Saturday, December 5, 2015

TORRESMINHOS FRITOS: NIRVANA SEM ESCALAS



Por incrível que pareça, existem pessoas no Planeta Terra que conseguem não enlouquecer diante de um torresminho recém-frito.

Essa maravilha da Culinária Brasileira é feita de pele de porco com gordura -- ou mesmo toucinho, e até banha -- cortada em pedaços e frita até ficar super crocante. 

Há quem goste deles pequenininhos servir de aperitivo ou para acompanhar a feijoada e o feijão tropeiro, e há também aqueles que os preferem maiores e mais cumpridos, como são servidos em balcões de bares.

O torresminho nasceu aqui no Brasil, por intermédio de cozinheiros escravos africanos. Para os portugueses, era apenas uma maneira de se obter a banha de porco. Mas então, na gloriosa Bahia colonial, os escravos passaram a consumi-lo diretamente. Foi só aí que os portugueses descobriram tratar-se de uma iguaria maravilhosa. 

Os complementos perfeitos para os torresminhos são chopp ou cerveja bem gelada, ou então -- se você quiser seguir a cartilha vintage brasileira, claro! -- uma cachaça de boa qualidade.

Aqui na região da orla de Santos é cada vez mais difícil achar torresminhos em estufas de botequins. Poucos são os bares que ainda mantém em suas estufas torresmos, sardinhas e manjubinhas fritas, iscas de fígado de boi bem fininhas e aqueles clássicos ovos coloridos. Os donos dos bares hoje acham que esse tipo de petisco "desvaloriza o estabelecimento", o que é uma pena. 

Quem quiser comer um bom torresminho frito num balcão de bar, recomendo dar uma passadinha no Pixoxó, um simpático botecão cinquentenário que fica na Rua Lobo Viana esquina com Rua Oswaldo Cruz, bem em frente ao Super Centro Boqueirão. É uma casa simples e honesta frequentada por taxistas e trabalhadores braçais da vizinhança. Tem gente que faz fila no balcão por volta das 8 da manhã para comer torresminhos recém saídos da frigideira e ainda estalando.

Agora, se quiser preparar torresminhos no aconchego do seu lar, atenção para a receita a seguir

INGREDIENTES 

1 quilo de Barriga de Porco (peça) 
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de alho amassado em conserva
3 copos americanos de óleo

PREPARO

Corto a Barriga de Porco em tiras pequenas (aproximadamente 5cm x 3cm) e coloco em uma assadeira. 

Em seguida, espalho o sal e o alho amassado por cima, cubro com um pano e deixo descansar por uma hora, para que o sal e o alho penetrem em toda a carne.
Em uma panela grande, aqueço duas colheres de sopa de óleo e coloco todo o toucinho picado.
Tampo a panela, abro a cada cinco minutos e mexo para nenhum pedaço grude no fundo da panela.
Repito até que comecem a dourar (30 minutos, aproximadamente).
Retiro os torresmos do fogo.
Escorro e levo à Geladeira, onde deixo resfriar por duas horas (esse processo fará com ele fique crocante). 

Aqueço o Restante do Óleo até que fique bem quente (se você preferir pode juntar a gordura que soltou dos torresmos) e acrescento os torresmos resfriados, deixando-os fritar até que fiquem bem sequinhos e dourados. 

Retiro do fogo e escorro em papel toalha. 
Espremo meio limão por cima dos torresmos na hora de servir, e... VOILÀ!





Chico Marques 
é meio gourmet 
e meio gourmand, 
mas é antes de tudo 
um comilão inveterado.







No comments:

Post a Comment