Wednesday, June 17, 2015

TODA A GRANDE ARTE DE TOTÓ NUMA COMÉDIA ÚNICA E INIGUALÁVEL

por Chico Marques


"Polícia e Ladrão" é um dos melhores filmes de Totó.

Rodado em 1951 pelo grande Mario Monicelli e por Steno, o filme segue a linha do Neo-Realismo Italiano, e foi apresentado na 5ª edição do Festival de Cannes, em 1951, ganhando o prêmio de Melhor Roteiro e uma Medalha para Totó. 

A trama é a seguinte: Ferdinando Eseno (Totó) é um pequeno vigarista que tenta sustentar a família usando todos os meios possíveis. Com o seu cúmplice (Aldo Giuffre), finge ter encontrado uma moeda antiga no Fórum Romano e engana um turista americano. Mr. Locuzzo, por acaso, é o presidente de uma comissão de caridade americana e, durante a distribuição de ajuda, em que Esposito também se encontra, reconhece-o e denuncia-o.
 É perseguido pelo gordo agente da polícia Lorenzo Bottoni (Aldo Fabrizi), que deixa Esposito escapar e é suspenso das suas funções, arriscando-se a perder o emprego, devido aos protestos de Mr. Locuzzo. Vestido à paisana, depois de esconder à família a sua situação, Bottoni vai em busca de Esposito, conhece a família, mas do delinquente não há rasto. Gradualmente as duas famílias vão-se tornando amigas e entre o irmão da mulher do ladrão e a filha do polícia nasce uma grande simpatia. Um dia, em que ambas as famílias se juntam num almoço, aparece Esposito. Bottoni faz a detenção fora de casa, sendo repreendido por Esposito, por ter usado a sua família; e o guarda conta-lhe o seu problema.
 Entre os dois nasce uma grande cumplicidade, ambos unidos numa existência miserável. Agora é Esposito que quer ser preso e Bottoni que hesita. Escondem a verdade às famílias e saem como amigos, dizendo que Esposito vai sair numa viagem de negócios e Bottoni o vai acompanhar à estação. Na ausência de Esposito será Bottoni quem se encarrega da família dele.

É um filme engraçadíssimo, e um dos maiores sucessos da carreira de Totó -- que é tido como um grande herdeiro da tradição da Commedia dell'Arte, e tem sido comparado a figuras como Buster Keaton e Charlie Chaplin. 

Totó atuou em cerca de cem filmes em 50 anos de carreira, sendo que alguns deles podem ser considerados verdadeiras obras-primas da Comédia Italiana. 

Entre os muitos grandes nomes do Cinema Italiano
que trabalharam com Totó -- e sempre se orgulharam muito disso -- podemos citar Mario Monicelli, Alberto Lattuada, Pier Paolo Pasolini, Eduardo De Filippo, Peppino De Filippo, Aldo Fabrizi, Vittorio De Sica, Sophia Loren, Claudia Cardinale, Marcello Mastroianni, Nino Manfredi, Vittorio Gassman e Alberto Sordi.
POLÍCIA E LADRÃO
Guarie e Ladri
(1951 - 109 minutos)

Roteiro e Direção
Mário Monicellli
Steno

Elenco
Totó
Aldo Fabrizi
Ave Ninchi
Carrrrlo Delle Piane
Rossana Podestá



Quarta - 18 de Junho - 19 horas
OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036
Ao final da exibição,
 bate-papo com os curadores
 do Cineclube Pagu:
 Carlos Cirne e Marcelo Pestana


No comments:

Post a Comment