Tuesday, April 14, 2015

CHEGADA "A HORA E A VEZ" DOS MUTANTES, NUM LIVRO COM AS FOTOS DE LEILA LISBOA


Soube há pouco pelo amigo e livreiro José Luiz Tahan, da Realejo Livros, daqui de Santos, que uma amiga dele, Leila Lisboa, fotógrafa que acompanhou os Mutantes entre 1969 e 1974, encampou no final do ano passado uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar um projeto que estava na gaveta há 10 anos.

Trata-se de A HORA E A VEZ, um livro com fotos (dela própria) do grupo paulistano Os Mutantes, ícones mundiais do Rock Psicodélico e certamente a banda mais importante do gênero em toda a América Latina.


A HORA E A VEZ reúne registros fotográficos feitos por Leila entre 1969 a 1974, época em que era namorada do Liminha, então baixista dos Mutantes, e acompanhava a banda. Leila viveu momentos inesquecíveis no convívio diário com o grupo e registrou tudo o que pode.

"A época em que eu convivi com eles foi muito leve, divertida, inspiradora e cheia de boas lembranças. Eles eram hilários juntos", conta. O nome do livro é inspirado na canção do grupo A HORA E A VEZ DO CABELO CRESCER, "uma música que foi muito marcante na minha vida", diz Leila.


Segundo ela, o projeto do livro A HORA E A VEZ não recebeu apoio nem por setores da iniciativa privada, e nem do poder público para sua publicação, apesar de ser um verdadeiro memorial de parte importantíssima da história do rock nacional. Se depender deles, fica na gaveta mais dez anos.

"Não consegui acesso a projetos culturais do Governo Federal via Lei Rouanet, e nem apoio estadual ou municipal. As Editoras não se interessaram, nenhuma Empresa topou bancar e os Empresários ligados ao Meio Musical menos ainda... Zero. Eu banquei do meu próprio bolso todo o processo de limpeza e digitalização das fotos, e não custou pouco", relata. 

"O que me entristece nisso tudo é que se eu tivesse verba para o projeto poderia lançá-lo através de qualquer editora -- mas, como não tenho, o jeito é recorrer ao ao Financiamento Coletivo", diz Leila, tentando não se aborrecer.


O projeto de Financiamento Coletivo, ou Crowdfunding, elaborado para levantar fundos para o livro está indo relativamente bem até o presente momento -- falta bem pouco para alcançar a meta de 70 mil reais, que encerra daqui a dois dias.

A divulgação intensa nas Redes Sociais e na Imprensa Escrita e na TV ajudou bastante, e quem já está participando está tranquilo, pois sabe a o livro será publicado mesmo que a meta de 70 mil reais não seja atingida. 

"Todos os que já compraram, e que vierem a comprar o livro por meio da campanha de Financiamento Coletivo, terão o livro em mãos, pois ele sairá de qualquer forma", afirma Leila.


No caso específico de A HORA E A VEZ, a Campanha funciona como uma pré-venda, e o prazo estimado para a entrega do livro é o dia 1 de julho. 

O livro não deve ser impresso em quantidade suficiente para distribuição em livrarias -- a garantia é entregar apenas a quem contribuiu com a Campanha.

Daí a importância da sua participação nessa Ação de Financiamento Coletivo: para que estas 130 belas fotos dos Mutantes que compõem o acervo de Lúcia não fiquem limitadas a uns poucos felizardos e possam ser difundidas pelo mundo inteiro, numa edição maior.

Participe clicando AQUI






No comments:

Post a Comment