Thursday, December 17, 2015

UMA PANORÂMICA RÁPIDA NOS SEIS FILMES ANTERIORES DA SAGA "STAR WARS"


A saga inicia com a juventude de Anakin Skywalker. 

Ele é descoberto no planeta Tatooine pelo Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn, que acredita que ele seja o "Escolhido" previsto por uma profecia para trazer equilíbrio à Força.

Quando descobrem que descobre que Anakin foi concebido sem pai, somente pelo poder das midi-clorians, aí passam a ter certeza disso.

O Conselho Jedi, liderado por Yoda, pressente que o futuro de Anakin está obscurecido pelo medo mas acaba concordando que o aprendiz de Qui-Gon, Obi-Wan Kenobi, treine Anakin.

Isso acontece após Qui-Gon ser morto pelo Lorde Sith Darth Maul.

Paralelamente, o planeta Naboo está sob ataque, e sua governante, Rainha Padmé Amidala, busca o auxílio dos Jedi para repelir o ataque das Forças Separatistas.

O Lorde Sith Darth Sidious planejara secretamente o ataque para dar a seu alter-ego, o Senador Palpatine, um pretexto para derrubar o Chanceler Supremo da República Galáctica e tomar seu lugar.


Nos dois episódios seguinte, a saga narra a queda gradual de Anakin para o lado negro da Força enquanto ele combate nas Guerras Clônicas, que Palpatine planearia secretamente para destruir a República e atrair o Jedi para seu lado.

Anakin e Padmé apaixonam-se e casam-se secretamente.

Padmé fica grávida.

O Jedi tem uma visão profética de sua mulher morrendo no parto, e Palpatine o convence que apenas o lado negro retém o poder para salvar sua vida.

Desesperado, Anakin submete-se ao lado negro, adotando o nome Sith Darth Vader.

Enquanto Palpatine transforma a República no tirânico Império Galáctico — apontando a si mesmo imperador vitalício —, Vader participa do extermínio da Ordem Jedi, que culmina numa batalha entre ele e Obi-Wan.

O mestre acaba derrotando seu ex-discípulo e amigo, amputando suas pernas e abandonando-o à beira da morte na margem de um rio de lava.

Palpatine, no entanto, chega ao local pouco depois, salvando Vader e colocando-o em uma armadura mecânica que preserva a sua vida.

Enquanto isso, Padmé morre ao dar a luz aos gêmeos Luke e Leia.

Eles são escondidos de Vader, e crescem sem saber quem são seus pais verdadeiros.


Os eventos da trilogia original começam 19 anos depois, quando Darth Vader completa a construção da gigantesca estação espacial Estrela da Morte, que permitirá ao Império esmagar a Aliança Rebelde, formada para combater a tirania de Palpatine.

Vader captura a Princesa Leia Organa, que roubara os planos da Estrela da Morte e os escondera no dróide R2-D2.

O robô, juntamente com seu colega C-3PO, escapa para o planeta Tatooine.

Lá, são adquiridos por Luke Skywalker e seu tio e tia.

Enquanto Luke limpa R2-D2, aciona acidentalmente uma mensagem implantada nele por Leia, implorando pelo socorro de Obi-Wan Kenobi.

Mais tarde, Luke ajuda os dróides a encontrarem o Cavaleiro Jedi, então fingindo-se de ermitão sob a alcunha de Ben Kenobi.

Ele diz a Luke que conhece seu pai, contando que Anakin era um excelente Jedi e que foi traído e assassinado por Vader.

Obi-Wan e Luke contratam o contrabandista Han Solo e seu co-piloto Wookiee Chewbacca para levá-los a Alderaan, planeta natal de Leia, que eles eventualmente descobrirão ter sido destruído pela Estrela da Morte.

Após invadirem a estação espacial, Obi-Wan deixa que Vader o mate durante uma luta de sabres de luz.

Seu sacrifício permite que o grupo escape com Leia e os planos que ajudarão os rebeldes a destruir a Estrela da Morte.

Obi-Wan consegue atingir a imortalidade, assim como o seu mestre, Qui-Gon havia feito, e continua se comunicando com Luke como na forma de um espírito.


Três anos depois, durante a batalha de Hoth o espirito de Obi-Wan Kenobi fala para Luke ir para Dagobah para encontrar Yoda e começar seu treino Jedi, que é interrompido quando Darth Vader o atrai para uma armadilha após congelar Han Solo em carbonita e capturar a Princesa Leia, Chewbacca e C-3PO.

O Lorde Sith revela então que ele é o pai de Luke e tenta levá-lo para o lado negro.

Luke escapa e, após resgatar Han das mãos do gângster Jabba The Hutt um ano mais tarde, retorna para finalizar seu treinamento, desta vez encontrando Yoda à beira da morte.

Antes de falecer, ele confirma que Vader é o pai de Luke; momentos depois, o espírito de Obi-Wan conta para Luke que ele deve enfrentar seu pai para se tornar um Mestre Jedi, revelando por fim que Leia é sua irmã gêmea.

Enquanto os Rebeldes atacam uma segunda Estrela da Morte, Luke confronta Vader ante a presença do Imperador Palpatine, que espera que o filho mate o pai e se torne seu novo discípulo.

Durante o duelo, Luke sucumbe à sua raiva e domina brutalmente Vader, mas consegue se controlar no último minuto.

Percebendo que está prestes a sofrer o destino de seu pai, ele poupa a vida de Vader e declara orgulhosamente sua lealdade aos Jedi.

Um furioso Palpatine tenta então matar Luke, uma visão que faz com que Vader se recomponha e elimine seu mestre, sofrendo ferimentos mortais no processo.

Redimido, Anakin Skywalker morre nos braços de seu filho.

Luke torna-se definitivamente um Jedi, enquanto os Rebeldes destroem a estação espacial e, com ela, o Império.




No comments:

Post a Comment