Saturday, July 22, 2017

SAUDAMOS O INESQUECÍVEL E GENIAL ROBIN WILLIAMS, QUE COMPLETARIA 66 ANOS NESTA SEXTA

por Chico Marques


Robin Williams foi um comediante notável, com uma rapidez vertiginosa e uma capacidade única de segurar stand-ups prolongadamente, que só encontrava paralelo em seu grande amigo de toda a vida Billy Crystal -- aliás, os dois adoravam improvisar rotinas de comédia juntos.

Sua personificação de Madre Teresa de Calcutá bêbada era absolutamente impagável.

Certa vez, conseguiu personificar um golfinho que falava como Marlon Brando.

Ele era capaz de fazer qualquer coisa como ator.  



Robin começou sua carreira no cinema depois do sucesso da série de TV Mork and Mindy.

E começou de um jeito meio torto -- com Popeye, um filme extremamente ambicioso de Robert Altman com Jules Feiffer, que se revelou um fiasco de bilheteria monumental.

Mas depois, conseguiu brilhar intensamente numa série de sucessos estrondosos de bilheteria como Bom Dia VietnamUma Babá Quase Perfeita e Sociedade dos Poetas Mortos.

Conseguiu ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua impressionante performance em Gênio Indomável, e passou todo o resto de sua carreira alternando performances dramáticas contundentes com performances cômicas devastadoras -- derrapando eventualmente para o melodrama, falha que muitos gente não perdoavam nele.



Mas o caso é que Robin sempre foi assim: fenético, exagerado, com uma capacidade inesgotável de criar personagens.

Consta que, quando criança, costumava brincar de Forte Apache, e elaborava uma voz diferente para cada um dos bonequinhos de soldados e índios que vinham na caixa -- e eram dezenas deles.

Seu senso de humor era incansável.

Ele foi o único a conseguir fazer seu colega de escola Christopher Reeve rir depois da queda de cavalo que o imobilizou.

Como ele fez isso?

Personificando um médico russo que queria a qualquer custo fazer uma colonoscopia em Reeve.



Robin Williams nasceu em Chicago em 1951, há exatos 66 anos.

Sua vida pessoal sempre foi uma confusão dos diabos.

Foi dependente de cocaína por muito tempo, e é dele a frase irônica: "a cocaína é a maneira que Deus tem de dizer que você está ganhando dinheiro demais".

Depois de um infarto que quase o matou dez anos atrás, Robin virou um ciclista contumaz e circulava pelos arredores de San Francisco, onde morava, com grupos de ciclistas que o acolhiam de braços abertos.

Parecia feliz, trabalhava compulsivamente, e não se importava por não conseguir mais papéis como protagonista no cinema, daí abraçava qualquer papel que lhe oferecessem, e dava sempre o que tinha de melhor para trazer vida a eles.

Mas, na verdade, Robin vivia um pesadelo por conta de uma doença terrível: a demência com corpos de Lewy. Que ele escondia dos estúdios, fugindo dos exames médicos mais detalhados impostos pelas seguradoras dos filmes, para assim poder continuar trabalhando.

O agravamento da doença o levou a uma depressão, que, por sua vez, o levou ao suicídio, surpreendendo até seus amigos mais próximos, como o apresentador Dave Letterman e seu frequente parceiro de palco Billy Crystal.



Para celebrar os 65 anos de nascimento deste comediante inigualável e ator estupendo, escolhemos 5 filmes menos conhecidos de sua filmografia e, de quebra, resgatamos sua performance mais contundente no cinema, no filme "O Pescador de Ilusões".

Todos os 6 filmes em questão estão disponíveis para locação nas estantes da Vídeo Paradiso.

Senhoras e Senhores, Mr. Robin Williams...




O MUNDO SEGUNDO GARP
(The World According To Garp, 1982, 136 minutos, direção George Roy Hill)

TS Garp (Robin Williams) é uma espécie de anjo torto. Sua mãe, a enfermeira Jenny Jenny (Glenn Close). Seu pai ele não conhece: é apenas um soldado que chegou quase morto ao hospital com uma ereção inabalável que sua mãe -- avessa a sexo, mas que queria ter um filho de qualquer maneira -- tratou de aproveitar antes que ele apagasse. Garp se casa, tem uma vida iluminada e vira romancista, mas não consegue jamais alcançar o sucesso de sua mãe, que escreve um livro de auto-ajuda para abstinentes sexuais e, sem querer, vira mentora de um grupo de radicais que segue seus ensinamentos. Destaque especialíssimo para John Lithgow, um ex-herói de futebol que muda de sexo e vira confidente de Garp. Bela e cativante adaptação de George Roy Hill para o romance de sucesso de John Irving, marcou a segunda estreia de Williams como protagonista num filme de Hollywood. A primeira estreia foi em Popeye, mas como quase ninguém viu, não valeu.
O NEGÓCIO É SOBREVIVER
(The Survivors, 1983, 103 minutos, direção Michael Ritchie)

Sonny Paluso (Walter Matthau) e Donald Quinelle (Robin Williams) são dois recém-desempregados que se conhecem numa feira de armas de fogo e que estão pensando em se vingar da sociedade que os descartou. \no entanto, sem querer, acabam virando heróis nacionais depois de evitar um assalto a um bar. Mas quando o ladrão (Jerry Reed) vê a cara de Donald na TV, decide perseguí-lo. Uma comédia de humor negro brilhante e pouco vista de Michael Ritchie que faz graça com um assunto que assusta muitos americanos: a facilidade de acesso a armas de fogo por gente completamente. desequilibrada.

