Sunday, March 1, 2015

UM ENSAIO CONTUNDENTE SOBRE O MEDO COTIDIANO (por Carlos Cirne)



por Carlos Cirne para o Colunas & Notas



O nome em português de “Bem Perto de Buenos Aires” em nada contribui para o entendimento do que se passa nesta película do diretor e roteirista estreante em longas-metragens Benjamín Naishtat. 

Melhor teria sido traduzir-se literalmente o nome original – “Historia del Miedo” – para o português como “História do Medo”, para poder-se ter uma ligeira ideia do que se passava na cabeça do roteirista do enredo.

O filme começa com um helicóptero sobrevoando um subúrbio da capital argentina, anunciando por alto-falantes que parte daquele terreno estará sendo desapropriado e que seus ocupantes devem se reportar às autoridades competentes. 

Quem são estes ocupantes e porque a área está sendo evacuada não fica claro em momento algum.






Imediatamente vamos conhecendo alguns dos habitantes locais, em pequenas cenas aparentemente desconexas, que eventualmente vão se conectar em algum momento adiante. 

E, cada um destes habitantes vai, aos poucos, demonstrando o porquê a história fala de medo, na maioria dos casos imaterial e intangível.

Infindo exercício de paciência e persistência – para o público –, o filme abusa de longos e silenciosos planos, alguns em desconfortáveis closes dos personagens, que nem sempre esclarecem a que vieram, ou o que pretendem. 


Em alguns momentos, o medo pode até atingir ao espectador, como na cena em que o alarme de uma casa aparentemente vazia dispara. 




Mas, na maior parte do tempo, o medo perde a batalha para outra sensação bem menos desejável no cinema: o tédio.

Tudo isto culminando num inexplicável blackout, que deixa mais perguntas do que soluções para quem assiste ao filme. 

Se a intenção era provar que o medo é impalpável e, via de regra, ansiosamente infundado, Naishtat atingiu plenamente sua meta. 

Experimente.




BEM PERTO DE BUENOS AIRES

(HISTORIA DEL MIEDO)

2014
Argentina / França / Alemanha / Uruguai / Qatar
79 minutos

DIREÇÃO
Benjamín Naishtat

ELENCO
Jonathan Da Rosa
Tatiana Gimenez
Mirella Pascual
Claudia Cantero
Francisco Lumerman
César Bordon
Valeria Lois

Em cartaz no Cinespaço Shopping Miramar, Gonzaga, Santos
Sessões às 13h40 e 20h40




No comments:

Post a Comment