Tuesday, June 30, 2015

"VIRANDO A PÁGINA": UMA ÓTIMA REFLEXÃO SOBRE A JUVENILIZAÇÃO DE HOLLYWOOD

por Chico Marques


A parceria de Hugh Grant com o roteirista Marc Lawrence vem de longa data. 

Juntos, fizeram comédias românticas extremamente bem recebidas pelo público adulto, como "Forças do Destino" (1999), "Cadê os Morgans?" (2009) e "Letra e Música" (2007).

Como time bom é time que está ganhando, Grant e Lawrence acabam de retomar a parceria nesse "Virando A Página", que é uma variação sobre o mesmo tema de "Letra e Música", só que focado na Indústria Cinematográfica ao invés da Indústria Fonográfica.
Grant faz um roteirista, Keith Michaels, conhecido mundialmente por um sucesso na década de 1990 -- um drama teológico chamado "Paraíso Fora de Lugar". Infelizmente, este sucesso não se repetiu nos filmes seguintes que ele escreveu, e como em Hollywood existe a regra que diz "você é o seu último filme", Keith se vê obrigado a deixar seus projetos de roteiros de lado e dar aulas em uma universidade pública no interior dos EUA para conseguir pagar as contas.

Sua amiga e agente Susan (Caroline Aaron) consegue ver um pouco mais longe que ele, e percebe nessa desgraça toda uma possibilidade de iniciar uma volta por cima. Mas Michaels não facilita as coisas. Não leva o menor jeito para a sala de aula. Avalia suas estudantes como se estivesse fazendo casting de modelos. 

Até que entra em cena uma estudante madura chamada Holly (Marisa Tomei), que percebe as inseguranças do "professor" e o ajuda a se recompor tanto artisticamente quanto emocionalmente.
Se em "Letra e Música", o popstar esquecido personificado por Grant tenta não mostrar ressentimento por estar esquecido depois de ter servido tão bem aos interesses da Indústria Fonográfica -- alega nunca ter sido enganado por ela -- e conforma-se em fazer shows em Festas de Quarentonas em Chicago, aqui a pegada é bem diferente. 

O roteirista que ele personifica em "Virando A Página" não consegue se conformar com sua nova situação. Coloca-se como vítima da Indústria, que relega o trabalho dos roteiristas à falta de imaginação dos produtores e do grande público. 

De quebra, mostra como é cada vez mais difícil ser criativo em Hollywood, e defende a tese de que não há melhor referência do que as experiências do próprio autor.

Questionável? 

Sem dúvida. 

Até porque o trabalho formulaico de Hugh Grant com Marc Lawrence não prima exatamente pela criatividade e pelo inusitado. 

Na verdade, o foco das reclamações do filme é o pouco caso dos imensa maioria dos produtores para com filmes voltados ao público adulto, num mercado cada ano mais juvenilizado.
Enfim, o importante em "Virando A Página" é que a química entre Hugh Grant e Marisa Tomei rola às mil maravilhas, e dá sustentação ao filme.

Marisa está lindíssima aos 50 anos de idade, esbanjando charme e aquela delicadeza doméstica que fez dela a "Garota do Brooklyn" favorita de nove em cada dez marmanjos frequentadores de salas de cinema, de "Meu Primo Vinny" para cá.   
Já Hugh Grant é uma estrela à moda antiga, que achou um caminho próprio para sua carreira numa Cena meio hostil a gente com o perfil dele. Por ser inglês, conseguiu escapar à triagem cruel que Hollywood impõe aos astros americanos de sua faixa de idade. Chega a ser surpreendente que ele tenha conseguido permanecer exclusivamente como ator de cinema até agora, já que as melhores ofertas para atores entre os 50 e 60 anos de idade estão na TV. Mas o caso é que Grant é brigão, e tem o seu valor. E a cada filme que passa se revela um ator melhor.

Por essas e outras, vale a pena ver "Virando A Página". É entretenimento inteligente, leve e (relativamente) descompromissado, sem contra-indicações. 

Na mesma longa tradição cinematográfica de Spencer Tracy e Kate Hepburn, Rock Hudson e Doris Day, Woody Allen e Diane Keaton, Billy Crystal e Meg Ryan, etc, etc, etc....

VIRANDO A PÁGINA
The Rewrite
(2014 - 107 minutos)

Direção e Roteiro
Marc Lawrence

Elenco
Hugh Grant
Marisa Tomei
Allison Janney
J K Simmons
Bella Heathcote


em cartaz no ROXY Iporanga 4 (Shopping Pátio Iporanga),
 e no Cinemark (Miramar Shopping)



No comments:

Post a Comment