O PESCADOR DE ILUSÕES

(The Fisher King, 1991, 138 minutos, direção Terry Gilliam)


Robin Williams é Perry, um professor de história sem-teto que vive num mundo de fantasia cheio de castelos, cavaleiros Vermelhos e donzelas em perigo. Jeff Bridges é Jack, o disc-jóquei número 1 de Nova York, cuja arrogância desmedida desencadeia uma tragédia que arruína sua carreira. Sem um centavo e nenhuma perspectiva, Jack se vê salvo do desastre pela mais improvável dos salvadores... Parry. Começa assim a incrível história do Pescador de Ilusões uma saga moderna pela redenção e pelo Cálice Sagrado, cheia de humor, sensibilidade e romance arrebatador. Filme exuberante de Terry Gilliam, com Amanda Plummer e Mercedes Ruel em performances nada menos que espetaculares.


A GAIOLA DAS LOUCAS
(The Birdcage, 1996, 119 minutos, direção Mike Nichols)


O filme narra a chegada de Val Goldman (Dan Futterman) à casa dos pais, um casal homossexual formado por Armand (Robin Williams), o gerente de uma boate drag de Miami, e Albert (Nathan Lane), a atração principal do estabelecimento. Val volta para casa para anunciar que está noivo de Barbara (Calista Flockhart), filha do senador republicano ultraconservador Kevin Keeley (Gene Hackman). Com a ocorrência de um escândalo sexual em seu partido político, Kevin e sua esposa Louise (Dianne Wiest) decidem que o momento é propício para deixar sua filha se casar com Val (para fazer a mídia se focalizar no casamento e esquecer o escândalo), sem imaginar como é a família do noivo. E, para ajudar o filho, Armand e Albert vão ter que rebolar para virarem outras pessoas! Refilmagem de La Cage Aux Folles, de Edouard Molinaro, grande sucesso internacional com a dupla Ugo Tognazzi e Michel Serrault, que gerou 3 filmes inesquecíveis. Apesar de ter sido recebido com frieza a princípio, The Birdcage pouco a pouco foi ganhando a simpatia do público, graças a Robin e Nathan, que estão engraçadíssimos.

CANDIDATO ALOPRADO
(Man Of the Year, 2006, 115 minutos, direção Barry Levinson)

Uma comédia em sintonia com os tempos atuais, em que figuras folclóricas tem ascendido a importantes cargos políticos, como o estilista Clodovil Hernandes na Câmara dos Deputados. O filme conta a história de um apresentador de TV, ao estilo Jô Soares, que, numa brincadeira, anuncia uma candidatura ao cargo de presidente do país. Sem querer, seu nome torna-se popular, e a vitória, antes impensável, ameaça tomar corpo. Robin está extremamente à vontade para exercitar no filme o humor físico que tanto gostava de fazer. Sempre que trabalhou com Barry Levinson, as performances de Robin nunca foram menos do que muito boas. Aqui, a regra se confirma mais uma vez. Com Laura Linney, Christopher Walker, Tina Fey e Jeff Goldblum no elenco de apoio. Nada mal, hein?
MORRA SMOOCHY, MORRA
(Death To Smoochy, 2002, 104 minutos, direção Danny DeVito)

Veterano e popular apresentador de um programa infantil da TV (Robin Williams) perde o emprego depois de ser envolvido num caso de suborno. Cada vez mais enlouquecido, ele planeja vingança contra seu substituto (Edward Norton), que assumiu a apresentação do programa e virou celebridade nacional encarnando o personagem do rinoceronte Smoochy. Mais uma dark comedy bem perversa de DeVito, à moda de seus anteriores Joga A Mamãe do Trem e A Guerra dos Roses. obin está nada menos que sensacional no papel principal.


O QUE FAZER?
(The Angriest Man In Brooklyn, 2014, 92 minutos, direção Phil Alden Robinson)

Após receber a notícia de que tem apenas mais 90 minutos de vida, um advogado (Robin Williams) resolve aproveitar seu pouco tempo restante para corrigir os erros de sua vida. O problema é que o diagnóstico foi dado por engano por uma médica (Mila Kunis), que agora está à sua procura para desfazer o mal entendido. Robin está simplesmente espetacular como o desaforado e ensandecido advogado judeu que enlouquece pouco a pouco ao longo do filme, onde ele contracena com Melissa Leo, Hamish Linklater e James Earl Jones em performances muito intensas. Um filme surpreendente, pelo qual Robin certamente gostaria de ser lembrado.






No comments:

Post a Comment