Friday, May 29, 2015

CLÁSSICOS CINEMARK TRAZ ESTA SEMANA "12 HOMENS E UMA SENTENÇA". NÃO PERCA.

por Chico Marques


Um jovem porto-riquenho é acusado de matar o próprio pai, e vai a julgamento. 

Doze jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu não deve ser considerado culpado, a não ser que a culpa seja inequívoca. 

Onze dos jurados, cada um com sua convicção, votam pela condenação. 

Mas o Jurado Mr. Davis, interpretado por Henry Fonda, duvida da culpa do jovem.

Enquanto tenta convencer os outros a repensarem suas sentenças, as psiqués conturbadas de cada um dos jurados começam a vir à tona, e o calor intenso do Verão Novaiorquino só piora a situação.

Essa é a trama de "12 Homens e Uma Sentença", drama clássico de 1957, dirigido pelo então estreante Sidney Lumet (1924/2011), com roteiro de Reginald Rose adaptado de um teleteatro criado para a CBS-TV pelos próprios dois. 
Com toda a ação acontecendo numa única locação -- a sala de reuniões de jurados de um Tribunal --, "12 Homens e Uma Sentença" foi realizado em Preto e Branco com um orçamento muito baixo na época.

Detalhe: quem produziu o filme foi o próprio Henry Fonda, que ficou encantado com o texto e quis, a todo custo, fazer o papel principal. 

Não foi um grande sucesso de bilheteria, mas ajudou a começar a estabelecer no final dos Anos 1950 o Cinema de Nova York, em contraponto ao cinema produzido em Hollywood.

No início, o Cinema de Nova York ganhou força com com trabalhos levemente autorais de diretores vindos da TV, como Sidney Lumet, Arthur Penn, John Frankenheimer.

Mais adiante, esse cinema autoral novaiorquino se desenvolveu e ficou extremamente autoral, através dos filmes de John Cassavetes, Woody Allen, John Avildsen e muitos outros.
 "12 Homens e Uma Sentença" é um dos filmes mais emblemáticos de sua época.

Primeiro, pela reaproximação entre cinema e teatro, justo num momento em que o Cinema de Hollywood tentava se desgarrar do teatro em busca de um naturalismo narrativo iminentemente cinematográfico.

Segundo, pela impressionante economia de recursos, mostrando a Hollywood que é perfeitamente viável reunir um elenco de grandes atores numa produção modesta e conseguir que eles rendam bem.

E terceiro, pelo toque de mestre de Sidney Lumet, tanto como diretor de atores quanto como autor cinematográfico.

É o primeiro filme de uma obra cinematográfica extensa e irregular, que segue sendo reavaliada pela crítica e público, quase sempre surpreendendo por suas qualidades ou por suas ousadias.
"Twelve Angry Men" foi refilmado para a TV em 1997 por William Friedkin, com Jack Lemmon e George C. Scott nos papéis principais, com ótimos resultados.

Mas não adianta: esta versão original permanece imbatível.

12 HOMENS E UMA SENTENÇA
Twelve Angry Men
(1957 - 96 minutos)

Direção
Sidney Lumet

Roteiro
Reginald Rose

Produção
Henry Fonda
Reginald Rose

Elenco
Henry Fonda
Martin Balsam
Jack Klugman
Lee J. Cobb
John Fiedler
Jack Warden
E. G. Marshall
Ed Binnis
Joseph Sweeney
  Ed Begley
Robert Webber
James Kelly
Billy Nelson


Em cartaz no Cinemark Praiamar Shopping
Sábado (30 de Maio) às 23.00hs
Domingo (31 de Maio) às 11.40hs
Quarta (3 de Junho) às 20.20hs



No comments:

Post a Comment