Monday, July 10, 2017

AS BOAZUDAS DOS ANOS DE OURO DO CINEMA BRASILEIRO #28: CHRISTINE FERNANDES



por Chico Marques


Tem gente que vai questionar essa escolha, alegando que nossa "boazuda" desta semana é jovem demais -- tem apenas 49 anos de idade --, fez poucos filmes para o cinema, e todos eles nos últimos 18 anos.

Na verdade, existem três motivos para justificar a escolha de Christiane Fernandes para nossa homenagem de hoje.

Motivo #1: Tudo indicava que a carreira de Christiane Fernandes como atriz, tanto na TV quanto no cinema, iria deslanchar logo após a virada do século. Ela ganhava papéis cada vez mais destacados nas novelas da TV Globo, que lhe renderam convites para ser protagonista em dois filmes que tinham tudo para emplacar: "Duas Vezes Com Helena", de Mauro Farias, baseado em um conto de Paulo Emílio Salles Gomes, e "Lara", de Ana Maria Magalhães, sobre a vida da atriz Odete Lara. Só que, infelizmente, ambos os filmes foram muito mal lançados nos cinemas, e se revelaram verdadeiros tiros n'água em termos comerciais. Paralelo a isso -- e provavelmente em decorrência disso --, a oferta de papéis de destaque nas novelas começou a minguar, e Christine foi pouco a pouco sendo rebaixada a coadjuvante pelo casting da emissora. Não é nada fácil sentir na pele estar diante do grande momento de sua carreira, e poucos anos depois sentir que esse momento se perdeu. Para Christine, a única maneira de tentar correr atrás do protagonismo perdido foi seguir o maridão Alexandre Herculano para o núcleo de novelas da TV Record. Hoje ela faz parte do elenco top das novelas da emissora. Como o público cativo das novelas da TV Globo ignora por completo a dramaturgia praticada pela TV Record, muita gente não sabe por onde Christine anda desde que fez "Cheias de Charme" e participou do programa da GNT "Saia Justa" com Monica Valdwogel. Como nós, em LEVA UM CASAQUINHO, somos admiradores incondicionais da moça, e ficamos muito tristes ao vê-la desperdiçada nas novelas bíblicas da TV Record, decidimos homenageá-la por aqui de forma pouco ou nada bíblica, como uma espécie de antídoto aos textos ruins e caricatos que ele tem que decorar por lá.

Motivo #2: Christine nasceu em Chicago, e não aqui no Brasil. Veio pequenininha para o Rio de Janeiro. Por conta disso, estava escalada como nossa segunda opção para a Edição de 4 de Julho de LEVA UM CASAQUINHO. Se não conseguíssemos localizar material fotográfico sobre Kate Lyra a tempo da edição de 4 de Julho, recorreríamos para nossa outra "boazuda americana" 20 anos mais jovem. Como não faz sentido guardar Christiane para o 4 de Julho de 2018, decidimos escalá-la para hoje. Como já foi dito anteriormente, somos fãs assumidos dessa "namoradinha do Brasil gone bad".

Motivo #3: É a chance de apresentar aos leitores de LEVA UM CASAQUINHO dois ótimos filmes brasileiros estrelados por Christiane Fernandes que, apesar de relativamente recentes, deram o azar de ser exemplarmente mal lançados nos cinemas e nas TVs por assinatura. Em consequência disso, poucos tiveram o privilégio de vê-los. Até agora, pelo menos.






















Christine Fernandes Alves nasceu em Chicago no dia 1 de Março de 1968. Filha de Maria Helena e Antônio, pais brasileiros, nasceu e viveu por lá até os 3 anos de idade, e então sua família retornou ao Rio de Janeiro. Possui dupla nacionalidade.

Dos treze aos dezesseis anos foi jogadora de voleibol. Aos 16 anos, foi abordada por um olheiro e se tornou modelo naquele mesmo ano. Seguiu de volta para os Estados Unidos e fixou base em Fort Lauderdale, Florida, onde foi trabalhar como modelo fotográfico e, de quebra, terminar o ensino médio e estudar Jornalismo. Aos 22 anos, mudou-se para Tokyo, onde trabalhou por dois anos, até que decidiu voltar ao Brasil e ingressar na Oficina de Atores da Globo.


Estreou na TV em 1992 com um papel pequeno na novela "Quatro Por Quatro", de Carlos Lombardi, mas no ano seguinte Manoel Carlos decidiu presenteá-la com um papel de destaque em "História de Amor". No entanto, só Manoel Carlos a presenteava com personagens de relevo, daí ela começou a recusar convites da emissora para papéis pouco desafiadores e desinteressante. Foi castigada por isso: ficou quatro anos (2010 a 2014) sem receber novos convites da emissora.


Foi quando Christiane aceitou uma proposta da TV Record pela primeira vez, e integrou o elenco de "Essas Mulheres", baseada no romance "Senhora", de José de Alencar.

