Saturday, May 9, 2015

DEZ FILMES SOBRE MÃES PARA VER NO DIA DAS MÃES


Relações entre Mães e Filhos sempre foram um prato cheio para psicanalistas e para roteiristas de cinema. 

Até porque filmes sobre Mães e Filhos nunca deixaram de ter uma ótima acolhida de público, motivo pelo qual existem centenas deles disponíveis no mercado.

A pretexto do Dia das Mães, selecionamos para hoje dez filmes absolutamente distintos um do outro, que passeiam por esse universo temático das mais diversas e curiosas formas possíveis. 

Em comum entre eles, apenas o fato de estarem todos disponíveis nas estantes da Paradiso Videolocadora.

TUDO SOBRE MINHA MÃE
(Todo Sobre Mi Madre, 2003, Pedro Almodóvar)
Esteban completa 17 anos. Para comemorar, Manuela (Cecilia Roth), sua mãe, o leva ao teatro para ver uma montagem de "Um Bonde Chamado Desejo". Enquanto esperam um autógrafo da atriz que interpreta Blanche Dubois, Huma Rojo (Marisa Paredes), Manuela confessa emocionada a Esteban que interpretara esse mesmo papel 20 anos atrás, junto com o pai dele, que Estaban nunca conheceu. Manuela promete contar a Esteban tudo sobre seu pai, mas um acontecimento inesperado a impede. Desse dia em diante, Manuela guarda um caderno de seu filho, com anotações para um história intitulada "Tudo Sobre Minha Mãe", e promete a si mesma localizar seu pai, que se chama também Esteban, mas desde que se tornou travesti passou a usar o nome Lola. Penelope Cruz brilha de forma intensa como a jovem freira que contraiu AIDS de Esteban/Lola. Talvez o maior filme de Pedro Almodóvar.
Em DVD (105 minutos)

MINHAS MÃES E MEU PAI
(The Kids Are Alright, 2011, Lisa Cholodenko)
Nic (Annette Bening) e Jules (Julianne Moore) são casadas e dividem um harmonioso lar na Califórnia com seus filhos adolescentes Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson). Antes de Joni entrar para a Universidade, Laser pede ajuda para encontrar o pai biológico deles, já que os dois jovens foram concebidos por inseminação artificial. Ela, indo contra a vontade de suas mães, entra em contato com o pai (Mark Ruffalo). Os jovens logo se identificam e criam laços com ele. Na medida que o pai começa a fazer parte da vida de todos, um novo e inesperado capítulo se inicia para esta família inusitada e nada convencional. 
Em DVD (104 minutos)

ED E SUA MÃE MORTA
(Ed & His Dead Mother, 1992, Jonathan Wacks)
 A mãe de Ed (Steve Buschemi) morreu há um ano e ele ainda está inconsolável. Um belo dia, bate à sua porta um vendedor (John Glover) que promete resolver qualquer problema. Ed diz a ele que tudo o que quer é sua mãe de volta. Para sua surpresa, ela retorna à vida. No entanto, a velhinha volta bem diferente, cheia de hábitos estranhos, como, por exemplo, dormir na geladeira. Comédia de humor negro impecável, que não deve agradar à maioria das mães, já que elas normalmente não gostam de humor negro, ainda mais na proximidade do Dia das Mães. Mas não custa tentar. 
Em DVD (90 minutos)

MILDRED PIERCE
(Mildred Pierce, 2012, Todd Haynes)
Mildred (Kate Winslet) é uma mãe abnegada que, durante a Grande Depressão, deixa seu marido e segue para Glendale, California, com um casal de filhos a tiracolo e, a duras penas, monta um restaurante modesto. Se apaixona novamente e tenta a todo custo conquistar o amor de sua filha Veda (Evan Rachel Wood) que mede forças com ela sistematicamente. Minissérie em 5 capítulos para a HBO que segue fielmente o romance de James Cain em que se baseia, e não o filme clássico de Michael Curtiz com Joan Crawford rodado em 1945, que inspirou Gilberto Braga ao criar as personagens de Regina Duarte e Glória Pires na novela Vale Tudo, da TV Globo. Empreitada heróica e extremamente bem sucedida do diretor canadense Todd Haynes, de Não Estou Lá
Em DVD (336 minutos)

MINHA MÃE É UMA VIAGEM
(The Guilt Trip, 2013, Anne Fletcher)
O plano de uma rápida visita à sua casa toma um rumo inesperado, quando, por impulso, Andy (Seth Rogen) convida sua mãe, Joyce (Barbra Streisand), para uma viagem de 8 dias e quase 5 mil kilometros pelo país. Quanto mais longe vão, mais brigam, e mais próximos ficam. Pouco a pouco descobrem que são mais parecidos do que jamais sonharam ser. Rogen está muito bem. Já Barbra está perfeita. Seu timing para comédia é absolutamente impecável. Diversão garantida. 
Em DVD (95 minutos)

