Friday, June 26, 2015

A REVISTA MIRANTE COMPLETA 32 ANOS NESTA SEXTA NO FOYER DO TEATRO MUNICIPAL (20hs)



Nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, a Secretaria de Cultura promoverá o lançamento da edição nº. 89 da Mirante - Revista Literária Santista, coordenada pelo poeta Valdir Alvarenga e coeditada pelo poeta Antônio Canuto e pela também poeta Irene Estrela Bulhões, responsável pela diagramação visual da Revista. 

A Mirante é uma publicação independente, das mais tradicionais da região, que circula há 32 anos em Santos. Lançada e editada durante todo esse período pelo poeta Valdir Alvarenga, surgiu da efervescência do movimento que ficou conhecido nacionalmente nas décadas de 70 e 80 como “poesia marginal”. 

Detentora do título de mais longeva revista literária independente do país, atravessa os anos dando a ver tanto os escritores consagrados pela história quanto talentos anônimos da literatura santista e mundial.

Na edição nº. 89 a ser lançada nesta sexta, a Mirante traz os centenários de Batista Cepelos (poeta, natural de Cotia, 1872 - 1915), Saul Bellow (escritor canadense, 1915 - 2005) e o cineasta Orson Welles (EUA, 1915/ 1985). A poesia, por sua vez, será representada por escritores do litoral e da capital paulista e também de outros Estados, como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. 

Nesta edição a Mirante dá destaque à poesia contemporânea da atriz, jornalista e bailarina Dóris Giesse; do poeta português Herberto Helder e do cubatense Afonso Schmidt. Contos, ilustrações, curiosidades linguísticas, crônicas e poesia visual são outros componentes da revista.

O lançamento da Mirante, que será musicado pelo Quarteto de Cordas Martins Fontes, acontecerá nesta sexta-feira, 26/06, a partir das 20 horas, na Galeria de Arte "Braz Cubas" (foyer do Teatro Municipal), no Centro de Cultura Patrícia Galvão, Avenida Pinheiro Machado, nº. 48, Vila Mathias – Santos/SP.

Na ocasião, os presentes poderão também apreciar a Mostra Individual da artista plástica e arquiteta santista Iná Uehara, que até o dia 04 de julho estará aberta ao público no Espaço VIP da Galeria de Arte Braz Cubas.

A entrada é franca.

(texto de Valdir Alvarenga)




No comments:

Post a Comment