Sunday, December 9, 2018

FÁBIO CAMPOS RECOMENDA "AS VIÚVAS" , NOVO FILME DE STEVE MCQUEEN



Viúva – Viola Davis, sempre ótima – com vida confortável, bem casada, descobre após a morte do marido – Liam Neeson – que ele era um criminoso e que deixou, além de uma dívida relativa ao seu ultimo golpe, um plano para o próximo. Pressionada para pagar a tal dívida ela se associa às viúvas dos comparsas do marido para tentar executar o tal plano.
Lendo esse resumo, As Viúvas, o novo filme de Steve McQueen – o diretor de 12 Anos de Escravidão –, se parece com o recente Oito Mulheres e Um Segredo e isso não poderia ser mais enganoso.

Enquanto Oito Mulheres aposta no glamour pra ressaltar a diferença entre os filmes da trilogia anterior com protagonistas masculinos para o universo feminino e entrega um filme bobo e raso, As Viúvas se aprofunda na diferença entre a realidade feminina e masculina. As mulheres, de repente, saem da posição passiva, onde algumas sofriam abusos, para serem protagonistas. Isso é colocado de forma gradual, partem da natural insegurança para alguma confiança, mas, como nunca participaram de algo do tipo, a tensão é construída em cima da inexperiência do grupo e do crescimento de cada uma delas, algo que funciona muito bem.

Os motivos que levam à formação do grupo também são bem variados e, obviamente, dizem respeito ao universo feminino. Quais seriam às alternativas para um grupo de mulheres que, mesmo quando não viviam à sombra dos homens, tiveram suas vidas arrasadas pelas decisões deles?


Em meio a tudo isso há uma intrincada trama política que opõe dois grupos rivais, uma família tradicional de políticos corruptos de origem irlandesa e um político negro iniciante, que quer sair da vida de crimes para entrar na política e que sabe da existência do plano. Aí entra uma ótima participação de Daniel Kaluuya, numa caracterização totalmente diferente de Corra!, um capanga violento e sem escrúpulos, que acompanha de longe os passos do grupo.

O filme se divide entre essas várias tramas e pontos de vista, algumas vezes deixando o golpe de pano de fundo, algo raro nesse tipo de filme, sem nunca perder a atenção do espectador.

Como McQueen não é um cineasta convencional, as tomadas são algumas vezes inusitadas, os cortes e a montagem – o uso dos flashbacks é muito bem feito – também não entregam um filme de roubo tradicional e esse é o seu principal trunfo, apresentar algo que já assistimos várias vezes, mas de uma forma bastante diferente e relevante, criando um novo ponto de vista.

Inspirado numa série televisiva britânica de 1983, As Viúvas tem a ação transferida para Chicago e teve a participação da escritora Gillian Flynn, que teve os livros Garota Exemplar e Objetos Cortantes recentes adaptados para o cinema e TV. Para fãs ou não de filmes envolvendo golpes, é um filme que merece ser visto e não deve decepcionar.


AS VIÚVAS
(Widows, 2018, 128 min)

Direção
Steve McQueen

Roteiro
Steve McQueen & Gillian Flynn

Produção
Steve McQueen, Iain Canning, Emile Sherman

Elenco
Viola Davis
Elisabeth Debicki
Daniel Kaluuya
Michelle Rodriguez
Cynthia Erivo
Liam Neeson
Colin Farrell
Robert Duvall


Cotação

em cartaz nas redes
Roxy, Cinemark e Espaço de Cinema


Fábio Campos convive com filmes e música
desde que nasceu, 52 anos atrás.
Seus textos sobre cinema passam ao largo
do vício da objetividade que norteia
a imensa maioria dos resenhistas.
Fábio é colaborador contumaz
de LEVA UM CASAQUINHO.







No comments:

Post a Comment