Monday, June 1, 2015

A PEQUENA JUDY GARLAND, NUM MUSICAL CURIOSO (Cineclube Pagu, Quarta, 19 horas)

por Chico Marques


Musical cômico de 1940  baseado numa peça musical de George M. Cohan que foi um sucesso na Broadway no início dos Anos 1920. 

Jerry (George Murphy) e Nellie (Judy Garland) se casam na Irlanda, e vem tentar a sorte na América, ond ele vira um policial e ela dá a luz a uma menina. Com eles, vem também o pai de Nellie (Charles Winninger), que reclama do casamento deles o tempo todo, apesar de viverem juntos. A pequena Nellie cresce, vira mulher, e decide se casar com Dennis (Douglas McPhail), que é filho de um desafeto de seu pai, criando um enorme problema familiar, que acaba levando a um rompimento com seus pais.

Entre as várias canções do filme, duas curiosidades. 

A primeira é "It's A Great Day To Be Irish", que veio a se tornar um dos maiores sucessos da carreira fonográfica de Judy. 

E a segunda é "Singin' In The Rain", numa gravação pouco conhecida feita doze anos antes de dar nome ao grande filme de Stanley Donen, com Gene Kelly, Debbie Reynolds e Donald O'Connor, e virar um standard da música popular americana.
Realizado logo após o sucesso de O MÁGICO DE OZ, este filme serviu como teste para a MGM avaliar Judy Garland, que já tinha 18 anos de idade, como atriz adulta.

É um musical com a cara dos anos 1940, ainda muito preso às convenções importadas das montagens da Broadway, sem a dinâmica modernosa que os musicais iriam alcançar na década seguinte, pelas mãos de grandes diretores do gênero como Vincent Minnelli e Stanley Donen.  Mas, mesmo datado, é um belo momento na cerreira de Judy Garland, que todo fã de musicais clássicos precisa conhecer.

PS: Desnecessário dizer que o título em português não só é risível, como consegue ser mais datado ainda que o filme, mas tudo bem...
AMOR DE PEQUENA
Little Nellie Kelly
(1940 - 98 minutos)

Direção
Norman Taurog

Roteiro
Jack McGowan

Elenco
Judy Garland
George Murphy
Charles Winninger
Douglas McPhail

Quarta - 3 de Junho - 19 horas
OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036

No comments:

Post a Comment