Sunday, May 3, 2015

"UM FIM DE SEMANA EM PARIS" ENTRETENIMENTO ADULTO DE PRIMEIRA


por Carlos Cirne
publicado originalmente em COLUNAS E NOTAS



Nada como um bom texto inglês – de Hanif Kureishi (indicado ao Oscar por “My Beatiful Laundrette”, 1985) -, dirigido por um sul-africano com alma britânica - Roger Michell, diretor, entre outros, de “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999), “Uma Manhã Gloriosa” (2010) e “Um Final de Semana em Hyde Park” (2012) – para nos restabelecer a fé nas comédias românticas. Será?

Sim, porque “Um Fim de Semana em Paris” é tudo, menos uma comédia romântica. Ri-se pouco – ou britanicamente, eu diria - e o romance passa quase à deriva. Mas o filme é sim um excelente retrato de uma relação que apesar do desgaste, ainda tem muito que valha a pena. E isso apesar dos envolvidos.
Ela, Meg (Lindsay Duncan), é uma mulher amarga e autocentrada, com repentes de ousadia descabida que vive, basicamente, para tornar os dias de seu marido, Nick (Jim Broadbent), insípidos e infelizes. Na verdade, infelizes não, simplesmente sem graça.

Já Nick também não faz muito para que a apatia não se abata sobre eles. Não gosta muito do que faz – é um respeitado, porém aposentado compulsoriamente, professor universitário – mas o faz assim mesmo. E mesmo seus avanços sensuais para cima de Meg soam puramente protocolares.
Eles resolvem refazer sua viagem de lua de mel a Paris, e se hospedar no mesmo pequeno e romântico hotel que, é claro, atualmente só se revela pequeno. A aura de romantismo foi pelo ralo. Sem perspectivas, partem de táxi pelas ruas de Paris, até que se deparam com outro hotel, bem melhor localizado e obviamente muitíssimo mais caro. Mas - tudo pelo romance -, conseguem uma das melhores suítes do local e resolvem desfrutar a vida, por alguns dias.

Partindo para as ruas da cidade, vão explorando restaurantes – num tour muito divertido, escolhendo o local pela quantidade de fregueses, aparência, menu, etc. – até que se deparam com um antigo colega de Nick, Morgan (Jeff Goldblum), que acabará por interferir de maneira fundamental na história deste casal.
Numa análise crua e cartesiana – até onde um roteiro de ficção, em Paris, sobre um casal de meia idade permite – da desgastada relação entre Meg e Nick, além da interferência de filhos e amigos, 

"Um Fim de Semana em Paris” consegue, mesmo assim, encantar ao público, graças às impecáveis interpretações do elenco – principalmente de Jim Broadbent, precioso como sempre – as deslumbrantes locações em Paris e a uma sensacional (ainda que discreta) trilha sonora jazzística, que permeia cada minuto do filme. 

Uma delícia. Se puder, não perca!


UM FIM DE SEMANA EM PARIS
Le Week-End 
(2013 - 93 minutos)

Direção
Roger Michell

Roteiro
Hanif Kureishi

Elenco
Lindsay Duncan
Jim Broadbent
Jeff Goldblum

Em cartaz no Cinespaço Shopping Miramar
com sessões às 13h40, 15h30, 17h20 e 20h50




No comments:

Post a Comment