Wednesday, December 2, 2015

HOJE, NO SESC-SANTOS, A BELA RELEITURA DE ANTUNES FILHO PARA A PEÇA "NOSSA CIDADE"

por Chico Marques


Nessa quarta à noite tem Teatro com T maiúsculo no SESC-Santos.

O grande mestre Antunes Filho está de volta, assinando uma adaptação de "Nossa Cidade", texto clássico do americano Thornton Wilder escrito em 1938.

Pequenos dramas, situações tragicômicas e uma série de intrigas norteiam a trama ambientada em um pequeno município onde dois moradores, anfitriões da festa que celebra o Milagre do Funchal, narram a vida de alguns dos seus habitantes. 

Claro que nessa sua "reinvenção" da peça clássica, Autunes seguiu sua própria cartilha minimalista, e optou por levar ao palco o clima da sala de ensaios. Um “não cenário” é utilizado visando deixar a encenação "no osso" e, com isso, aproximar o espectador da história -- ora simples, ora complexa -- dos personagens.


O elenco conta com dezesseis atores. 

Entre eles: Amanda Mantovani, Carlos Sério, Felipe Hofstatter , Leonardo Ventura , Luiz Gustavo Lopes, Luiza Lemmertz e -- surpresa! -- o veterano ator paulistano Mateus Carrieri, fazendo o mesmo papel que Henry Fonda defendeu na Broadway e Frank Craven no filme de Sam Wood de 1940.


Maior encenador brasileiro vivo, o paulistano Antunes Filho, de 85 anos, não sossega. Nos últimos sete anos, levou ao palco obras de Ariano Suassuna ("A Pedra do Reino"), Nelson Rodrigues ("Senhora dos Afogados", "A Falecida" e "Toda Nudez Será Castigada") e Lima Barreto ("Policarpo Quaresma").

Se você é daqueles que vivem reclamando que Santos não tem meio termo, e só recebe comédias ligeiras ou teatro altamente experimental em seus quatro teatros, hoje é dia de não reclamar. 

E correr imediatamente para a bilheteria do Teatro para garantir seu encontro com Antunes Filho, Thornton Wilder e "Nossa Cidade".



NOSSA CIDADE
(Our Town)
de Thornton Wilder
Reconstrução de Antunes Filho

Elenco:
Amanda Mantovani (Sra. Soames)
Antonio de Campos (Prof. Willard e Johnson)
Carlos Sério (Sr. Marshall)
Diego Melo (Howie Newsome e Sam Craig)
Ediana Souza (Rebecca Gibbs e um Índio)
Fagundes Emanuel (Wally Webb)
Felipe Hofstatter (Simon Stimson e uma Professora)
Gui Martelli (Dr. Gibbs)
Leonardo Ventura (Diretor de Cena)
Lucas Rodrigues (George Gibbs)
Luiz Gustavo Lopes (Joe Crowell Jr.)
Luiza Lemmertz (Sra. Webb)
Mateus Carrieri (Sr. Webb)
Naiene Sanchez (Sra. Gibbs)
Nelson Alexander (Guarda Warren e Joe Stoddard)
Sheila Faermann (Emily Webb)

Teatro do SESC-Santos
Rua Conselheiro Ribas 136
Ingressos à venda nas bilheterias internas



No comments:

Post a Comment