Monday, April 20, 2015

O SPLENDOUR OF THE SEAS DIZ ADEUS À COSTA BRASILEIRA (por Zeca Silvares)

publicado no perfil do Zeca no Facebook em 20/04/2015


Hoje será um dia especial de despedida no Porto de Santos.

Depois de quase 15 anos de viagens pela costa brasileira, nas temporadas de cruzeiros, o Splendour of the Seas fará sua última partida do cais santista.

O navio da Royal Caribbean foi vendido e vai mudar de nome e de destino no ano que vem, operado pela empresa britânica Thomson Cruises, do grupo alemão Touristik Union International (TUI AG).

Nesse tempo de Brasil o Splendour se transformou em um navio querido por muitos. Em seus cruzeiros transportou o sonho de quase meio milhão de turistas, muitos dos quais fizeram nele sua primeira viagem marítima.

Sem dúvida, pode-se dizer que foi a partir do Splendour que se alavancou o turismo de cruzeiros e se dotou o Porto de Santos de uma estrutura mínima de recepção marítima.

A aposta da Royal no Brasil, no entanto, apesar de manter por tanto tempo o Splendour, estranhamente não vai mais incluir a costa brasileira em seus roteiros, pelo menos na próxima temporada. Não há navios da empresa na programação de 2015/2016.

Viajei no Splendour na primeira temporada, na rota de 1º de março de 2001 e posso dizer que foi uma viagem inesquecível. Percorri todo o seu interior por várias vezes e conheci a estrutura ainda original do navio, que na época era considerado um dos melhores do mundo em sua classe.

Pois hoje ele se despede de nós. Não haverá a pompa de fogos da recepção calorosa de 2000. Infelizmente as despedidas não têm a atração das novidades, talvez por nossa formação cultural ou mesmo por desconhecimento de informações. 

Apenas um grupo de amigos "shiplovers" vai se reunir no Deck do Pescador, no final da tarde, para registrar com emoção a sua última partida. Quem quiser se juntar a nós será bem vindo.



1 comment: