Tuesday, May 12, 2015

"À SOMBRA DO PECADO": DIVERSÃO GARANTIDA OU SUA HERANÇA DE VOLTA (Quarta, 13, Cineclube Pagu)

por Chico Marques


Dizia-se nos Anos 60 e 70 que existem dois tipos de apreciadores do cinema inglês: os que gostam de Dirk Bogarde (1921/1999), e os que não tem a menor paciência com ele. 

Mesmo que você faça parte da segunda categoria, não deixe de assistir "À Sombra do Pecado (Cast A Dark Shadow)", cartaz desta quarta do Cineclube Pagu.

Neste filme, o maior defeito de Bogarde como ator -- sua incapacidade quase atávica em situar seu padrão de interpretação nas épocas em que seus filmes foram rodados, soando quase sempre caricato -- acaba contando pontos a seu favor, pois ele interpreta um sedutor de mulheres supostamente endinheiradas mais velhas do que ele, e o encanto que ele desperta nelas vem justamente desse seu jeitão "outdated", incompatível com sua idade.

Bogarde faz um esperto e frio caçador de fortunas que se casa com uma viúva (Mona Washbourne) para tomar dela seu dinheiro. Simula sua morte acidental com perfeição, e, na hora de abrir seu testamento, descobre que ela não era rica com havia imaginado a princípio. Daí, tenta o golpe novamente com (Margaret Lockwood), que, desconfiada, opta com casar-se com regime de separação de bens.

Esse é só o início desta trama hitchcockiana dirigida por Lewis Gilbert em 1955, que foi um grande sucesso de bilheteria na época, e que é tido hoje, depois de algumas reavaliações, como um pequeno clássico do Cinema Inglês.
Em termos históricos, vale ressaltar que este foi o filme derradeiro de Margaret Lockwood, uma atriz linda, adorável e extremamente talentosa. 

Grande estrela nos Anos 1930 e 1940, a carreira de Margaret estava começando a entrar em uma espiral descendente em meados dos 1950, quando optou por mudar de mala e cuia para a TV inglesa e para o Teatro, onde trabalhou em inúmeros projetos entre 1957 e 1974. 

E que bela despedida. Sua performance como Mrs Jeffreys, uma viúva apegada de forma doentia a seus bens, é simplesmente sensacional, além de extremamente verdadeira. Desnecessário dizer que ela não encontra a menor dificuldade em engolir Bogarde e seu personagem sem a menor piedade, roubando o filme inteiramente para ela.

Quanto ao diretor Lewis Gilbert, era um grande estilista que sempre dava um jeito de se adequar a qualquer projeto. Nunca teve uma postura autoral em seus filmes. Era um realizador de cinema à moda clássica. Consequentemente, nunca foi um queridinho da crítica, e pouco se importava com isso. Era, no entanto, muito bem quisto pelos produtores e pelos atores com quem trabalhava. Para ele, já estava de muito bom tamanho.
E... é isso. 

Não deixem de assistir "À Sombra do Pecado (Cast A Dark Shadow)", cartaz desta quarta, 19 horas, no Cineclube Pagu.

Diversão garantida, ou sua herança de volta.


À SOMBRA DO PECADO
(Cast A Dark Shadow)
(1955 - P&B - 82 minutos)

Direção
Lewis Gilbert

Elenco
Dirk Bogarde
Margaret Westwood
Key Walsh
Kathleen Harrison
Mona Washbourne
Robert Flemyng

Quarta - 13 de Maio - 19 horas
OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036


No comments:

Post a Comment