Monday, May 25, 2015

OITO VEZES ALEC GUINNESS NUMA COMÉDIA GENIAL (Cineclube Pagu, Quarta, 19 horas)


por Chico Marques


AS OITO VÍTIMAS é um exemplo clássico do que o Cinema Britânico dos Anos 1940 e 1950 tem de melhor, combinando doses discretas de humor negro com enredos rocambolescos divertidíssimos.

Tudo começa com Louis (Dennis Price) escrevendo suas memórias na véspera de seu próprio enforcamento. Em um longo flashback, narrado em off, ele repassa sua vida e revela os fatos que o levaram à situação terrível em que se encontra. 

Sua mãe, de origem aristocrática, parente do Duke de D’Ascoyne, cometera o desatino de fugir de casa para se casar com um cantor de ópera. Consequentemente, foi deserdada. Quando ficou viúva, tentou ser recebida novamente pela família. Mas sua família a ignorou. E quando ela morreu, nem sequer permitiram que ela fosse enterrada no Mausoléu da Família.

Pois Louis decide vingar sua mãe, matando um por um dos 8 herdeiros que estão na sua frente na linha de sucessão, para assim recuperar seu título de Nobreza.

Dirigido por Robert Hamer, AS OITO VÍTIMAS aposta em um humor inteligente, intrigante e imprevisível, a partir de um roteiro cheio de reviravoltas e assassinatos muito peculiares, que vem sempre acompanhados por comentários sarcásticos de Louis sobre suas vítimas.

Um filme delicioso. Não deixe de ver.
Curiosidade #1: Alec Guinness interpretou nada menos do que 8 papéis diferentes, cada um com um detalhe diferente e especial. E a cena em que seis integrantes da família D'Ascoyne são vistos juntos levou 2 dias para ser rodada, já que Alec Guinness interpreta todos os seis.

Curiosidade #2: No castelo do Duque pode ser vista uma pintura de um dos ancestrais do personagem. Foi o próprio Alec Guinness quem posou para este quadro.

Curiosidade #3: O título original é uma referência a um poema de Alfred Lord Tennyson, chamado "Lady Clara Vere de Vere" e publicado em 1842. O trecho do poema era: "Kind hearts are more than coronets, and simples faith than Norman blood".

AS OITO VÍTIMAS
Kind Hearts and Coronets
(1949 - 106 minutos)


Direção
Robert Hamer

Elenco:
Dennis Price
Joan Greenwood
Valerie Hobson
Alec Guinness
Alec Guinness
Alec Guinness
Alec Guinness
Alec Guinness
Alec Guinness
Alec Guinness
Alec Guinness

Quarta - 25 de Maio - 19 horas
OFICINA CULTURAL PAGU
Rua Espírito Santo, 17 
quase esquina com Av. Ana Costa
Campo Grande, Santos SP 
Telefone:(13) 3219-2036

No comments:

Post a Comment