Friday, April 8, 2016

MANGIA IN SANTOS: OS MELHORES PASTÉIS DA CIDADE, BEM NO CORAÇÃO DO CAMPO GRANDE

por Chico Marques


Meu velho e saudoso amigo Rui Paino Chamiso, o Ruizão, era maluco por pastéis.

Vivia me convidando para conhecer um boteco perto da casa dele, no Campo Grande, que, segundo ele, é responsável pelo melhor pastel de camarão com catupiry que ele já comeu na vida.

Lembro de ter ficado impressionado com a eloquência dele ao afirmar isso.

Mas, por um azar do destino, nunca calhou de conseguirmos ir juntos ao tal botequim.

E então, em maio do ano passado, o querido Ruizão teve complicações renais terríveis que o infelizmente o levaram dessa para uma melhor de uma hora para outra.


Vários meses se passaram desde então.

Eu mudei meu local de trabalho na virada do ano, e passei a almoçar diariamente num bar bem simpático logo em frente.

Um belo dia bati o olho no balcão e vi uma variedade considerável de pastéis extremamente fotogênicos e convidativos.

Daí, ao invés de pedir um prato feito da casa, decidi pedir um pastel de cada sabor para experimentar.

A surpresa foi imediata: todos eram bem recheados e absolutamente deliciosos.

Lembrei na hora do meu amigo Ruizão.

Seria esse o bar que ele vivia me indicando -- o tal que nunca conseguimos visitar juntos?


Pois era lá mesmo.

O nome do bar é Itapuã.

Afirma fazer o melhor bolinho de bacalhau da Baixada Santista.

É um exagero, pois o bolinho da casa é apenas correto.

Já os pasteizinhos são realmente sensacionais.

E os croquetes de siri e de camarão são magestosos.

Ah, e o Frango à Passarinho com Batatinhas Portuguesas é um escândalo de tão bom. 


Para completar, a cerveja vem à mesa na temperatura certa, e, para minha felicidade, tem sempre as minhas marcas favoritas.

O que mais alguém pode esperar de um bom botequim de bairro?

Pois é, meu caro Ruizão, você não só estava certo como não exagerou nem um pouco: os pasteizinhos são realmente muito especiais, nada se compara a eles nessa cidade.

Valeu a dica, meu velho.

Torço para que, onde quer que você esteja agora, sirvam pasteizinhos deliciosos como esses do Itapuã a toda hora.

Com cerveja bem gelada também, claro, que ninguém é de ferro.

  
Rua Duque de Caxias 21
Campo Grande, Santos SP
Telefone:(13) 3251-9611

Aceita Cartões de Crédito

Funciona de Segunda a Sábado
das 11 da manhã até meia-noite.

 
Chico Marques às vezes é gourmet,
outras vezes é gourmand,
mas na maior parte do tempo
é apenas um comilão inveterado.
Escreve sobre comida semanalmente
em LEVA UM CASAQUINHO


No comments:

Post a Comment