Saturday, May 30, 2015

NESTE DOMINGO, CLINT EASTWOOD COMPLETA 85 ANOS, ATIVO E EM FORMA


por Chico Marques


Quem diria que o pistoleiro inexpressivo dos anos 1960, que deu lugar ao cowboy do alfalto Dirty Harry dos anos 1970, para revelar-se um diretor de cinema de primeiro time nos anos 1980, e, finalmente, transformar-se num ator denso por volta dos anos 1990, conseguiria chegar até 2015 tão bem.

Pois chegou. Clint Eastwood não sossega como produtor e diretor de cinema, e segue abraçando um projeto após o outro. Vários desses projetos são a cara dele. Outros, nem tanto. E alguns, de tão incomuns, até surpreendem quando nos damos conta do nome dele nos créditos como diretor e produtor. 

Escolhemos para hoje 5 filmes absolutamente ímpares na carreira de Clint Eastwood como diretor. 

Em comum entre eles, apenas o fato de estarem todos disponíveis nas estantes da Paradiso Videolocadora.

MEIA NOITE NO JARDIM DO BEM E DO MAL
(Midnight In the Garden Of Good And Evil, 1997, John Cusack, Kevin Spacey, Jude Law)
Um jovem escritor de Nova York (Cusack) é enviado para a cidade de Savannah, no Extremo Sul da Louisiana, para fazer uma matéria sobre uma festa de natal patrocinada por um milionário homossexual bastante excêntrico da região (Spacey). No meio da festa, no entanto, o milionário atira e mata seu amante (Law). Alegando legítima defesa, ele confia em seus amigos do júri e em seu papel importante na sociedade de Savannah para se livrar da prisão. Entre falsos moralismos e conveniências sociais, o realismo mágico da região acaba interferindo na história que o jornalista está escrevendo. Clint é apaixonado por jazz e pela herança cultural do Sul dos Estados Unidos, mas ninguém imaginava que esse fascínio chegasse a tanto. Um filme envolvente e surpreendente. 
Em DVD (155 minutos) 

AS PONTES DE MADISON
(The Bridges Of Madison County, 1998, Clint Eastwood, Meryl Streep)
Um fotógrafo experiente da National Geographic Magazine e uma típica dona-de-casa do Iowa estão vivendo momentos-limite em suas vidas. De repente, sem mais nem menos, descobrem o amor de forma intensa e arrebatadora, num romance que dura exatos quatro dias. Um filme terno e magnífico. Primeiro, por unir atores tão díspares e aparentemente incombináveis quanto Clint e Meryl, que, curiosamente, funcionam extremamente bem juntos. Segundo, por ter sido rodado na sequência da narrativa, para poder trabalhar mais intensamente o envolvimento dos atores com seus personagens ao longo da trama -- um procedimento extremamente incomum, que encarece muito a produção de um filme, mas que Clint queria experimentar ao menos uma vez em sua carreira. Um belíssimo filme, baseado num premiado romance de Robert James Waller que inicia uma trilogia que foi muito bem recebida por crítica e público. 
Em DVD (135 minutos)
UM AGENTE NA CORDA BAMBA
(Tightrope, 1984, Clint Eastwood, Geneviève Bujold)
Um serial killer está a solta cometendo crimes no French Quarter em Nova Orleans. Para investigar os crimes, é designado um detetive que -- ao contrário do que demonstra em sua vida familiar -- tem dificuldades em lidar com suas intensas obsessões sexuais -- que se por um lado facilitam sua aproximação ao universo do assassino, por outro o colocam em xeque no seu dia a dia como pai de dois filhos. Um thriller de destaque entre os muitos que Clint dirigiu e(ou) protagonizou, com uma carga de sexualidade até então inédita em seus filmes. 
Em DVD (126 minutos)
UM PROFISSIONAL EM PERIGO
(The Rookie, 1990, Clint Eastwood, Charlie Sheen, Raul Julia, Sonia Braga)
A premissa é meio estranha: um policial veterano recebe um policial novato como parceiro e os dois embarcam numa caça a um bandidaço alemão (Raul Julia) e sua auxiliar torturadora com jeitão de dominatrix (Sonia Braga, então namorada de Clint). O contraponto entre o estilo "old school" de Clint e o treinamento mais técnico de Sheen pontua boa parte da trama, que segue por rumos pouco comuns aos thrillers habituais de Eastwood. E a cena em que Clint é estuprado por Braga merece figurar na história do cinema, por sua ousadia. 
Apenas em VHS (120 minutos)
CORAÇÃO DE CAÇADOR
(White Hunter Black Heart, 1990, Clint Eastwood, Marisa Berenson)
Baseado nos acontecimentos por trás das filmagens de "Uma Aventura Na África" (1954), filme clássico de John Huston com Humphrey Bogart e Katharine Hepburn. Eastwood faz Huston, que, enquanto roda um filme no Congo, fica completamente obcecado com a ideia de embarcar numa caça a elefantes. Então, de uma hora para outra, abandona a equipe de produção e o cronograma de filmagens para embarcar em um Safari. Um mergulho profundo na alma sombria de um grande artista e, de quebra, uma aula de cinema. Certamente, o melhor filme da carreira de Clint Eastwood, tanto como ator quanto como diretor. 
Apenas em VHS (112 minutos)

Rua Nabuco de Araújo, 60,
Boqueirão - Santos SP
(13) 3235-8135

Delivery de DVDs e Blu-Rays
de Segunda a Sexta
das 19 às 21 horas 



No comments:

Post a Comment