Tuesday, April 21, 2015

O ESPÍRITO DO NATAL NO FRONT DE GUERRA, QUARTA, NO CINECLUBE PAGU, ÀS 19 HORAS


texto de Odorico Azeitona
publicado originalmente no blog MARISTI ILLUMINATI


FELIZ NATAL traz os acontecimentos de uma noite de Natal, durante a Primeira Grande Guerra, em que alguns militares alemães, franceses e escoceses encontram-se em trincheiras. 

No campo de batalha, uma situação extraordinária acontece no momento em que escoceses começam a cantar canções festivas. 

No instante em que Nikolas Sprink, um tenor germânico, canta Noite Feliz, uma das canções mais populares do Natal, sua melodia é harmonizada por um flautista do lado inimigo. 

Um momento emocionante e único atinge esses combatentes que estabelecem uma trégua não oficial, para comemorarem juntos o Natal, concordando em um cessar-fogo para aquela noite.

Uma missa é celebrada pelo padre escocês, e no outro dia, enterram seus mortos além de jogarem uma partida de futebol. 

Durante um bombardeio de artilharia, ambos os lados entrincheirados se refugiam juntos para evitar mais mortes.

Depois disso, o sacerdote é enviado de volta e repreendido pelo bispo, mesmo alegando seu ato ser de humanidade na condução de um ritual religioso. 

Os alemães envolvidos são levados para outro front e Audebert, um tenente da infantaria francesa, é enviado para Verdun sendo advertido por sua ação que poderia ter representado traição num tempo de guerra.

Assim, FELIZ NATAL nos familiariza com o cenário europeu da Grande Guerra: uma catástrofe de 4 anos paralizados em trincheiras em que 2/3 da juventude européia perdeu suas vidas.

 Escrito e dirigido pelo francês Christian Carion, é uma história edificante sobre o melhor lado da natureza humana. 

É extraordinário e confortante  saber que os fatos descritos no filme aconteceram não apenas uma, mas em diversos campos de batalha diferentes naquela noite.

Este é um autêntico filme natalino, pois os soldados não hesitam em promover ao menos por um dia a fraternidade máxima na comunhão de três povos – franceses, alemães e escoceses – no mais improvável dos lugares: as trincheiras da Guerra. 

Quer maior afirmação de esperança na Humanidade do que essa?



FELIZ NATAL
Joyeux Noel
(2005 - 94 minutos)

Direção e Roteiro
Chistian Carion

Elenco
Diane Kruger
Natalie Dessay
Benno Fürmann
Rolando Villazón
Guillaume Canet
Gary Lewis

Quarta
22 de Abril
19 horas
CINECLUBE PAGU
OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036



No comments:

Post a Comment