FELIZ QUE MINHA MÃE ESTEJA VIVA
(Je Suis Heureux Que Ma Mére Soit Vivante, 2001, Claude & Nathan Miller)
Desde que soube que era adotado, aos 7 anos de idade, Thomas (Vincent Rottiers) sempre procurou por Julie (Sophie Cattani), sua mãe biológica. Quando finalmente a encontra, aos 20 anos, ele volta aos braços da mulher que o abandonou aos 4 anos de idade e passa a viver com ela uma vida secreta, que seus pais adotivos desconhecem por completo. Um drama espetacular, e uma experiência única na história do Cinema Francês, com pai e filho dividindo a direção de um filme. 
Em DVD (90 minutos)

MAMÃE É DE MORTE
(Serial Mom, 1994, John Waters)
Beverly Sutphin (Kathleen Turner) tem o biotipo da mãe perfeita. No entanto, ela cultiva uma estranha obsessão: nada e ninguém podem afetar a harmonia do seu lar, e para manter tudo em ordem ela não hesita em matar todos os que conspiram contra isso. Após uma série de assassinatos engraçadíssimos, ela é levada a julgamento e acusada de ser uma serial killer. E acredite, isso é apenas metade dessa trama divertidíssima de John Waters, que traz Kathleen em seu último trabalho antes de embagulhar de forma irreversível. 
Em DVD (95 minutos)

SONATA DE OUTONO
(Autumn Sonata, 1978, Ingmar Bergman)
Depois de abandonar sua família para seguir carreira como pianista concertista, uma mãe (Ingrid Bergman) tenta uma reconciliação com sua filha mais velha (Liv Ullman) numa noite de revelações extremamente dolorosas. Um mergulho profundo no universo feminino e no que pode haver de mais complexo nas relações humanas. Obra de mestre do gigante Ingmar Bergman, um de seus filmes mais teatrais, reunindo pela primeira e única vez duas deusas absolutas do cinema sueco: Ingrid e Liv. 
Em DVD (106 minutos)

CONTOS DE NOVA YORK
(New York Stories, 1989, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Woody Allen)
Apesar da primeira história, Life Lessons, de Martin Scorsese e Richard Price, com Nick Nolte fazendo o atormentado pintor abstrato Lionel Dobie, ser o ponto alto do filme, e da segunda história, Life Without Zoe, de Francis Ford Coppola, ser absolutamente mágica e encantadora, o que nos interessa aqui é a terceira, Oedipus Wrecks, de Woody Allen. Allen faz um advogado que, para crescer na profissão, tenta a todo custo esconder sua ascendência judaica, até reduzindo seu nome Sheldon Millstein para Sheldon Mills. Sua noiva (Mia Farrow) não conta com a simpatia de sua mãe, uma yiddishe momme insuportável. Um belo dia, durante o show de um Mágico, a mãe de Sheldon desaparece misteriosamente num truque de ilusionismo, o que traz um alívio enorme a ele. Mas esse alívio dura pouco, pois sua mãe ressurge gigantesca nos céus de Nova York seguindo-o por todos os cantos, expondo-o ao ridículo constante, até que ele deixe de negar suas origens e sucumba a sua herança cultural judaica. Uma idéia genial, que cai como uma pluma num filme de meia hora de duração. 
Em DVD (119 minutos)

MÃE É MÃE
(Mother, 2000, Albert Brooks)
Depois de passar pelo segundo divórcio, um escritor de ficção cientifica (Albert Brooks) que vive em Los Angeles, resolve morar uns tempos na casa de sua mãe (Debbie Reynolds), uma viúva independente que vive sozinha em Orange County, nos arredores de San Francisco. Ela o recebe bem, mas aos poucos percebe que ele, na verdade, busca respostas existenciais para várias questões mais complexas , que ele acredita serem decorrentes de seu complicado relacionamento com a mãe. Aos poucos, começa a descobrir facetas de sua mãe que desconhecia por completo. Comédia notável de Albert Brooks, que brilha tanto como diretor e roteirista quanto como ator principal. Já a pequena Debbie está simplesmente magnífica, retornando ao cinema depois de uma longa ausência num papel à altura de seu imenso talento. 
Disponível apenas em VHS 
Nunca lançado em DVD no Brasil
 (92 minutos)


O endereço da VideoParadiso é
Rua Nabuco de Araújo, 60,
Boqueirão - Santos SP
(13) 3235-8135
Delivery de DVDs e Blu-Rays
de Segunda a Sexta
das 19 às 21 horas 

No comments:

Post a Comment