Monday, June 1, 2015

JULIETTE BINOCHE E KRISTEN STEWART BRILHAM NUM FILME EXCEPCIONAL

por Chico Marques


ACIMA DAS NUVENS é a terceira vez em que Juliette Binoche e Olivier Assayas trabalham juntos.

A primeira vez foi quinze anos atrás, quando Assayas escreveu o roteiro de ALICE & MARTIN, de André Téchine. Na ocasião, Juliette e Olivier ficaram grandes amigos, mas demorou a voltarem a trabalhar juntos.

A segunda vez aconteceu em 2008, em HORAS DE VERÃO, com Assayas já dirigindo seus próprios roteiros. O filme foi um sucesso internacional, e ajudou a firmar a parceria do diretor com a atriz, aclamada por crítica e público.

Agora, nesse ACIMA DAS NUVENS, temos a seguinte situação: uma atriz madura recebe uma proposta para participar de uma nova encenação do mesmo texto teatral que deslanchou sua carreira há 25 anos, só que agora não mais no papel de uma jovem personagem de 18 anos (Sigrid), e sim no da mulher mais velha que se apaixona pela jovem (Helena), que terá sua vida destruída por esta paixão.
Se você acha que a trama lembra um pouco PERSONA, clássico de Ingmar Bergman de 1966, com Bibi Andersson e Liv Ullmann, acertou na mosca. Mas o filme também faz algumas referências -- muito bem colocadas, diga-se de passagem -- a ALL ABOUT EVE, onde ocorre uma situação semelhante. Não se trata exatamente de um filme sobre o envelhecimento, mas sobre a dificuldade em lidar com a passagem do tempo quando se está numa região -- Sills Maria, Suíça -- onde o tempo parece não ter passado.

(Sills Maria, para quem não sabe, foi onde Nietzsche escreveu "Zaratustra" e onde, eventualmente, um desfiladeiro entre os lagos italianos e os suíços leva a um fenômeno natural chamado “Maloja Snake”, uma formação de nuvens que, ao emergir do lado suíço do desfiladeiro, pode lembrar a forma de uma serpente, e traz consigo mudanças climáticas intensas)
Para amenizar um pouco a densidade extrema do tema central, ACIMA DAS NUVENS busca uma certa leveza desviando para o cotidiano dos atores em contraponto a seus personagens, criando com isso um jogo de espelhos fascinante -- graças em parte ao talento enorme de Juliette Binoche e Kirsten Stewart, atrizes magníficas.

Paralelo a tudo isso, Assayas faz analogias com a natureza do cinema utilizando um trecho do filme mudo, de 1924, que é visto quando o mesmo fenômeno da “serpente” de nuvens aparece na tela larga e em cores. O roteiro não resiste à menção de que o antigo filme foi feito “há quase cem anos”, ressaltando que o cinema, a imagem em movimento, ainda é o engenho mais próximo do que o ser humano já conseguiu conceber como Máquina do Tempo. Que, se não aponta para o futuro, serve como registro do passado. 

O quebra-cabeças atemporal que Olivier Assayas propõe em seu filme não é, definitivamente, de fácil digestão. Mas é tão envolvente e tão belo em termos visuais que acaba revelando-se irresistível. Difícil é embarcar em seus muitos meandros sem perder a sanidade.

ACIMA DAS NUVENS
The Clouds Of Sills Maria
(2014 - 124 minutos)

Direção e Roteiro
Olivier Assayas

Elenco
Juliette Binoche
Kristen Stewart
Chloe Grace Moretz
Lars Eidinger
Johnny Flynn
Angela Winkler
Hans Zischler
Nora Von Waldstatten
Em cartaz do MISS
Museu da Imagem e do Som de Santos
Avenida Pinheiro Machado 48
Telefone 3226-8000




No comments:

Post a Comment