Thursday, April 21, 2016

MANGIA IN SANTOS: SOLTE SUA CRIATIVIDADE EM 3 RESTAURANTES POR QUILO MUITO BONS

por Chico Marques


Restaurantes por Quilo são tracionalmente os patinhos feios da gastronomia em qualquer cidade.

Estigmatizados -- com alguma razão -- como os responsáveis pela "bandeijanização" dos hábitos alimentares brasileiros, são raros os restaurantes desse tipo que ofereçam comida de qualidade, e mais raros ainda os que mantenham em seu quadro de funcionários cozinheiros relativamente criativos e que apostem em pratos diferenciados.

Mas, acredite, essas excessões à regra existem. Aqui em Santos, nas imediações da Avenida Ana Costa, existem pelo menos 3 delas.


Situado na Rua Marcílio Dias 33 há quase 50 anos, o Restaurante Koushiu começou como um restaurante chinês e abria para almoço e jantar.

Mas com a proliferação dos restaurantes por quilo nos anos 80, decidiu rever sua posição e passar a abrir apenas para o almoço, apresentando de segunda a sábado um buffet bastante variado, com destaque para os pratos chineses que sempre foram responsáveis pelo bom nome da casa.

Minha indicação: experimente os rolinhos primavera e os tempurás como entrada e depois delicie-se com o lombo agridoce tradicionalíssimo da casa.

Mas vá cedo, entre 11.30 e 12.30 horas, pois depois desse horário, as opções do buffet podem ficar reduzidas.


O Restautante Nova Mineira (Rua Bahia 115) é outro exemplo de Restaurante por Quilo que, de segunda a sábado, alterna aqueles "pratos lugar comum" que nunca podem faltar nesse tipo de restaurante com um delicioso cardápio diferenciado com sotaque mineiro.

Minha indicação: experimente como entrada os deliciosos bolinhos de arroz e os mini-tempurás que ficam expostos próximo à grelha. São deliciosos. E, como prato principal, recomendamos o excelente bacalhau da casa, o ma-ra-vi-lho-so tutu de feijão com bacon e couve, a vaca atolada light e o impecável bobó de camarão. Não são pratos servidos todos os dias por lá, daí se você der sorte de ficar cara a cara com eles no buffet, aproveite.    


Para encerrar nosso tour, o Restaurante Apollo na Azevedo Sodré 150 está muito próximo do padrão ideal do que deveria ser um Restaurante por Quilo.

As carnes são todas extremamente bem preparadas, os peixes idem, a variedade de legumes e hortaliças é impecável, e mesmo o frequentador mais contumaz nunca terá problemas em montar um prato fora do habitual, tamanha a variedade de opções que a casa oferece de segunda a domingo.

Aliás, se você for ao domingo, recomendo particularmente a deliciosa toria de camarões como entrada. E, como prato principal, o delicioso filet de linguado empanado com molho de camarões. Ou a meca grelhada com arroz de camarões. Ou o filet mignon ao molho de queijo gongonzola. Ou ainda os enormes bifes à milanesa de alcatra com molho vinagrete. Ou...


Acreditem: é possível por uma atitude gourmet num Restaurante por Quilo.

Basta escolher um Restaurante por Quilo que comporte esta experiência.

Os três mencionados aqui hoje são altamente revomendados, e merecem sua visita. 

E não esqueça: nivelar por baixo todos os Restaurantes por Quilo é uma atitude tão pedante quanto pouco inteligente.

 
Chico Marques às vezes é gourmet,
outras vezes é gourmand,
mas na maior parte do tempo
é apenas um comilão inveterado.
Escreve sobre comida semanalmente
em LEVA UM CASAQUINHO

No comments:

Post a Comment