Friday, July 28, 2017

CAFÉ E BOM DIA #68 (por Carlos Eduardo Brizolinha)



Sim eu sei, repentinamente desliguei as rodas do mundo e parei para
Ver os olhos de Elizabeth Taylor,
a Barbarelice de Jane Fonda dançando sensualidade,
as pernas perfeitas de Cyd Charisse,
Busto de Jane Mansfield
E o olhar mágico de Lauren Bacall.
A leveza, suavidade irrepreensível de Ginger Rogers,
a voz de Shirley Jones,
a mítica Greta Garbo
e Betty Davis,
de Miss Davis que dizer então.
Os cabelos de Maureen O'Hara,
também os cabelos ondulados de Gene Tierney,
O nariz de Barbra Streisand,
A delicada Grace Kelly. Ainda faltam Loretta Young, Joan Crawford, Lena Horne, Katherine Hepburn, Vivian Leigh, Theda Bara e Claudia Cardinale.
Agradeço demais Vilson e Osvaldo e a gentileza da Isabel Nascimento pelo registro.
Minha felicidade em rever filmes que marcaram minha vida não pode ser escrita.
Eu, Lucy e minha mãe estamos em êxtase.



Bette Davis teve seu apogeu nos anos 40. trabalhou em mais de 100 filmes dos quais tenho um quinto deles. Miss Davis subiu as escadarias do sucesso quando entrou para o cast da Warner e foi uma loucura seus filmes nos anos 40. Dos 20 filmes que tenho de Miss Davis quase metade são desta década. Embora o mais reverenciado seja " A Malvada " o que dizer de " A Estranha Passageira " ? " Jezebel " é do final dos anos 30 e no papel de Julie Mardsen veio seu segundo Oscar, já havia sido agraciada em 1936 como Joyce Heath em " Mulher Perigosa ". Trabalhou com grandes diretores tais como Mankiewicz, Aldrich, Wyler. Confesso que em " Dama por um dia " dirigida por Frank Capra em 1961 teria outra pegada se filmado 20 anos antes, mas Miss Davis é Miss Davis e podemos verificar em " As Baleias de Agosto " direção de Lindsay Anderson de 1987 com quase 80 anos. Salve George Cukor que lhe deu a primeira oportunidade e Ibsen que foi inspiração para seguir carreira de atriz.



A última vez que assisti " A Malvada " faz tanto tempo que não sei precisar a data, mas com certeza foi ao lado de minha avó. Que saudades tenho da minha avó! Foi ela que me levou a primeira vez num cinema quando tinha 6 anos de idade, muito embora por não ter com quem me deixar. Contudo foi inesquecível. Nos anos 70 assistíamos sessão coruja quase todas ás noites e foi nestas noites que destituí Jean Arthur, Loretta Young para eleger Betty Davis como número um do meu ranking de preferidas. Na televisão quase todos os filmes eram dublados, a voz de Miss Davis não era a voz de Miss Davis. Faz aproximadamente 20 anos atrás estou eu de costas e ouço uma voz! - O senhor poderia me dizer onde fica o Mendes Hotel? Não tive duvidas, respondi com uma pergunta. A quem devo a honra de receber Betty Davis? Era Laura Cardoso. Nesta manhã de domingo reencontro Margo Channing/Betty Davis na direção de Joseph Mankiewicz. A voz da Betty Davis é a voz de Betty Davis, mas confesso minha saudade da voz de Laura Cardoso. Não pense que parei ai, estou com Jezebel no gatilho.



Assisti " Chaplin " depois de longo tempo. Já houvera assistido outras vezes e confesso que desta vez, mais do que outras, me comovi muito. São fragmentos da " Minha Autobiografia " e " Chaplin - Vida e Arte " que Atenborough dirige obedecendo a cronologia. Uma pena não aparecer a cena do Oscar de 1972, mas fui buscar no youtube para me comover mais ainda com um dos maiores gênios que passaram pelo mundo.



NUNCA CONTE NADA A NINGUÉM, SE O FIZER, VAI SENTIR FALTA DE TODOS ". Assim Holden Caulfield afirma em " O Apanhador nos Campos de Centeio ". Pensando na vida e tomando café, me vem a imagem de GUY MONTAG, o bombeiro de FAHRENHEIT que abre seu duto para aplacar sua insatisfação para poder entender e explicar tantos questionamentos. Mais um gole de café e penso ter amanhecido cheio de bobagens na cabeça, levanto me e antes de começar a jornada do miolinho da semana, assim diz Imara todas as quartas feira, assumo o Bartleby que existe em mim e desacato, rasgo verdades estabelecidas do convívio social e profiro com convicção " EU PREFIRO NÃO FAZER, DIZER, SAIR, COMER, LEVANTAR ". PARA PODER TER A PAZ E O SILENCIO NECESSÁRIO. BOM DIA E MAIS UM CAFÉ POR FAVOR.


 

Carlos Eduardo "Brizolinha" Motta
é poeta e proprietário
da banca de livros usados
mais charmosa da cidade de Santos,
situada à Rua Bahia sem número,
quase esquina com Avenida Mal. Deodoro,
bem ao lado do Empório Homeofórmula,
onde bebe diversas xícaras de café orgânico
ao longo de seu dia de trabalho.






No comments:

Post a Comment