Tuesday, April 19, 2016

2 OPINIÕES CONVERGENTES SOBRE "TRUMAN", FILME COM RICARDO DÁRIN E JAVIER CÁMARA

DOIS GRANDES ATORES NUM FILME ESPETACULAR
por Sérgio Prior
para setimaarte.iron.com.br


O diretor espanhol apostou na quimica entre estes dois atores, Ricardo Darin e Javier Camara, para que o roteiro atinja em cheio seus propósitos.

Julian (Javier Camara) vive no Canadá com sua esposa e seus dois filhos e empreende uma viagem para Madri com objetivo de convencer seu amigo de juventude, Tomás (Ricardo Darin), a retomar o seu tratamento para combater o câncer.

Após um ano em que se submeteu a todos os tipos de exames e tratamentos, Tomas largou a toalha, optou por uma morte longe dos hospitais e dos médicos.

Sua grande preocupação principal é com o seu cachorro Truman.

Quem irá cuidar do seu grande companheiro após a sua morte.

O filme, em mãos erradas, poderia cair num melodrama sem fim.

Não é o caso.

O humor negro e inteligente, com diálogos agudos e que atualizam a amizade destes dois velhos amigos, que tornam "TRUMAN" uma grande experiência.

Darin, o maior nome do cinema argentino contemporâneo divide com o espanhol Javier Camara os méritos da beleza do filme.

Claro que Cesc Gay soube tirar dos dois atores (Tomas inclusive é um ator de teatro que vive uma fase decadente do ponto de vista artístico e financeiro) o talento que sobra em ambos.

Não espere que o cachorro tenha participação grandiosa.

Truman é um coadjuvante nesta imersão de cinco dias sobre o significado da amizade.

Imperdível.

SOBRE A IMPONDERABILIDADE DA VERDADEIRA AMIZADE
por Carlos Cirne
para Colunas & Notas

Tomás (Javier Cámara) acorda, prepara-se e sai de casa, rumo ao aeroporto, e de lá a Madri. Esta viagem, do Canadá à Espanha, o leva de encontro a seu passado, a seu melhor amigo, o renomado ator Julian (Ricardo Darín), que já viu dias melhores.

Julian está enfrentando, sem muito sucesso, uma luta contra o câncer, e através da amiga comum Paula (Dolores Fonzi), Tomás sabe da situação, indo ao encontro do amigo, oferecer-lhe ajuda mas, principalmente, um ombro. Acontece que Julian não está exatamente se entregando à doença.

Apesar de abrir mão do tratamento, que em sua opinião traz mais desconforto que a própria doença, Julian antecipa o fim tomando providências referentes a certos ajustes de contas e à preparação de sua ausência, principalmente para o mais fiel de seus companheiros, o enorme cão Truman, um verdadeiro filho para ele.

E é num período de quatro dias em que a estada de Tomás se dá em Madri, que os amigos devem chegar a bom termo de suas vidas, paixões e destinos.

E só mesmo um ator como Ricardo Darín para transformar o grande Javier Cámara num coadjuvante de luxo. Não que ele não tenha chance, mas a persona de Darín é tão magnética que meio que apaga tudo a seu redor. Ele aqui brilha como o desiludido – e magoado – Julian que, ironicamente, no palco está desempenhando um sardônico Valmont em “Ligações Perigosas”, e na vida real não consegue manter junto a si aqueles que lhe são mais próximos – como a ex-esposa Gloria (Elvira Minguez) ou o filho, Nico (Oriol Pla), que está estudando em Amsterdã – a não ser o fidelíssimo Truman. E é justamente Truman que deve ser cuidado, a princípio.

E Julian começa, com a ajuda de Tomás, a selecionar candidatos a “pais adotivos” que possam dar um novo lar a Truman, quando ele se for. Tarefa das mais complicadas, dado o porte e a idade do animal, mas principalmente dados os laços que os unem. A separação é difícil. E este sentimento se espalha por todo o filme, de maneira insidiosa e quase imperceptível. Emocionante.

Belo filme sobre a imponderabilidade da verdadeira amizade, que desrespeita tempo e distância, e se enraíza no coração dos seres, com a excelente dupla de protagonistas repetindo a parceria com o competente diretor Cesc Gay, os mesmos do divertido “O Que os Homens Falam” (Una Pistola en Cada Mano, 2012). Não perca!

TRUMAN
(Truman, 2015, 108 minutos)

Direção
Cesc Gay

Elenco
Ricardo Darín
Javier Cámara
Dolores Fonzi
Eduard Fernández
Troilo
Àlex Brendemühl


Em cartaz no Cinespaço Miramar Shopping
com sessões às 14h, 16h10, 18h20 e 20h30

No comments:

Post a Comment