Friday, June 26, 2015

"ENQUANTO SOMOS JOVENS": UM RITO DE PASSAGEM AGRIDOCE DE NOAH BAUMBACH

por Chico Marques

Há mais de 50 anos, o cinema produzido na cidade de Nova York lança constantemente no mercado novos talentos que acabam se revelando de valor inestimável para a renovação do cinema americano. 

Nos Anos 60, quem brilhou foi John Cassavetes. 

Nos Anos 70, Woody Allen. 

Nos 80, Spike Lee, e nos 90, Edward Burns. 

Todos poderiam ter seguido para Hollywood, mas a maioria deles preferiu permanecer em Nova York, fortalecendo o cinema produzido na cidade e dando sequência a carreiras notáveis.

Pois a bola da vez do cinema novaiorquino é Noah Baumbach, cineasta com uma filmografia em construção desde a metade dos anos 1990. Graças ao surpreendente sucesso de sua comédia FRANCES HA, de 2012, o agora quarentão Baumbach vem transformando em ficção uma certa perplexidade diante do que imagina vir pela frente em sua vida.
A descoberta de que o tempo passa sem que notemos isso com clareza é o tema de ENQUANTO SOMOS JOVENS, novo filme de Noah Baumbach, que traz novamente Ben Stiller, agora fazendo um quarentão inseguro e perdido que volta para sua Nova York e não consegue se reconectar com os antigos amigos. 

A diferença entre este trabalho e O SOLTEIRÃO, que os dois realizaram juntos em 2010, é que aqui prevalece a ótica de um casal ligado ao cinema documentário que, não mais do que de repente, percebe que está sendo ultrapassado. 

Josh (Stiller) e Cornelia (Naomi Watts) ficam amigos de Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried), uma casal de hispters. Descolados, eles renegam o Facebook, usam roupas esquisitas e ouvem discos de vinil. Há 10 anos tentando terminar um documentário, Josh dá aulas e vive à sombra do sogro, o velho documentarista Leslie Breitbart (Charles Grodin), que um dia foi seu mentor. Mas nada parece andar para a frente em sua vida

ENQUANTO SOMOS JOVENS é dividido em duas partes bem distintas, mas complementares. Na primeira, Josh e Cornelia estão fascinados pelos seus novos amigos, e a amizade entre eles começa a entrar em xeque quando participam de uma cerimônia em que tomam o Santo Daime. Entre vômitos e alucinações, Josh começa a perceber que ele e Jamie, também documentarista, têm visões diferentes sobre ética e realidade. A partir daí, o filme toma um novo rumo, já que Josh enbarca numa trip paranóica em que vê Jamie como inimigo. 
Com diálogos incisivos, às vezes lapidares, que seguem num ritmo ágil semelhante ao dos filmes franceses, ou das comédias de Hollywood do final dos Anos 30, ENQUANTO SOMOS JOVENS consegue ser engraçado de uma maneira muito peculiar, começando de forma irônica e ficando um tanto quanto amargo da metade em diante. 

Não pretende ser um filme divertido. 

Mas é, com certeza, um filme muito engraçado. 

E tanto Stiller quando Naomi Watts e Amanda Seyfried -- e principalmente o genial Charles Grodin --, ajudam bastante para que esse tom incomum se concretize de forma plena nesta bela empreitada cinematográfica.


ENQUANTO SOMOS JOVENS
While We're Young
(2015 – 97 minutos)

Direção e Roteiro
Noah Baumbach

Elenco
Ben Stiller
Naomi Watts
Adam Driver
Amanda Seyfried
Maria Dizzia
Adam Horovitz
Charles Grodin


Em cartaz no Cinespaço Shopping Miramar





No comments:

Post a Comment