Saturday, June 13, 2015

MALCOLM MCDOWELL, O ANGRY YOUNG MAN PÓS-TUDO, EM 5 FILMES POUCO CONHECIDOS

por Chico Marques


Malcolm McDowell completa 72 anos de idade neste sábado, 13 de Junho.

Ator intenso e vigoroso, ganhou notoriedade no final dos Anos 1960 interpretando personagens contestatórios e antissociais em filmes como IF de Lindsay Anderson, MUITO TARDE PARA O AMANHÃ de Bryan Forbes e NO LIMIAR DA LIBERDADE de Joseph Losey -- até ser catapultado para o estrelato no início dos Anos 1970 com A LARANJA MACÂNICA de Stanley Kubrick e UM HOMEM DE SORTE de Lindsay Anderson. Um estrelato relativo, diga-se de passagem, pois não facilitou em nada a entrada de Michael no cinema americano da época, permanecendo restrito aos elencos de filmes britânicos. 

Por sorte e por azar também, seu primeiro filme americano como protagonista foi CALIGULA, de Tinto Brass, produção confusa de Bob Guccionne da Revista Penthouse, que foi lançado em diversas versões -- a melhor delas com cenas de sexo explícito com dublês de corpo para os atores originais acrescentadas à edição final um ano após o lançamento da primeira versão do filme. Desnecessário dizer que tanto a carreira de Malcolm quanto a de Peter O'Toole saíram meio machucadas por conta de seus envolvimentos nesta empreitada altamente duvidosa.

Pois bem: para Malcolm McDowell, o castigo de Hollywood foi permanecer por uns bons anos restrito a papéis secundários, quase sempre de psicopatas e gangsters barra pesada. E ele aceitou esse castigo sem reclamar, envelhecendo diante das telas e ficando cada vez mais distante do estrelato. Nesse período, Malcolm participou de bons e maus filmes, sempre mostrando, para quem ainda não sabia, o quão interessante ele pode ser como ator.

Em homenagem ao aniversário de 72 anos de Malcolm McDowell, selecionamos aqui cinco bons filmes que infelizmente não lhe renderam a projeção merecida.

Em comum entre eles, apenas o fato de estarem todos disponíveis nas estantes da Vídeo Paradiso.

A MARCA DA PANTERA
(Cat People, 1982, Paul Schrader)
Nastassia Kinski é Irena, uma jovem em plena descoberta da sexualidade, que vai trabalhar num zoológico na velha e decadente New Orleans. Aos poucos, fica sabendo através de seu irmão mais velho (Malcolm McDowell) que faz parte do Povo Felino, e só poderá permanecer entre os humanos buscando neles prazer sexual, amor jamais. Irena, no entanto, se apaixona, e acaba vítima de um destino anunciado -- mas não sem antes envolver o espectador numa trama de suspense e alta voltagem sexual. Refilmagem magnífica de um clássico noir de Jacques Tourneur rodado em 1942. Um mergulho profundo na natureza humana e na alma feminina.
Em DVD (118 minutos)
TEMPO DA INOCÊNCIA
(My Life So Far, 1999, Hugh Hudson) 
Uma história sobre as lembranças de uma família inglesa bastante incomum durante a Segunda Guerra Mundial, contada através dos olhos de uma criança extremamente travessa. Uma comédia de Guerra adorável, que mostra o fascínio das crianças pela destruição provocada pelos bombardeios, sob medida para fãs de filmes como "Esperança e Glória". Com um elenco sensacional, que incluí Malcolm McDowell, Colin Firth, Mary Elizabeth Mastrantonio e Irene Jacob. 
Em DVD (95 minutos)
O BARBEIRO
(The Barber, 1991, Michael Bafaro)
Revelstoke, uma pequena e pacata cidade do Alasca, é conhecida por escuros e tempestuosos invernos. E por uma peculiaridade: permanece 24 horas em total escuridão um dia por ano. É quando o barbeiro local Dexter Miles (Malcolm McDowell) começa a ficar agitado, pois sabe que a noite está prestes a estender seus domínios sobre o dia. E então, todos são surpreendidos pela descoberta do corpo de uma moradora local assassinada. Enquanto o resto da cidade se prepara para sobreviver a mais um longo e tenebroso inverno, Dexter lentamente se transforma num dos serial killers mais arrepiantes da história recente do cinema. O primeiro filme de Malcolm como protagonista desde os Anos 1970. 
Recomendado apenas para fãs do gênero.
Em DVD (94 minutos)
DE CORPO E ALMA
(The Company, 2003, Robert Altman)
Altman revela neste documentário-fake sobre o prestigiadíssimo Joffrey Ballet de Chicago histórias sobre os membros da Companhia -- um meio artístico em que a dedicação extrema, onde o profissional e pessoal, muitas vezes se misturam de forma muito perigosa. Ry (Neve Campbell), uma profissional talentosa que está prestes a tornar-se a principal bailarina de uma companhia de dança de Chicago, mas se atrapalha numa série de dilemas pessoais. É orientada por Mr. A (Malcolm McDowell), co-fundador e diretor artístico da Companhia, e um dos mais notáveis coreógrafos da América, com quem mantém um romance. Com ironia e sutileza, Altman monta um painel excitante, porém realista, do Mundo da Dança, com direito à escassez de verbas e patrocínios. Um filme estranho, com um conceito que Altman iria repetir em seu filme derradeiro, "A Ultima Noite". Fundamental para quem quiser conhecer o universo narcisístico dos dançarinos.
Em DVD (102 minutos)
VINGANÇA FINAL
(I'll Sleep When I'm Dead, 1995, Mike Hodges) 
Um ex-gângster (Clive Owen) abandonou a vida no submundo do crime e leva uma vida de viajante. Ao saber do suicídio de seu irmão mais novo por conta de um incidente chocante, envolvendo um vendedor de carros com tendências violentas, ele decide se vingar. Mas para isso terá que lidar com alguns negócios inacabados de sua vida pregressa, incluindo uma disputa com o chefão do crime local (Malcolm McDowell) e sentimentos mal resolvidos de uma antiga paixão (Charlotte Rampling). Um filme tenso, climático, envolvente e com a marca de mestre de Mike Hodges. Altamente recomendável.
Em DVD (103 minutos)









No comments:

Post a Comment