Tuesday, May 7, 2019

A SOLIDÃO DO HOMEM FOFO #2 (por Germano Quaresma aka Manoel Herzog)


A SOLIDÃO DO HOMEM FOFO
Capítulo V

Depois de cumular os lábios de Mateos dos mais doces beijos de seu portfolio, Sâmila, sem calcinha, enverga um vestido preto e sai para a faina diária, no banco. Não sem antes, à porta do quarto, e propositadamente, abaixar-se em noventa graus para apanhar algo atirado ao chão, deixando à mostra um organismo bivalve dos profundos mares do amor. Mateos, por pura graça, começa a entoar um cântico Hare Krishna. Ela parte, airosa.

Tão logo parte ela, abre-se a porta do outro quarto do apartamento, de onde a cara amarfanhada e Kleber surge dentre um halo de álcool e cefaleia. Peida, por provocar o amigo, e ruma pros escombros da mesa do jantar, donde sequestra uma patanisca de bacalhau esquecida no prato de alguém.

"Tá comendo bem, hein?"

Mateos repreende a grosseria:

"Não como: faço amor."

"Ah, vai tomar no teu cu."

Capítulo VI

"Grosso."

"Velho, não tô te entendendo. Não precisa fazer tipinho pra mim, belê? A mina já foi, e eu tô falando que tu tá comendo bem esse negócio aqui, não é a mina."

"Esse 'negócio aqui' se chama patanisca, é um quitute português."

"Ui, ele come patanisca. E putanisca. Repito: vai tomar no teu cu, Mateos."

Mateos reflete alguns minutos sobre a advertência do ex-amigo. Pode ser um grosso, mas teve uma sacadinha genial: patanisca/putanisca. Sorrateiro, pusilânime, ele se apropria da criação do companheiro, compõe um poema com o trocadilho e posta no facebook. À noite, vários comentários elogiosos, de senhoras que lhe seguem o perfil (um legítimo feminista!) e um emoticon de bicho preguiça fazendo coração com os braços, este da lavra de Sâmila Sanches, postado às 15:37h, ou seja, em pleno expediente bancário.

O expediente bancário de Sâmila, a gerente de relacionamento, inicia às dez findando às quatro. Kleber, o gerente de pessoa jurídica, opera das onze às cinco. Esse 'as cinco' é uma ficção, ele nunca sai antes de oito, escravizado pelo gerente geral da agência. Foi no meio do expediente de ambos que o GPJ (gerente de pessoa jurídica) viu a GR (Sâmila, a bela) de facebook arreganhado, os olhos perdidos no nada, fazendo emoticon heart pras abobrinhas que o poeta plagiador postava. Ela viu que ele a olhava, mudou de página discretamente, levantou a foi ao toalete. Kleber rumou à mesa de Sâmila, queria voltar à tela inicial, mas sua atenção foi desviada para o assento da cadeira-diretor que albergava as farturas da gerente, encapsuladas no vestidinho preto e só. Uma poça transparente repousava sobre o assento.

Capítulo VII

"...ele nunca sai antes de oito, escravizado pelo gerente geral da agência."

A frase acima, que destaco do capítulo anterior, quem teve a delicadeza para comigo de ler há de concluir se refere ao antagonista da trama, Kleber, escrotomacho que faz o contraponto com o fofo Mateos. A mim, escriba por profissão, tocou escrever a série aqui pra Quaresmaflix e, uma vez imbuído do mister (mistér, e não míster, por favor), cumpre-me apresentar outra personagem de suma importância: o gerente geral.

Getúlio Vargas Candeias Filho, economista formado numa facu barata de Santos, mas que fez pós na USP sob orientação de um fodão do governo FHC, ingressou nos quadros do EROS FOMENTOS, FUNDOS E CAUÇÕES S/A, doravante denominado simplesmente "banco". É onde trabalham ele, Getúlio Vargas (GG), e também Kleber (GPJ) e mais que tudo, a gostosa da Sâmila (GR). Mateos, nosso fofo protagonista, não trabalha no "banco", mas é correntista lá, titular da movimentação da conta da pessoa jurídica que herdou de seu pai, Mateos I, a Mateos & Mateos Empreendimentos Hoteleiros S/C LTDA., que opera sob o nome fantasia Hotel Fazenda Love Nature.

Como se pode concluir, nosso Getúlio Vargas Candeias Filho é filho de um Getúlio Vargas Candeias, a seu turno filho do velho João Candeias, um getulista/trabalhista raiz. Não tinha o sobrenome Vargas, batizou o filho Getúlio Vargas como se fosse um Luiz Carlos, ou Kleber Augusto, ou Regina Célia, esses nomes compostos que tanto encantam a classe média d'outrora. Tudo isso pra dizer que o Getúlio Vargas Candeias Filho, quem nos interessa na trama, atende pela alcunha de Gegê, qual o estadista que lhe inspirou o nome. E que a alcunha Gegê cai feito luva de pelica sobre a função de gerente geral (GG) que o tipo exerce aqui na trama como no banco. ele tem cinquenta e quatro anos bem vividos e coordena a agência com mão de ferro. Bastante enferrujada, aliás, de vez que não faz mais porra nenhuma, explorando seus subordinados, que plantam os louros que ele colhe.

O leitor incauto há de pensar que o ambiente da trama é o banco, o excipiente,o veículo da história - engana-se. De comum a todos os envolvidos está não a servidão ao sistema financeiro, mas ao princípio feminino, aqui representado pela graciosa (e gostosa) Sâmila.

Sei lá, quis fazer este capítulo pra esclarecer as coisas, adiante retomamos a historinha tão pitoresca. Beijiluzes pra vocês.

Capítulo VIII

Retomemos, então, a trama principal. Perdoem o arroubo, no capítulo anterior, deste narrador.
.
.
.
Kleber, como sabemos, havia avançado à mesa de Sâmila por bisbilhotar, na tela do computador, o que ela fazia ao Facebook. Iria, por certo, dar ciência ao gerente geral Getúlio Gegê. Como também sabemos, uma poça de substância gelatinosa sobre o assento da cadeira diretor da GR frustrou a intenção inicial do GPj Kleber. Às suas costas, depois de ele arrojar o dedo à tal substância, e depois às narinas, GG questionou:

"Fiscalizando a mesa da coleguinha, Sr Kleber? Não caberia a mim fazer isso?"

Um gritinho irritantemente efeminado fugiu do gorgomilo do GPJ.

"Que susto, Dr Getúlio!"

"Não se preocupe. Estou brincando. O que cheirava? Deixa ver esse dedinho aí."



Acompanhe as emoções de
A SOLIDÃO DO HOMEM FOFO
aqui em LEVA UM CASAQUINHO

Um oferecimento de
EROS FOMENTOS FUNDOS E CAUÇÕES
(capitalização com amor) e
HOTEL FAZENDA LOVE NATURE
(onde a paixão acontece naturalmente)


Germano Quaresma, ou Manoel Herzog,
nasceu em Santos, São Paulo, em 1964.
Criado na cidade de Cubatão,
trabalhou na indústria química
e formou-se em Direito.
Estreou na literatura em 1987
com os poemas de Brincadeira Surrealista.
É autor dos romances
A Jaca do Cemitério É Mais Doce (2017),
Dec(ad)ência (2016), O Evangelista (2015)
Companhia Brasileira de Alquimia (2013),
além dos livros de poemas
6 Sonetos D’amor em Branco e Preto (2016)
A Comédia de Alissia Bloom (2014).
Este é seu próximo trabalho: 



No comments:

Post a Comment