Sua interpretação de Aurélia foi muito elogiada pela crítica, e serviu para afastar de vez o estigma de "ex-modelo que virou atriz" que ainda pairava sobre ela. Dalí em diante, passou a ser reconhecida como uma atriz corajosa, capaz de encarar uma personagem densa e de grande complexidade como Aurélia.

Seu sucesso abriu as portas do mercado internacional para as novelas da Record, e veio seguido de convites para voltar às novelas da TV Globo. E ela voltou, com um papel de destaque em "Páginas da Vida", de Manoel Carlos, mas sem ilusões quanto à política interna da emissora com seus atores. Logo após a novela, foi fazer teatro, e estreou em grande estilo como protagonista numa montagem elogiadíssima de "Hedda Gabler", de Heirik Ibsen.


Em 2011, passou a integrar o time de comentaristas do "Saia Justa", juntamente com Dan Stulbach, Eduardo Moscovis, Mônica Waldvogel, Teté Ribeiro, Xico Sá e Leo Jaime, mas deixou o programa quando seu pai foi hospitalizado devido a uma doença terminal no Rio de Janeiro, e ela não conseguia vir a São Paulo participar do programa. Foi substituída por Camila Morgado na ocasião.

Desde então, Christine passou a se dividir entre cinema, teatro e participações em programas e especiais da TV Globo, até que em 2017, depois de sete anos sem ser escalada para uma novela, seguiu o conselho do maridão Alexandre Herculano e assinou com a Record para fazer novelas bíblicas. Tomara que não se aborreça por lá.


As fotos abaixo foram todas clicadas por Bob Wolfenson, que adora trabalhar com Christiane como modelo. Foram publicadas nas revistas VIP, ALFA e STATUS ao longo dos últimos dez anos. Não são nus artísticos: são ensaios sensuais com um tom dramático bastante incomum a esse tipo de empreitada fotográfica, e que revelam um lado de Christine Fernandes que ela nunca teve chance de mostrar na TV ou no Cinema.


Senhoras e Senhores, com vocês, uma das mulheres mais lindas e uma das atrizes mais injustiçadas deste país.
















































CINEMA
AnoTítuloPersonagem
1999O Trapalhão e a Luz AzulPrincesa Allim / Milla
2000Duas Vezes com HelenaHelena
2001Amores PossíveisAgente Secreto
2001O Xangô de Baker StreetAlbertina
2002LaraOdete Lara
2003Rua 6, Sem NúmeroMaíra
2005Mais uma Vez AmorClara
2012De Pernas pro Ar 2Vitória
2014Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do AnelGracinha de Medeiros 
2015Bem CasadosLaura
2016Meu Amigo HinduDra. Virgínia





















TELEVISÃO
AnoTítuloPersonagemNotas
1994Quatro por QuatroNamorada de RaladoEpisódio: "2 de fevereiro de 1995"
1995História de AmorMarina Alves (Marininha)
1996Perdidos de AmorMaria Luísa
1998Você DecideClara / Amanda / VivianeEpisódio: "Aconteceu..."
Episódio: "Tabu"
Episódio: "Amor ao Próximo"
1998Caça TalentosMelissaEpisódio: "Apocalipse Girls"
1998LabirintoDora
1999Chiquinha GonzagaAlzira
2000EsplendorFlávia Regina
2001Estrela-GuiaLalá Gouveia
2003KubanacanBlanca PaianiEpisódio: "6 de dezembro de 2003"
2005Essas MulheresAurélia Lemos Camargo
2006Páginas da VidaSimone Bueno
2008A FavoritaRita Porto
2009Viver a VidaAriane Vidigal
2010Dança dos FamososParticipanteTemporada 7
2010A Vida AlheiaMelina RosaEpisódio: "Nem Tudo Que Reluz"
2010Diversão.comPaulaEspecial de final de ano
2011Saia JustaApresentadora
2012As BrasileirasLili GalhardoEpisódio: "A Fofoqueira de Porto Alegre"
2012Cheias de CharmeScarlet BensonEpisódio: "6 de setembro de 2012"
2013Louco por ElasMargotEpisódio: "O Ursinho de Pelúcia do Léo"
2013Super Chef CelebridadesParticipanteTemporada 2
2017O Rico e LázaroSammu-Ramat










SAUDAMOS CHRISTIANE FERNANDES
RESGATANDO "DUAS VEZES COM HELENA",
UM BELO FILME BASEADO NUM CONTO
DE PAULO EMÍLIO SALLES GOMES,
QUE PODE SER VISTO NA ÍNTEGRA
NO PRIMEIRO LINK ABAIXO.

E TRAZEMOS TAMBÉM
O ÓTIMO E SURPREENDENTE "LARA",
ONDE CHRISTIANE INTERPRETA OUSADAMENTE
A ATRIZ E CANTORA ODETE LARA,
QUE PODE SER VISTO NA ÍNTEGRA
NO SEGUNDO LINK ABAIXO.

ENJOY... 




No comments:

Post a Comment