no final das contas. Aqui não. Aqui tudo flui com leveza e suavidade.

Muito disso deve ser atribuído à maneira surpreendente com que Steve Martin e Lily Tomlin se complementam. Embora cada um delas tenha apenas um curto período de tempo para estabelecer uma personalidade individual antes de ocorrer a fusão -- e embora Edwina possa ser vista em espelhos depois de instalada no corpo de Roger -- cada metade dessa criatura bizarra é imediatamente identificável. Quando uma das mãos bate acordando Roger aos tapas pela manhã, por exemplo, não há a menor dúvida de que é a mão de Edwina.

As possibilidades de Roger-Edwina entrarem em apuros são infinitas, e Carl Reiner e Phil Alden Robinson foram astutamente seletivos. Há uma abundância de gags físicas - Steve Martin arrancando-se primeiro para um lado da rua, depois para o outro - mas há piadas mais intrincadas também. Uma cena de tribunal torna-se hilariante quando Roger cai no sono e Edwina toma conta de seu corpo, emulando suas "atitudes masculinas" -- cuspindo, rosnando, colocando os pés sobre a mesa -- e, finalmente, gritando para dentro do corpo para acordar Roger. 

A postura de vida de Edwina é tão diferente da de Roger que eles entram em conflito até quando vão ao banheiro "juntos". Quando ele vai para a cama com a bela loira que vai ceder seu corpo para a alma de Edwina (Victoria Tennant), ela faz com que ele pense em freiras velhas e gatinhos mortos para sabotar sua ereção.
O desempenho surpreendente de Steve Martin é bem mais visível do filme, mas todo o elenco é bom. Richard Libertini faz um swami que vive num mundo à parte, e que medita contrapondo o toque de um telefone com o som da descarga do vaso sanitário na suite do hotel em que está hospedado. Selma Diamond está muito divertida como a secretária de Roger, e Victoria Tennant, apesar de não ser exatamente uma comediante, ostenta uma postura e um semblante que lembram vagamente Grace Kelly. Madolyn Smith também está muito engraçada como a namorada que tenta fazer Roger ''dizer a palavra M''.

Mas são Steve Martin e Lily Tomlin, em seus melhores trabalhos no cinema até agora, que estão no cerne do sucesso do filme, especialmente quando abandonam sua animosidade e tornam-se parceiros. ''All of Me'' termina com uma nota de graça, com os dois envolvidos em uma maravilhosa dança comemorativa. Faz sentido: há muita coisa neste filme para eles comemorarem.




UM ESPÍRITO BAIXOU EM MIM
(All Of Me, 1984, 93 minutos)

Direção
Carl Reiner

Roteiro
Phil Alden Robinson
baseado em ''Me Two'' de Ed David

Produtor
Stephen Friedman
para Universal Pictures

Elenco
Steve Martin 
Lily Tomlin 
Victoria Tennant 
Madolyn Smith 
Richard Libertini 
Dana Elcar 
Jason Bernard 
Selma Diamond 
Eric Christmas 
Gailard Sartain 
Neva Patterson 
Michael Ensign 
Peggy Feury 
Nan Martin 


Quarta
1 de Abril
19 horas
CINECLUBE PAGÚ

OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036





No comments:

Post a Comment