Friday, November 11, 2016

RIO WEEKEND (11 a 13 de Novembro)

UMA VIDA BOA
(Teatro Solar de Botafogo - Rua General Polidoro 180)
Sábado e Segunda, 21 horas
Domingo 20 horas
R$40 reais
No fim de 1993, dois ex-presidiários promoveram uma matança dentro de uma casa no sudeste do estado americano de Nebraska. Mais do que os assassinatos em si, a revelação da identidade de uma das vítimas deixou perplexos os moradores da região: Brandon Teena, jovem de 21 anos que, pelo jeito e pela aparência, todos julgavam ser um rapaz, descobriu-se mais tarde, havia nascido mulher. O crime de ódio, um dos mais famosos dos Estados Unidos, rendeu assunto para um filme e uma peça. No cinema, o longa Meninos Não Choram, de 1999, deu o Oscar à atriz Hilary Swank, por seu desempenho no papel principal. Uma Vida Boa é a primeira montagem teatral brasileira diretamente inspirada no episódio. No texto de Rafael Primot, Brandon é apenas B (Amanda Vides Veras). Com seus cabelos curtos, roupas masculinas, jeito de homem e desejo por garotas, ele não provoca nenhuma desconfiança quanto a seu gênero de nascença. Recém-chegado a uma pequena cidade, apaixona-se perdidamente - e é correspondido - por L (Julianne Trevisol), jovem aspirante a cantora, e faz amizade com J (Daniel Chagas), sujeito abrutalhado, responsável pelo trágico desfecho da trama. A inventiva direção de Diogo Liberano parece querer espelhar a dualidade do protagonista: em contraste com o texto impregnado de realidade, a condução das cenas se revela mais evocativa, com amplo aproveitamento da belíssima iluminação de Daniela Sanchez. Julianne e Daniel entregam corretamente o que seus personagens demandam, mas deve-se destacar o trabalho de Amanda, tão minucioso quanto comovente.(VEJA RIO)
CAETANO APRESENTA TEREZA CRISTINA
11 e 12 de Novembro
Vivo Rio
Sucesso absoluto de público com sessões quase sempre esgotadas, o espetáculo Teresa Canta Cartola, em que a intérprete portelense exalta o poeta maior da Mangueira, cresceu. Devidamente registrado em CD e DVD, o show ganhou turnê ao lado de Caetano Veloso, que acompanha a cantora agora no palco do Vivo Rio, em duas noites. Sozinha, ela empresta a voz a clássicos como O Mundo É um Moinho, Alvorada e As Rosas Não Falam, e depois divide o palco com Caetano, que também tem momentos solo no espetáculo. Não perca. (Chico Marques)
RITA PORTO
10 a 13 de Novembro
Vinicius Bar
Enquanto prepara o lançamento do primeiro CD autoral, Rita Porto mescla sucessos da bossa nova de Tom Jobim ,Vinicius de Moraes, Cartola, Edu Lobo, Alcione, entre outros em uma curta temporada no tradicional bar de Ipanema. O repertório inclui canções como: Chega de Saudade, Água de Beber, Garota de Ipanema, Lobo Bobo, Eu Sei Que Vou Te Amar, Samba de Uma Nota Só, Lobo Bobo , Chega de Saudade, entre outras. A banda é formada por: Belloba (guitarra), Gelson Ribeiro (bateria), Zé Maria (sax) e Edson Souza (baixo).  Radicada no Brasil desde 2010, Rita Porto estreou profissionalmente como vocalista da banda portuguesa DRSAX no ano de 1999. A cantora é poliglota e é apaixonada pelo Brasil. (Chico Marques)
MIMO FESTIVAL 2016
11 a 13 de Novembro
em vários lugares
A edição 2016 do Mimo Festival no Rio de Janeiro tem 20 shows programados. A abertura acontece na sexta-feira, às 18h30, com a apresentação dos instrumentistas portugueses Mário Laginha e Pedro Burmester na Igreja da Candelária. Um dos destaques da data é o show do artista pernambucano Antonio Nóbrega (foto), que apresenta o espetáculo Um Recital para Ariano no espaço BNDES, às 19h. Os outros shows do dia são de Simone Mazzer com Alice Caymmi (19h, Palco Se Ligaê-Lago), do artista cabo-verdiano Mário Lúcio (20h, Praça Paris-Igreja do Rosário), dos brasileiros Guinga, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso (21h, Palco Se Ligaê-Lago) e da cantora colombiana Totó La Momposina (22h30, Praça Paris).
No segundo dia, sábado 12, o Trio Capitu, que se apresenta às 11h na Igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares é a primeira atração do Mimo Festival no Rio de Janeiro. O cantor e compositor João Bosco (foto) e o bandolinista Hamilton de Holanda, que se apresentam juntos às 21h no palco Se Ligaê-Lago, fazem um dos grandes espetáculos da programação do dia. As demais atrações são Docontra, artista que recebeu o prêmio Mimo Instrumenta Docontra (16h, Igreja de São Francisco da Penitência), Banda Zil (17h, Palco Se Ligaê-Lago), o trio Pablo Lapidusas International (19h, Praça Paris), Jards Macalé em apresentação conjunta com Otto (19h, Palco Se Ligaê-Lago), o grupo Bixiga 70 (20h, Praça Paris) e Pat Thomas & Kwashibu Area Band, de Gana (22h30, Praça Paris).
No terceiro dia, domingo 12, a flautista parisiense Odette Ernest Dias, em duo com o vibrafonista Lourenço Vasconcelos, apresenta-se às 11h na Igreja da Irmandade da Santa Cruz dos Militares. Um dos destaques da programação do domingo é o show de Ney Matogrosso (foto), às 20h30, na Praça Paris. Também se apresentam a cantora, compositora e atriz brasileira Fortuna (16h, Igreja do Outeiro da Glória), o duo de jazz étnico e eletrônico gaúcho CCOMA (17h, Palco Se Ligaê-Lago), a dupla francesa formada pelo pianista Jacky Terrason com o trompetista Stéphane Belmondo (18h, Praça Paris) e os artistas Chico César, do Brasil, e Miguel Araujo, de Portugal (19h, Palco Se Ligaê-Lago). Programaço imperdível. (Chico Marques)
ELBA RAMALHO
13 de Novembro
Imperator
Elba está acostumada a cantar para multidões. Mas dessa vez ela reslveu fazer um show intimista, só para variar. Preparem-se para ouvir grandes sucessos como Aconchego, Bate Coração e Banho de Cheiro com novas roupagens. O nome do show é Eletro Acústico, e parece muito interessante. Vale arriscar. (Chico Marques)



No comments:

Post a Comment