Wednesday, April 29, 2015

ENTRE INIMIGOS; O PREDOMÍNIO DO ESPÍRITO HUMANO FRENTE ÀS ADVERSIDADES

por Carlos Cirne
Texto escrito originalmente para COLUNAS E NOTAS

O ponto focal de “Entre Inimigos” é uma questão bem simples: quem é seu inimigo, numa guerra? Uma nação, em conflito com sua própria nação, ou aquela pessoa que, além de ter a mesma estrutura física que você, partilha dos mesmos sentimentos e necessidades? Ou seja, será que o “inimigo” continua a ser seu inimigo à medida que você o conhece?

A produção franco-sueco-norueguesa “Entre Inimigos”, de 2012, com direção no norueguês Petter Næss, questiona exatamente a condição de antagonismo numa situação de guerra: sob o céu da Noruega, pilotos alemães derrubam um caça inglês e, logo a seguir, caem e são obrigados a se refugiar numa cabana de caça abandonada. 

Logo a seguir, os pilotos ingleses alcançam esta mesma cabana e são subjugados pelos alemães, tornando-se seus prisioneiros (três alemães contra dois ingleses). 

Mas, por quanto tempo esta situação perdurará? 

Porque, afinal, para sobreviver aos rigores do inverno escandinavo, eles vão ter que trabalhar juntos.
Um dos grandes trunfos do filme de Næss é seu jovem elenco, que transmite total credibilidade a seus personagens. Em grande parte, o fato de não serem atores muito conhecidos do grande público – com exceção de Rupert Grint, que dificilmente se desligará, algum dia, da persona de Ron Weasley, de Harry Potter – ajuda neste envolvimento com a plateia. 

E, é claro, o tema da sobrevivência e do predomínio do espírito humano frente às adversidades, não importa quais elas sejam, que tendem a arrancar uma ou duas lágrimas mais ou menos furtivas de espectadores mais desavisados. 

Fora o “golpe baixo” de utilizar-se “Over the Rainbow”, a icônica canção da trilha de “O Mágico de Oz”, da autoria de Harold Arlen e E.Y. Harburg, na trilha sonora do filme. 

Garantia de nenhum olho seco.
“Entre Inimigos” alinha-se com “Nada de Novo no Front” (All Quiet on the Western Front, 1930, direção de Lewis Milestone) e, principalmente, com “Feliz Natal” (Joyeux Noel, 2005, direção de Christian Carion), na tarefa de fazer o elogio à bondade humana, num mundo tão cínico e desprovido de condescendência regido pela guerra ao inimigo sem rosto.
ENTRE INIMIGOS
Into the White
(2012 - 100 minutos)

Direção
Petter Næss

Elenco
Florian Lukas
David Kross
Stig Henrik Hoff
Lachlan Nieboer
Rupert Grint
Kim Haugen


Quarta - 29 de Abril - 19 horas
CINECLUBE PAGU
OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036



No comments:

Post a Comment