Thursday, October 26, 2017

A COMÉDIA ROMÂNTICA MAIS ORIGINAL DO ANO É O DESTAQUE DA SEMANA NOS CINEMAS

por Raul Reis (de Lisboa)
para


Dizer que Doentes de Amor é uma autobiografia é verdade mas não chega. Trata-se da história de um momento preciso na vida de um cómico que se apaixona pela sua atual mulher enquanto esta estava em estado de coma.

O argumento foi escrito pelo casal Emily Gordon e Kumail Nanjiani com base na história de amor que ambos viveram. Sem estragar o prazer de ver Doentes de Amor pode dizer-se que Kumail é um jovem paquistanês que emigrou muito pequeno para os Estados Unidos com os pais. Estes mantêm as tradições do país de origem, entre as quais está o casamento arranjado. Para quem não sabe, no Paquistão pratica-se a mesma tradição que na Índia: os pais tentam encontrar entre eles cônjuges para os seus rebentos.


Kumail, que pretende ser cómico de “stand up” e não advogado tal como os seus pais desejariam, conforma-se com o ritual organizado pela sua mãe que, regularmente convida jovens casadoiras para jantar tentando assim levar o filho ao casamento. Kumail não conta aos pais que encontrou uma americana – não paquistanesa e não muçulmana – com quem tem uma tumultuosa relação.

Um dia, e sem aviso, Emily é internada de urgência no hospital e os médicos colocam-na em coma devido à gravidade do seu estado de saúde. O filme, uma simples história de amor num contexto de intolerância, ganha velocidade com este acontecimento mas, sobretudo, com a aparição dos pais de Emily, interpretados por Ray Romano e Holly Hunter.



Os progenitores não percebem o interesse de Kumail em acompanhar o estado de Emily já que os dois não namoram na sequência de uma malentendido resultante das tentativas de arranjar uma noiva pela parte da mãe de Kumail. Quando Emily entra em coma a situação é estranha mas Kumail acaba por tomar conta dos assuntos da sua ex-namorada como também se torna no maior apoio para os pais dela.



O filme é uma tragicomédia simpática que tem a curiosidade de ser baseada numa história verdadeira (por muito incrível que pareça). Humor e drama misturam-se bem criando uma obra simples mas deliciosa. Além disto, Doentes de Amor é também uma película sobre coisas tão sérias como as dificuldades das segundas e terceiras gerações de emigrantes em conjugarem os costumes da terra de origem com os do país de acolhimento.

Com uma mensagem final positiva e bem humorada, Doentes de Amor é um filme indicado para todos os emigrantes do mundo.


DOENTES DE AMOR
(The Big Sick, 2017, 121 minutos)

Direção e Roteiro
Judd Apatow

Elenco
Kumail Nanjiani
Zoe Kazan
Holly Hunter
Ray Romano
Anupam Kher
Zenobia Shroff

Cotação

em cartaz no Cinespaço Miramar Shopping


No comments:

Post a Comment